A melhor resposta 20 NOV 2017

Olá Mari!
Os termos Psicopata, Sociopata, Anti-social, Transtorno de Conduta, Delinqüência, Borderline estão constantemente sendo revistos pelos estudiosos da área de saúde mental. Há um enorme interesse por estes temas, principalmente pelos fenômenos de agressividade e violência de ações terroristas assistidas ultimamente. O potencial de destrutividade que caracteriza a conduta dessas pessoas, é estarrecedor. Seriam todos eles psicopatas? Muito difícil responder.
Os desvios de atitude, que entram em conflito com os padrões sociais normais da vida, são Transtornos da Linhagem Sociopática (tanto o sociopata quanto o borderline podem ser encontrados dentro deste grupo).
Algumas considerações: A máxima do psicopata é: “Os outros estão aí para serem explorados”, e a arma é o ataque. Já a máxima do borderline é: “Não me abandone”, porém em caso de abandono, a arma é o ataque também. Um dos pontos marcantes do borderline é a oscilação de humor, quando ele tem suas vontades feitas e aceitas, vai tudo bem, porém, quando contrariado ou se sentindo abandonado, ele chega a se parecer com o psicopata. Já este último não passa pelas oscilações.
De forma muito resumida, é mais ou menos isso.
Um abraço!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo

45 respostas

21 NOV 2017

Oi Mari, interessante sua pergunta. A psicologia e a psiquiatria estão sempre em evolução. Não se usa mais a terminologia sociopatia, pois tanto a sociopatia quanto a psicopatia estão condensadas no Transtorno de Personalidade Antissocial. Resumidamente são indivíduos que não tem empatia pelos outros, que não se importam com Leis e regras, apenas em obter o que querem, podem ser agressivos e violentos, são manipuladores, etc. O Transtorno de Personalidade Borderline também é um transtorno de personalidade, por isso não é possível, neste caso, o indivíduo ter os dois diagnósticos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 NOV 2017

Olá Mari!
Não! Uma pessoa sociopata não pode ter comorbidade com o transtorno de personalidade borderline por se tratar de estruturas de personalidade diferente. O que ocorrer e até mesmo confunde com o borderline, é que por se tratar de uma personalidade limítrofe ela fica no limite entre a neurose e psicose apresentando sintomas mistos de ambas estruturas de personalidade.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo