Há possibilidade de eu ser sociopata?

Feita por >Erta · 27 ago 2023 Abordagem psicológica

iniciei um estudo sobre psicologia e optei por explorar a sociopatia e a psicologia e vendo as características apercebi-me de que tenho quase todas elas, como a falta de empatia, o facto de eu ser uma pessoa muito narcisista (tenho o ego bastante alto, eu só me importo comigo e só me "vejo" a mim), ser uma pessoa muito impulsiva, por vezes muito agressiva (principalmente se estiver com raiva), fico muito irritada facilmente (tenho 0 paciência), faço tudo para conseguir as coisas para meu beneficio e não me importo de mentir para obter o que quero, não sinto culpa, não tenho relacionamentos duradouros, por vezes crio uma personalidade para ser mais fácil adaptar-me com uma pessoa, apenas me preocupo verdadeiramente com 4 ou 5 pessoas e das restantes eu sinto um desprezo enorme outras coisas...
Eu não sei se isto influencia mas eu gosto bastante de matar animais pequenos e abrir os corpos, já fiz com peixes e insetos mas gostaria muito de experimentar em animais diferentes como um coelho. Também me vem a pergunta de "estaria disposta a matar alguém?" e a resposta é "sim" e principalmente se eu estiver com muita raiva. Apenas não ou faço ou fiz porque tenho medo das consequências como ficar presa..
Eu julgo que tenho um problema pois eu auto mutilo-me mas não o faço pq estou triste comigo mesma, mas sim porque cortar-me é a única forma de me acalmar se eu ficar com raiva de alguma situação, para além de me sentir muito confortável com o sangue a cair das minhas mãos, braços e de me sentir aliviada por ter sido eu a realizar o corte. Não consigo explicar bem.
Um detalhe rápido é que desde pequena ate agora nunca tive uma "infância" boa.

Talvez tenha outro tipo de problema pois tirando isso tudo eu sou uma pessoa extrovertida e divertida pelo o que as pessoas dizem, e também sou muito irrequieta e por vezes gosto da companhia dos meus amigos pois sinto que me divirto de verdade, tenho 21 anos.

A melhor resposta 28 AGO 2023

Olá Erta! Obrigado por escrever. As nossas doenças e saúdes mentais, nunca aparecem de forma pura e definitiva. Dificilmente um sociopata colocaria essa questão dessa forma. Não está no perfil usual da sociopatia cortar a si mesmo. É preciso tomar enorme cuidado com diagnósticos em saúde mental, imagine para auto diagnóstico. Você escreveu aqui porque está colocando algo que acha estranho em si mesma, porque quer esclarecer dúvida. Será importante você se conhecer melhor, entender melhor a natureza humana, sua interface com a convivência coletiva. É infinitamente melhor conhecer pessoas do que diagnósticos.
Venha a um de nós, psicólogos, com mente aberta, muita persistência, regularidade e disciplina, para vivenciar assessoria científica em busca de auto conhecimento incluindo tuas possibilidades e potencialidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8612 respostas

29 AGO 2023

Erta,
Talvez isso não seja problema nenhum... talvez seja sintoma de um grande potencial de ação, sinais de uma profissional em medicina, cirurgias...
Não se preocupe com sociopatia, psicopatia e outros... nada é por acaso que manifestas isso, mas tem que se conhecer sim, para ter segurança de quem é, qual o teu propósito de vida.
Por isso, precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e entender todos estes sintomas.
Para a vida, nada é errado e nada é certo... tudo são oportunidades de saber, conhecer, expandir a consciência e se colocar de forma otimal a ti mesma diante da tua vida e da sociedade na qual estás inserida.
Não desperdice este potencial, mas não fica esperando porque tanto pode ser um potencial construtivo como destrutivo.
Isso, quem escolhe e quem decide é voce mesma.