Eu e meu namorado possivelmente nunca mais nos veremos

Feita por >zzlana · 16 set 2023 Abordagem psicológica

Tenho 20 anos (mulher) e meu namorado (23) vai embora do país. Nos conhecemos aqui no Brasil, faz + de 1 ano que estamos namorando, só que há alguns meses ele fechou um programa de intercâmbio e eu já sabia que ficaria 4 meses sem ele. Agora chegando próximo comecei a sentir um aperto no coração e a cair lágrimas escondido pensando que ficaria 4m sem sentir o abraço dele em volta de mim. Porém essa semana conversando ele deixou soltar que provavelmente vai tentar aproveitar pra ficar la, ou seja, morar. Isso desde então está me consumido todos os dias, não consigo mais dormir direito, sempre acordo sentindo tristeza por isso. Estudando (ocupando a mente) e quando me volta isso a mente fico super sensível e me dá vontade de chorar, porém logo me seguro e falo "não pensa nisso agora, volta a estudar". Fui a casa dele e tivemos uma conversa super profunda, disse o quanto me doía saber que provavelmente não estaria mais perto dele, não sentiria os abraços e beijos dele, não riríamos mais um do outro ou brincaríamos um com o outro. Disse também que não me imaginava me casando com outra pessoa no futuro (pois estamos numa fase de encaminhar a vida) e me doía saber que eu teria que me relacionar com outra pessoa caso a vida me levasse a conhecer outro alguém. Ele estava muito sensível também, e disse que estava tentando segurar toda a emoção pra aguentar esses dias ainda no Brasil. Isso é péssimo pois é o sonho dele morar lá fora, nem se importa em qual vai ser o trabalho no começo pós intercâmbio, só quer ir, e não quero o impedir de viver sonhos incríveis, mas me dói muito muito mesmo a possibilidade já citada. Obs: não tenho passaporte nem visto p ir junto, atualmente estudo para concurso público e acho que esse ano conseguirei passar (Ele inclusive falou para eu ir com ele, assim que possível). Tentei falarmos p ele ficar e a gente sempre estar indo viajar pra lá, mas quando é o sonho da pessoa, se não acontecer pode ser que a pessoa viva infeliz... Decidimos não terminar pois vai que ele volta ne... Mas só a possibilidade dele ficar e nunca mais o ver é dolorosa demais, pois apesar de ser pouca % de chance, ele já estando lá provavelmente fará de tudo pra ficar. Agora vivo meus dias com dor todos os dias da semana, o dia inteiro, até de madrugada, todo momento bom e legal que tento ter com ele me dói, é como se estivese me despedindo a todo momento, como se tivesse que aproveitar os abraços pra guardar a sensação do toque, o olho no olho mais intenso pra guardar os olhares pra quando não existir mais, o beijo... Não sei quando vou superar e como, mas atualmente tenho sentido uma dor de luto por alguém que nem se foi, que não sei se nessa situação pode ser considerado melhor ou pior... Texto escrito sob muitas lágrimas.

A melhor resposta 19 OUT 2023

Olá Zzlana.
Entenda que você não precisa ficar na posição de derrotada, você pode ficar na posição de "até logo", ou seja, ele vai para ficar 4 meses com a possibilidade de encontrar caminhos para ficar por lá. Não sofra por antecipação, se ele está com você e te convidou para ir com ele, é esta a percepção que precisa ter, de uma relação que não quer acabar, e não a percepção de um adeus. Tendo a percepção de uma relação bem construída entre os dois, vocês só precisam ajustar os interesses para que tudo se encaminhem para continuarem juntos. O fato de não ter passaporte não quer dizer que não possa conseguir isso, este é o menor dos problemas. Ele não está terminando com você, portanto, o foco é pensar em como vocês farão para permanecerem juntos, se é isto que querem, e não deixar ele ir embora simplesmente e sofrer.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 SET 2023

Olá Zzlana! Obrigado por escrever. Teu texto contém a resposta clara do quanto vocês dois, os dois, precisam ainda amadurecer. Nossa sociedade é complexa, a natureza humana é complexíssima, a cultura global é muito complexa. As pessoas precisam viver turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam vivenciar estudos sérios e consistentes, precisam vivenciar trabalho e/ou preparação sólida para o trabalho, praticar esportes coletivos de contato, contar com grupos de estudos, esportes, artes, cultura, serviços, comunitários, como prioritários, pelo menos até os vinte e cinco anos de idade, para que entendam melhor a cultura e a natureza humana. Até essa idade os namoros devem ser secundários, mais para amadurecer e conhecer mais de perto do que para dar continuidade. Pelo relatado, nem você, nem ele estão maduros para continuidade. Não é o lugar de viver que faz a pessoa, é a pessoa que abstrai o melhor possível do lugar. Quem vive todos os dias da semana com dores explicadas pela ausência de outra pessoa, ainda não assumiu as rédeas da autonomia.
Amadureçam!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

18 SET 2023

ZZIANA
Por mais que voce esteja apaixonada por ele, não encare a vida como um drama... o que tiver que ser, será. Não importa o lugar que ele vai e quanto tempo vai ficar... se ele for seu escolhido a vida se encarrega de reaproximar voces...
Mas precisa compreender que o objetivo de cada um não é namorar, casar, criar filhos, ser funcionária pública...
O objetivo principal é se realizar, pessoal e profissional; é superar seus conflitos, resolver suas carências, sua dependência.
Esta é uma tarefa indidividual, um desafio que se não resolvido, é desviado para outros.
Com isso quero dizer que voce tem o compromisso contigo mesma, de ser uma mulher de valor, dona da sua vida; precisa realizar seus sonhos e que neste momento, o melhor seja ficar a sós.
Pergunte-se: o que será que a vida quer te mostrar com isso?
Abraços

5817 respostas

17 SET 2023

Olá Zzlana, importante nesse momento você vivenciar o luto, deixar as emoções fluírem, pois como você relatou no texto, está sofrendo muito, está dolorido a partida dele. Pensa na possibilidade de iniciar a psicoterapia, vai. Te ajudar a entender esse momento que está vivenciando.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia