Uma pessoa com depressão pode se isolar apenas do relacionamento?

Feita por >AMANDA · 6 fev 2020 Terapia de casal

Eu namoro um rapaz a 8 meses. Desses 8 meses, cinco ele está lidando com depressão. Tudo comecou depois que ele foi demitido do trabalho. Fiquei por perto, incentivava a voltar para a terapia mas ele dizia que precisava arrumar um emprego para conseguir fazer a terapia. Dois meses depois ele arrumou um emprego, voltou pra terapia e eu achei que as coisas fossem dar uma melhorada, porém não. Ele começou a se isolar cada vez mais, me mantinha afastada, ficava dias sem me responder ou atender minhas ligações. Eu moro em outra cidade o que dificulta bastante a minha presença física, e ele começou a me proibir de ir até lá dizendo que não me receberia por não estar bem. Eu na intenção de ajudar acabei não forçando e tentando dar o espaço dele. Ficamos mais de 90 dias sem nos vermos. Depois de muito insistir consegui vê-lo uma vez e depois dessa vez ela parou de falar comigo completamente. Hoje fazem 40 dias que eu ele não me responde. Eu sei que ele tá "bem" pq ele posta coisas nas redes sociais, mas não me responde. Infelizmente toda essa situação também está me afetando pois estou passando por uma fase ruim na minha vida também. Me magoa muito vê-lo compartilhando meme no Facebook e 40 dias sem me responder. Eu me sinto, me sinto culpada, fico imaginando que foi algo que eu fiz ou falei na última vez que nos vimos e isso só me deixa pior. Não sei mais o que fazer. Todo mundo diz que eu deveria terminar pq afina eu já não tenho um relacionamento mais, mas eu não quero terminar, gosto muito dele e sei que essa fase complicada, mas não sei mais como agir. Tenho vontade de ir até a casa dele sem avisar mas tenho medo de ser invasiva e isso levar ao nosso término de vez. Eu tento ser paciente e compreensiva mas é muito difícil se relacionar com alguém que vc viu uma vez em 5 meses e que não te responde a 40 dias. Tenho medo disso ser só cmg e não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 9 FEV 2020

Olá Amanda, tudo bem?
Realmente não tem como saber como a outra pessoa se sente, as vezes ele pode querer sim te preservar, ou talvez se afastar mas não sabe como. Mas e você? Você parou já para pensar em você? Porque mesmo com uma situação ruim que você esteja passando em sua vida você quer que ele fique ao seu lado, mesmo ele não ficando? Se estiver realmente muito confusa procure um psicólogo para você

Espero ter ajudado

Abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

7 FEV 2020

Amanda
Te pergunte: Porque precisa de uma pessoa assim? Qual a demanda interna tua que faz com que se dedique, se humilha e se condiciona a uma pessoa que não faz nada por merecer?
Porque esta motivação e inclinação ao sofrimento? Algo interno teu, uma pulsão te chama ao sofrimento. Precisa verificar e corrigir isso porque senão, a tendencia é sempre escolher situações e pessoas que te causem tristeza, frustração e dor.
O problema não é ele (por mais problemas que tenha) ... o problema é tu que não luta para ser verdadeiramente a Amanda!
Pense em ti, na tua vida, o que queres ser e aprenda ser feliz contigo mesma. Este é o primeiro passo.
Não veio aqui para namorar com um tipo de cara assim... veio aqui para se realizar, ser feliz, ser uma mulher de valor para ti mesma, que saiba garimpar coisas de real valor nas tuas relações e não se ligar a um cascalho.
Seja uma mulher que valha a pena, para ti mesma. E quando te admirar, te amar profundamente, as outras pessoas vão se aproximar de ti, os gomens vão se encantar por ti e correm atrás de ti.
Tu tem que apenas ser para ti mesma.
Se precisar, nesta busca, faça psicoterapia... é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer para si mesmo, tanto para sua condição de pessoa como para sua condição financeira.

5817 respostas

7 FEV 2020

Olá Amanda!. Grato por participar. Você está tentando agradar a partes opostas. Isso não é possível. Você se fixou em uma pessoa que não se fixou em você. De certa forma, tende a esvaziar a si mesma, para garantir um namoro que já não tem. Ocorre que esvaziada, não tem coisas a oferecer; logo o pretenso namorado, não encontrará atrativos. Dito de outro forma: claro que você tem atrativos, mas está direcionando energias de maneira errada. Para sermos gostados, o primeiro pré-requisito é que tenhamos uma energia boa, planos autônomos, inciativa própria. Temos que ser um centro independente de alegria, de realização. Resgate isso, namore a si mesma. resgatando o valor e a importância das qualidades que você tem. O dito namorado, não tem você como prioridade, mas você não pode abrir mão de ter a si mesma como prioridade. Desculpe-me a fala direta: a única maneira de sermos amados pelo outro é amar a nós mesmos. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Será interessante você poder aprofundar isso com a ajuda técnica de um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.