Uma amiga lesbica, tem como recuperar com essa situação?

Feita por >Tauancha · 18 set 2024 Orientação sexual

Eu tenho uma amiga lesbica e ela tem 23 anos de idade.
Quero saber se ela tem como recuperar com essa situação e ela é virgem

A melhor resposta ONTEM, 19 SET 2024

Olá, boa tarde

Vivemos em uma sociedade heteronormativa, o que significa que aprendemos a pensar que a única maneira de se relacionar é entre homens e mulheres, mas isso não é verdade. Existem muitas formas de amar e de vivenciar a sexualidade e os relacionamentos. Não escolhemos a nossa sexualidade, ela simplesmente acontece e não tem nada de errado em ser lésbica, portanto não é possível "recuperar". Pensar em recuperar, nesse sentido, é uma violência e pode ser muito prejudicial para a pessoa. Reprimir a sexualidade causa sofrimento e a coloca em risco. Não é preciso transar para saber qual é a orientação sexual, ela se atrai naturalmente por mulheres e deve ser respeitada. Se permitir viver a sexualidade é importante para que descubra o que faz sentido. Importante também refletir sobre preconceitos, adquirir informações, se conscientizar das opressões que a sociedade nos impõe, quais são os medos envolvidos e aprofundar o autoconhecimento para se livrar das amarras que possam estar impedindo de viver a sexualidade de forma livre e plena. Fico contente em saber que sua amiga tem consciência da sexualidade, desejo que ela possa experienciá-la e que possa também ser apoiada por vc e pelas pessoas que convive. Espero ter ajudado. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

237 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Acho que você deveria procurar terapia para se entender e saber pq a sexualidade dela te afeta tanto.

Fabíola Gonçalves Psicólogo em Volta Redonda

8 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Olá Tauancha,

Espero que esta mensagem a encontre bem.

Primeiramente considero perfeitamente sua dúvida. É comum em nossa sociedade percebermos uma variedade de gêneros e na orientação sexual e isso é inteiramente válido. O respeito às escolhas e desejos de cada ser devem ser considerados também pois cada um tem a liberdade de orientar-se desde que não atinge a vida do outro negativamente. Quando você diz dela recuperar me ressoa algo que ela não está mais no controle. ou que perdeu alg. De fato, nós como um ser que procura sempre formas de satisfação pode alterar os objetos de desejo. As condições humana é intimamente influenciada pela historia e contexto de vida de cada um, . Talvez a melhor forma seria não pensar em recuperar, mas pergunta-la sobre o desejo dela diante do mundo e de seus propósitos de vida, considerando que cada ser é único e com particularidades que precisam ser respeitadas.
Um acompanhamento psicoterapêutico pode te ajudar a compreender melhor essa dúvida que ressoou em seu. Espero ter ajudado.

Abraços,
Christian Higor

Christian Higor Marques de Souza Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Bom dia Tau, ser lésbica ou heterossexual ou lgtb+ acontecem naturalmente, são a forma de amar de cada pessoa, de identidade autêntica, isso merece respeito. A sociedade devido repressão sexual, tabus, religiões criam preconceitos onde apenas projetam sentimentos mal resolvidos. Por sexualidade saudável existe respeito, valores, afinidades, tolerância, bom diálogo, tempo de qualidade, união. Esses elementos são mais importantes. Amizade verdadeira inclui aceitar os amigos como são, reflita sobre isso. E sobre sua vida conjugal e íntima também, suas crenças. A psicoterapia seria um grande passo em autoconhecimento e evolução.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

251 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Olá!
Ficou confusa sua pergunta.
Se sua preocupação é com ela, apenas pergunte no que você pode ajudar.
Às vezes achamos o que é melhor para o outro sem procurar saber se o outro quer mudar.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

704 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Olá Tauancha,
Sua dúvida tem algumas lacunas importantes para serem compreendidas, como o que você quer dizer com "recuperação"? A orientação sexual, como pontuado pelos demais colegas, não é algo para ser recuperado ou curado, assim como a perda da virgindade não pode ser relacionada em um único formato de ato sexual. Entendo que uma sessão com um profissional especialista da área da sexualidade possa te auxiliar em suas demandas e entender a sexualidade para além de seus tabus e mitos. Um processo psicoeducativo e de cuidado em relação essa "preocupacao" com a sua amiga possa ser interessante.

Qualquer dúvida, estou a disposição.
Um abraço!

Ariane Morão Psicólogo em São Paulo

9 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Olá Tauancha. Se a pergunta foi no sentido de uma possível recuperação dela da condição de lésbica, a resposta é definitivamente NÃO. Não recupera-se daquilo que não é escolha. O desejo sexual é uma orientação complexa e plural, e isso não se reduz à condição humana , pelo contrário, estende -se a todo reino animal. A verbo "recuperar" alude per si à condição de restabelecer-se de alguma coisa, algum adoecimento, alguma patologia. Nesse sentido, só cabe à sociedade como um todo, em sua maioria, ainda muito preconceituosa - recuperar-se da condição histórica de negação da diversidade sexual.
Uma orientação para tua amiga : se o fato dela não ter vivido experiência sexual aos 23 anos ter ligação com algum conflito interno, sobretudo no tocante à condição de ser lésbica, ela deve sim, procurar um(a) psicólogo(a).

Paulo Souza Monteiro Psicólogo em Vitória da Conquista

1 resposta

ONTEM, 19 SET 2024

Essa pergunta está um pouco confusa pra mim. Recuperar de qual situação? Ela está passando por dificuldades em se aceitar ou de lidar com esse fato? Acredito que ela precise buscar ajuda profissional para entender o que está acontecendo e poder se aceitar como ela é.

Henriete Valéria Bonamim Honório Psicólogo em Franca

1 resposta

ONTEM, 19 SET 2024

Olá, Tauancha!
Creio que tenha ficado um pouco confuso o que quis dizer com "recuperar com essa situação".
Caso queira dizer no sentido de deixar de ser lésbica, é importante ressaltar que a orientação sexual dela é algo pessoal e que não necessita de recuperação, visto que não nada de errado ou pejorativo em se sentir atraída pelo mesmo gênero. Ela está tendo dificuldades de lidar com isso? Ou você que não está conseguindo lidar? Crio ser importante a pessoa que esteja passando por um momento difícil nessa situação (seja você ou ela) buscar um acompanhamento terapêutico, para compreender de onde vem esse incômodo, e para enfrentar essa situação que pode estar sendo angustiante de maneira mais eficaz.
Estou a disposição, caso sinta necessidade de conversar sobre o assunto.

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Bom dia, Tauancha! Obrigado por escrever. A vida é dinâmica, as pessoas são dinâmicas. Modificações e transformações, são sempre possíveis e até, de certa forma esperadas. Passamos a vida desvendando quem somos. Quanto mais abertos formas para prestar atenção nos diversos aspectos que compõem a natureza humana, mais sábias serão nossas construções. Uma pessoa de vinte e três anos, na imensa maioria das vezes, sabe o corpo que tem, mas não tem a vivência e a convicção das experiências sexuais sensatas, amadurecidas, harmônicas. Também não tem adequado discernimento entre o que são medos e o que são motivações direcionadas.
Tua amiga precisa amadurecer entendimento da identidade dela.
Atenciosamente,

9313 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Olá Tuancha, espero que esteja bem!
É ótimo que você se preocupe com sua amiga. É importante lembrar que cada pessoa, independente de sua orientação sexual, tem seu próprio tempo e experiência com a sexualidade. Ser virgem aos 23 anos é completamente normal e não indica nenhum problema. A sexualidade é fluida e diversa, e a orientação sexual não determina quando ou como alguém deve ter relações sexuais.
O mais importante é que sua amiga se sinta confortável e segura as escolhas dela e que você a respeite nessa jornada. O respeito à orientação sexual é essencial para construir relacionamentos saudáveis. Seja presente para ela, oferecendo apoio e compreensão, sem julgamentos. Ao fazer isso, você valida a experiência dela, cria um ambiente seguro para que ela possa se expressar e demonstra empatia.
Lembre-se: cada pessoa é única. O que mais importa é que sua amiga se sinta acolhida e compreendida.

Por que isso é importante?
* Demonstra que você entende e respeita sua amiga como ela é, sem fazer julgamentos sobre sua sexualidade.
* Cria um ambiente seguro e livre de julgamentos é fundamental para que sua amiga se sinta à vontade para conversar sobre seus sentimentos e dúvidas, sem medo de ser julgada.
* Promova a empatia, se colocando no lugar da sua amiga entendendo suas perspectivas, fortalece o vínculo entre vocês.
* Reforça a importância do respeito: Ao enfatizar o respeito à orientação sexual, você contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
* Ao oferecer apoio e compreensão, você mostra para sua amiga que você está ao lado dela, independentemente das suas escolhas.
Lembre-se: É crucial que sua amiga se sinta acolhida e compreendida, e que você esteja disposta a ouvir seus sentimentos sem julgamentos. Ao fazer isso, você estará contribuindo para o bem-estar emocional da sua amiga e fortalecendo a amizade de vocês.
* Incentive a busca por informações: Sugira que sua amiga procure informações confiáveis sobre sexualidade e saúde sexual, explorar seus sentimentos e desejos.
* Ofereça recursos: Se você conhecer algum profissional ou organização que possa ajudar sua amiga, compartilhe essas informações. Se ela residir em Campinas - SP, conheço alguns espaços que atende pessoas LBGTQIAPN+ e posso indicar para que ela faça acompanhamento e se fortaleça para lidar com as questões que provavelmente ela enfrenta.
E também estou à disposição tanto para ela quando para você, para contribuir no processo de autoconhecimento e compreenssão das normas sociais que nos impõem padrões de funcionamento que nem sempre são saudáveis, podendo nos trazer diversas questões a serem trabalhadas em psicoterapia.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini - Psicóloga e psicoterapeuta

Annelise Bertellini Gomes Ferreira Psicólogo em Campinas

15 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Se entendi corretamente, você quer saber se sua amiga tem a possibilidade de "recuperar" de algo relacionado à sua orientação sexual ou à sua virgindade. Vou esclarecer alguns pontos:

1. **Orientação Sexual**: Ser lésbica é uma parte natural da identidade de sua amiga. Não há nada que precise ser "recuperado" nesse sentido, pois a orientação sexual não é uma escolha ou algo que se muda. O mais importante é que ela se sinta bem consigo mesma e que receba apoio e aceitação das pessoas ao seu redor.

2. **Virgindade**: A virgindade é uma construção social que tem diferentes significados para cada pessoa. O conceito de "recuperar" a virgindade, seja emocional ou fisicamente, varia muito. É importante lembrar que isso é algo pessoal, e ela não deve se sentir pressionada a se encaixar em padrões que não refletem seus próprios sentimentos e valores.

Caso ela esteja passando por algum tipo de conflito emocional ou social relacionado a esses temas, o apoio de um profissional de saúde mental pode ser muito útil para que ela se sinta mais segura e confortável consigo mesma.
Caso ela precise de uma psicóloga, entre em contato.

Stephanye Lopes Silva Psicólogo em Arujá

5 respostas

ONTEM, 19 SET 2024

Entendo que sua pergunta vem de uma preocupação com sua amiga, mas é importante lembrar que a orientação sexual não é algo que precisa de "recuperação" ou "cura". A orientação sexual faz parte da identidade de cada indivíduo, assim como outras características. A melhor maneira de demonstrar seu cuidado é oferecendo aceitação, sem julgamentos.
Se você estiver com dificuldades para entender isso ou se isso gera algum desconforto, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para lidar com seus sentimentos e aprender mais sobre o tema.

Marcus Antonio Medeiros de Souza Psicólogo em Arapiraca

1 resposta

ONTEM, 19 SET 2024

Poderia esclarecer o que você quer dizer com "recuperar com essa situação"? Isso pode ajudar a entender melhor como posso oferecer uma resposta útil. Se a pergunta for sobre questões emocionais, de relacionamento, ou outro aspecto específico, estou aqui para ajudar com orientações.

Alisson Pereira Psicólogo em Tubarão