Tristeza imensa sem fim

Feita por >MB · 26 jun 2023 Abordagem psicológica

Tenho 60 anos nao estou sabendo lidar com o fim de um relacionamento tenho tido uma tristeza profunda e pensado em suicidio

A melhor resposta 4 JUL 2023

Tua idade não é o fim. Que projetos e sonhos ainda tem? Tudo que já viveu, experimentou, acreditou, conquistou..agora quer findar com tudo devido a um fim de relacionamento? Vamos entender o porquê dessa dependência emocional e tratar ? Te ajudo nesse processo. Não dê tanto poder ao outro assim.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 JUN 2023

MB
Voce está na fase de viver a sua vida com sabedoria; está na sua melhor idade, não por ter 60 anos, mas porque já fez o que o sistema queria.
Agora precisa ser voce mesma(o), ser verdadeira(o) consigo mesma(o)
O fim do relacionamento talvez tenha sido o último corte que te prendia aos contratos sistêmicos.
Agora é viver a vida que você é.
Faça umas sessões de Psicoterapia para compreender esta fase, compreender a si e oportunizar se conhecer em toda a sua plenitude.
Nada está perdido... está descobrindo o verdadeiro valor da vida!
Abraços

5900 respostas

27 JUN 2023

Olá, MB!

Muito provavelmente, MB, muito afeto foi investido nesse relacionamento que se acabou, e agora o que fica é um vazio desejoso do que acabou.

Mas não necessariamente mais do mesmo!, não mais da mesma pessoa, mas sim mais do bom sentimento de querer alguém e ser bem quisto. Fico à disposição, MB, para trabalharmos sobre o que ficou, tal vazio, e o chamado para renovação da vida que seu coração pede.

Confie no processo psicoterapêutico, ele será um potente auxiliar na renovação da sua vida, MB!
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

189 respostas

27 JUN 2023

Olá MB.
Os términos de relacionamentos são considerados lutos, principalmente se a relação durou décadas.
Numa separação conjugal são desfeitos objetivos de vida, ambos vivenciam perdas.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar as perdas, motivo da tristeza e dor.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

670 respostas

27 JUN 2023

Olá, imagino que seja bem ruim o que você esteja passando, mas lembre-se, nada precisa ser tão pesado para ser experienciado sozinho, busque um auxílio profissional com um psicólogo, permita-se conversar com alguém sobre os sentimentos que está em contato.

Rogerio Alves de Sousa Psicólogo em São Paulo

2 respostas

27 JUN 2023

Olá MB! Obrigado por se manifestar. Não há nada sem fim; nem mesmo a tristeza. Certos momentos da vida fazem as pessoas acharem que determinadas sensações serão eternas. Na verdade, sempre passarão; tanto as boas quanto as ruins.
O que você precisa é conversar de forma qualificada e acolhedora sobre o que está vivendo e sentindo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.