Fim de namoro com muitas dúvidas

Feita por >Alexeev · 19 set 2023 Abordagem psicológica

Olá,

Recentemente, finalizei um relacionamento de dois anos e alguns meses com um rapaz. Juntos, eramos incríveis, conquistávamos muita coisa juntos e tínhamos uma dinâmica de conversar sempre em prol do nosso relacionamento, era nítido que existia uma reciprocidade nessa questão de sentimentos.

No entanto, com o passar do tempo houvera agressões físicas e intimidações (ficando em cima de mim e me segurando forte pelo braço em discussões), isso aconteceu muito cedo no relacionamento (antes de completar um ano) e eu segui dando mais chances acreditando que ele poderia mudar e virarmos a página para dar continuidade ao nosso bem mais precioso, nosso relacionamento. Passávamos muitos meses sem episódios como estes acontecerem, mas aconteciam, e após o fato sempre havia uma conversa onde ambos acabavam chorando, muito tristes pela situação, mas não havia mudança, pois a mesma se repetia sempre.

A mais recente, eu finalizei no mesmo momento em que ocorreu. Me retirei com quase tudo que havia em sua casa e ele, ficou sentado, chorando, se perguntando do que faríamos para desfazer os planos já marcados. Obviamente, estava magoado, principalmente por já passar por isso antes e jamais ter desistido de acreditar nele. Então, como agora foi pra valer, em uma última conversa que tivemos percebi tamanha tristeza vindo dele e honestamente isso me parte o coração, ainda o amo muito e nossa conexão nunca foi igual, nunca para mim. Então, faz quase duas semanas que terminamos e começo a perceber alguns pontos que tornavam nossa relação abusiva além desta: ele não dava ouvidos para minhas opiniões consideravelmente, nossas conversas pareciam render por causa de mim, sempre que desabafava com ele saia me sentindo pior, em nossos momentos de discussão, eu quase sempre acabava por "colocar palavras na boca" dele ou falando por cima de suas palavras e quando ele me alertava, me calava para dar esse espaço de fala dele, já que estavam impedindo-o e quando era eu quem pedia, ele ficava mais irado comigo (o que acabava ocasionando isso, me pergunto se não era minha culpa...).

Obvio que haviam coisas boas e já vou dizer: nossa troca de carinhos era extraordinária, ele tinha gestos como quem parecia ser o amor da minha vida, ele falhava nesses pontos citados a cima mas lutava com unhas e dentes contra família pra estarmos juntos. Estou muito triste, eu o deixei em prol a mim, por saber que não mereço isso, mas onde encontrarei outro ser humano desse jeito? Não me refiro aos defeitos citados, por favor, me refiro as qualidades.

Essas são minhas indagações, peço desculpas pelo grande texto, estou tentando resumir tudo que sinto e encontrar um conforto para seguir em frente. Tenho 26 e ele 32.

A melhor resposta 10 OUT 2023

olá, Alexeev
Pelo seu relato, você parecia estar sucumbindo nesta relação, então quando tomou sua decisão de não aceitar ser agredido física e emocionalmente, entendo que é uma escolha assertiva para sua saúde mental. Quanto a encontrar uma pessoa como ele, dê tempo ao tempo, e entenda que não existe perfeição, eu, você, ele e todas as pessoas somos luz e sombra, mas há situações que não dá para suportar. E quando encontrar outra pessoa para se relacionar, se pergunte: quais imperfeições eu consigo suportar e conviver? Você tem suas limitações que são diferente das outras pessoas, então você pode aceitar certas condições que outros não aceitaria e vice versa.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 SET 2023

Alexe
O único problema é que voces não se conhecem e se deixam comandar, principalmente ele, pelo estado de humor.
Precisam sanear, curar o emocional, compreender o emocional e fazer o que precisa ser feito, mas nçao se deixar comandar por ele.
Precisam fazer Psicoterapia.
É a única forma de compreender este conjunto todo que vocês são: fiísico, emocional, mental e espiritual.
A tua retirada de junto dele, mesmo que seja temporária, foi muito valiosa e só retorne, depois de dialogarem e discorrerem na possibilidade de fazer Psicoterapia.
Caso contrário, a vida se torna como um jogo de ioio.
Mantenha o teu valor, seja uma mulher que valha a pena.
Exercite teus papéis de feminina (não de feminista). Isso ajudará a ele também exercer os seus papeis de masculino (não de machista).
Abraços

5899 respostas

20 SET 2023

Olá Alexeev! Obrigado por escrever. Embora você fale de dúvidas, o conteúdo que descreve não deixa dúvidas. As coisas não podem ser resolvidas na agressão física. As pessoas são inteligentes, precisam resolver as questões no diálogo, na argumentação, na flexibilidade, tolerância, negociação.
Antes de namorar com outra pessoa, cada ser humano precisa ter a sua essência ancorada em si mesmo, para não ficar refém ou dependente de outra pessoa. Para amadurecer, construir rede sólida e saudável de convivência, as pessoas precisam cuidar dos estudos sérios e consistentes, de trabalho comprometido, de vivenciar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, de grupos de estudos, esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros. Isso é necessário para que se compreenda melhor a complexa sociedade na qual vivemos, assim como amadurecer entendimento da complexíssima natureza humana.
Será enriquecedor que, por um tempo, você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.