Como entender meu psicológico, na dúvida entre o ex namorado e o atual?

Feita por >Bárbara Medeiros · 10 dez 2015 Terapia de casal

Bom, como farmacêutica, ainda não encontrei nenhum remédio para curar sentimentos, então acredito que vocês psicólogos possam me ajudar. Meu ex namorado, com o qual passei dois anos de um relacionamento maravilhoso, que me fizeram valer a pena como se fosse uma vida inteira (terminamos por ciúmes). Após um ano do término, veio me dizer que viveu muitas coisas, com muitas garotas, mas que realmente me ama, não me esqueceu e quer ficar comigo. Mas, como nem tudo são flores, eu estou namorando, a seis meses, e me entreguei nessa relação, depois de tanto sofrer, meu atual namorado é maravilhoso comigo, porém, o que sinto pelo ex vai muito além de atração, desejo, carência ou saudade, pois, estou bem com o atual, mas o que sinto pelo ex é diferente é amor. O que eu faço? Claro que vocês não sabem o que aconteceu nos meus relacionamentos (ex e atual) mas algo eu sei que vocês vão poder me ajudar. Obrigada!

A melhor resposta 11 DEZ 2015

Oi Barbara, a vida é dinâmica e complexa e decisões que geram mudanças significativas sempre nos criam conflitos internos. Estamos 24 horas por dia fazendo opções, e estas opções estão sempre sob o controle das consequências que tentamos estimar previamente. Toda previsão feita, tanto no nível informal (aquela do nosso do dia-a-dia), quanto profissional (como no caso de uma previsão do tempo) é sempre baseada nos eventos do passado. Nem sempre dá certo, mas o que podemos observar é que decisões tomadas em situações que podemos pensar com mais clareza e menos emoção tendem a nos trazer maiores benefícios e menor prejuízo. Em maior ou menor grau, a vida sempre solicita da gente posicionamentos que podem tanto nos levar a permanecer em uma zona de conforto ou (conforme um calculo estimado de ganhos) optarmos pela mudança. É por isso que eu te digo que você vai ter que estimar essas perdas e ganhos antes de se decidir. Se você fosse minha cliente eu usaria uma técnica simples, (caso não houvesse grandes conflitos e sofrimento envolvidos), a técnica de colocar as perspectivas em um papel. Primeiro, ficar com o relacionamento atual: listar todos os pontos e aspectos positivos e negativos (a curto, médio e longo prazo), segundo, de voltar para o ex, fazer as mesmas estimativas (baseada na experiencia que você já tem com ele), listando tudo da mesma forma. Eu acho que as perspectivas no papel vão te proporcionar uma visão mais clara das possibilidades e fazer uma estimativa do melhor prognóstico a longo prazo e poder decidir de forma mais racional com a menor chance de dano. Nunca esqueça que existem mais duas pessoas, portanto você deve tratar com o maior respeito o sentimento dos demais envolvidos. Não é garantia de felicidade plena, pois em ambos casos você vai sofrer com a perda dos aspectos positivos implícitos naquele preterido. Saber compreender que perdas são necessária para obtermos ganhos é a melhor maneira de aproveitar ao máximo tudo de melhor que cada opção pode te trazer. Isso é para sempre e isso é para todos, ninguém pode decidir por você, pois apenas você experienciará essas consequências.
Se mesmo assim ainda você permanecer em conflito e estiver em sofrimento, procure uma orientação psicoterápica. abraços

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

14 DEZ 2015

Importante analisar se a causa da separação inicial foi realmente resolvida, porque um retorno, poderá estar fadado a um novo fracasso. Em um relacionamento existe fatores em jogos a serem analisados em ambos os lados. Realmente não existe uma formula, ou mecanismo de liga e desliga, onde existe um indicador "agora eu vou gostar deste e não daquele". Mas quem sabe se você questionar e responder : O que é mais importante pra mim? e assim levantar outras questões internas com o seu terapeuta. Boa Sorte.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

13 DEZ 2015

Olá Bárbara, boa tarde!
Considero importante vc listar todos os pontos positivos e negativos que cada relacionamento te trouxe e ainda pode trazer, para, a partir disto, optar por aquilo que mais lhe agrada.
Uma coisa que precisa ter em mente é que isto significa escolher apenas um caminho.
Caso você não consiga colocar essas ideias no papel, ou não chegue a uma conclusão e permanecer em estado angustiante, vejo a importância de procurar um profissional para realizar um acompanhamento afim de repensar estas possibilidades.
Um abraço! Psicólogo Maycon Souza

Maycon Souza Psicólogo em São Paulo

1 resposta

13 DEZ 2015

Olá Bárbara. Realmente sentimentos não se curam com remédios, apesar de que possam ajudar nos momentos de crise. Você não deixou muito claro de quem era o ciúme. Seu relacionamento atual parece estar se desenvolvendo em paz, mas você reconhece que ama mesmo é o outro, mas não estava em paz, e imagino que haviam muitas brigas. Penso que em todos os relacionamentos devem ser pesados na balança, o que dá mais proveito e prejuízos. Há amores que não valem a pena, pelos estragos que acontecem nas agressões mútuas e até traições. Uma das palavras que você colocou foi "carência" e isso nos leva a pensar que o ex preenchia uma vazio na sua vida, que pode ser algo histórico ou seja de uma fase de seu desenvolvimento e geralmente é da infância. Será que você está sentindo falta das confusões?

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

11 DEZ 2015

Olá Barbara!

Às vezes nos pegamos em alguma situações que envolvem escolhas difíceis de serem feitas. O mais importante para esta tomada de decisão é que você se conheça e que saiba o que quer para sua vida. Toda escolha implica em perdas e ganhos e você mesmo pode fazer esta análise. Comece colocando em um papel o que você perde e ganha ficando com um e o que você perde e ganha ficando com outro. Este é apenas um começo que pode te ajudar nesta escolha.

Boa sorte!

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

11 DEZ 2015

Olá Bárbara!

Às vezes nos pegamos em situações que envolvem escolhas difíceis. Para tomada da decisão é importante que você se conheça, que saiba o que realmente quer para você e para sua vida. Existem alguma técnicas

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

10 DEZ 2015

Olá, Bárbara!

Você disse bem os psicólogos podem auxiliá-lá, mas só você pode decidir. Você sabe o que fazer, mas tem receio de agir e se arrepender. Independente da decisão , em qualquer uma das situações haverá ônus, então procure ajuda profissional, há necessidade de uma boa reflexão,o que pode levar algum tempo. Talvez nos pormenores dessa reflexão conseguirá encontrar a resposta que tanto necessita...
Abç,Adriana

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires