Tristeza e raiva

Feita por >Pep · 22 dez 2020 Angústia

Eu tô cada dia mais destruído por dentro. Eu sempre tive vida fácil, nada pra reclamar, mas uma tristeza sempre me abateu desde sempre. Desde criança eu tenho um pensamento de que eu seria mais feliz se fosse outra pessoa, até hoje eu penso isso, eu tenho inveja de qualquer um nessa altura porque qualquer pessoa parece melhor que eu sempre.

Eu fico em picos de alegria e tristeza, mas ultimamente eu tava bem, até bater uma tristeza tão grande que a única coisa que eu penso é em me matar e matar alguém no processo, eu tenho ódio profundo de pessoas. Eu tentei melhorar tudo, mas eu sinto que é caso perdido, eu não faço parte desse mundo.

Eu conheci uma pessoa que eu gostava muito, mas ela decidiu que não me amava mais, eu não consigo mais concluir o pensamento que eu tinha sobre isso porque eu tô perdido, mas eu só sinto ódio por ela e eu não consigo esquecer o que ela fez, as vezes eu queria que tudo fosse igual antes e outras eu quero matar ela também.

Eu sempre usei escrita e arte pra aliviar minha raiva e tristeza, mas eu não consigo olhar mais pra um papel em branco sem sentir ódio, nada alivia mais minha raiva contra outros seres humanos e contra mim mesmo. Quando eu tô com muita raiva costumo me espetar ou enfiar minha unha na minha pele pra aliviar a raiva, eu fico nervoso a ponto de chorar de ódio.

As vezes eu tenho a sensação de que eu não sou eu e eu só tô preso nesse mundo porque ainda não me matei, eu não aguento mais essa vida. Eu já fiz tratamento psicológico, mas a psicóloga era horrível e ela me fez nutrir um ódio pela classe, nenhum remédio e tratamento funcionou e eu só piorei.

Eu não suporto mais, eu tô no ponto de explodir e me machucar e machucar mais alguém, nada mais faz sentido e eu não me sinto mais eu mesmo.

A melhor resposta 24 DEZ 2020

Olá, Pep.
Tendo em vista a intensidade pela qual tem vivido estas sensações o mais importante neste momento é que consiga expressar o que está sentindo. O ódio, a raiva, a inveja e suas derivações são sentimentos involuntários, que antes de serem julgados ou contidos, precisam ser compreendidos.
A arte tem este potencial de canalizar a energia e uma vez descarregada sobra espaço para uma elaboração. Talvez seja interessante descobrir uma outra forma de colocar isso para "fora de si", reconhecendo a importância simbólica inclusive, uma vez que tem que direcionado essa agressividade para dentro.
Embora esteja desmotivado a respeito da abordagem psicológica ou de uma possível descrença da transformação através da palavra, uma escuta direcionada, de um profissional de confiança, pode te ajudar a tomar consciência destes conteúdos que te angustiam há tanto tempo e que de alguma forma se intensificou após a frustração amorosa.

Estou à disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

27 DEZ 2020

PEP,
Estás assim porque não está vivendo a tua vida... esta não é a vida que voce projetou para ti. E enquanto caminhar por este caminho, vai aumentar tua tristeza e raiva.
Precisa voltar para voce mesmo, precisa aprender a se amar... se não amas a ti mesmo, não podes amar outras pessoas.
A tua namorada te deixou porque sentiu que voce não ama a ti mesmo.
Embora tenha tido experiência dolorosa com uma psicóloga, precisa fazer psicoterapia, procure um outro que inspire a tua confiança para que sejas auxiliado neste processo.
Ninguém e nenhuma pessoa pode fazer nada por outra. Ninguém é causa da felicidade ou infelicidade tua.
O sentimento que tens vem por estar afastado de ti mesmo.
As pessoas não são obrigadas a te amar, mas voce deve te amar!
Primeiro devemos nos amar, nos realizar, fazer coisas boas para nós mesmos.
Não procure namoradas agora porque todas as escolhas serão frustrantes. Primeiro, precisa recuperar a ti mesmo.

5817 respostas

25 DEZ 2020

Pep vc precisa urgentemente de tratamento psicólogico e psiquiátrico. Para a medicação ajudar o tratamento e te deixar melhor.
Procure ajuda. Faca isso por vc preserve sua vida.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 DEZ 2020

olá Pep.
Grata por sua pergunta.
A felicidade não é uma coisa constante em nossa vida, as pessoas também não são, as amizades se renovam, algumas pessoas saem da nossa vida outras entram agora. Esse é o fluxo normal. O mais importante é aceitarmos aquilo que não podemos mudar. Precisamos buscar estar mais tempo felizes. Se estamos bem, vemos o mundo as outras pessoas da mesma forma. Mas se você está com dificuldade para entender os seus pensamentos e emoções deve procurar o mais rápido possível um psiquiatra . Esse profissional vai ouví-lo e você poderá tirar as suas dúvidas sobre os seus pensamentos e comportamentos indesejados. Esse profissional fará outros encaminhamentos se necessário. A estranheza que você sente pode ser tratada e com isso as coisas se equilibram tanto no seu interior como no mundo exterior. Com o tratamento psiquiátrico e psicológico você poderá manter o equilíbrio e esses pensamentos de morte tendem a diminuir. Persista sempre em buscar a sua saúde física e mental para sentir-se bem e participar da vida neste mundo de forma produtiva e feliz.
Espero ter ajudado.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

23 DEZ 2020

Olá Pep! Grato por escrever. Perceba que você coloca a palavra "ódio" após expectativas boas. Isso ocorreu para você, com a namorada, com a psicóloga, porque você colocou nelas expectativas que elas não puderem cumprir. Não sei o que você quer dizer com vida fácil, mas vida fácil, a rigor, não existe. Muitas vezes, as pessoas confundem vida cômoda com vida fácil. Por ser cômoda, a vida não prepara a pessoa para lidar com as necessidades internas, na troca com o mundo externo, que vão ficando mais complexas, dentro de cada um de nós. Quereremos, namorada, mas namorada tem vontade e exigência, quereremos mais bens materiais, mas bens materiais, a partir de uma idade, adquirirão maior sabor se os conquistarmos, quereremos prestígio, mas prestígio depende do reconhecimento dos outros. Os outros estão muito ocupados com as lutas internas deles que restam poucos olhares para reconhecer nossos feitos.
Pep, procure por de nós, psicólogos. Faça uma caminhada científica com um de nós, com mente aberta, persistência, disciplina. Do outro lado dessa passagem você está mais harmônico, sentindo que há mais alegrias do que tristezas, mais ganhos do que perdas, na convivência social.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.