Por que sinto falta da tristeza?

Feita por >Elisa · 21 jun 2022 Angústia

Eu em 2021 comecei a ficar muito triste dormia o dia inteiro e quando acordava era para chorar ou comer, depois isso foi passando para uma raiva extrema tinha surtos de raiva chegava a me auto agredir e me automutilar (tbm tinha pensamentos suicidas), só que foi passando e comecei a sentir quase nada, não sentia emoção em nada tudo era chato e entediante, não sinto raiva, tristeza, o que mais eu sinto é angústia e culpa.
Mas se sinto o mínimo de felicidade tento ficar triste, eu quero ficar triste ou com raiva o tempo todo, e não sei o que fazer, as vezes parece que eu perdi uma parte de mim.

A melhor resposta 22 JUN 2022

Olá, Elisa
Eu sinto muito que você esteja se sentindo dessa forma.
Todo comportamento que se mantém, mesmo com alguma dor, gera também algum ganho. Eu sei que pode parecer estranho, por isso gostaria de ouvir de ti como é a experiência de sentir essa tristeza. Como as pessoas ao seu redor te tratam, como o meio reage, etc.
Talvez pensando de forma rasa assim soe estranho, por isso acredito que uma forma de te escutar seja num processo de terapia, assim podemos pensar juntas em todos os detalhes dessa situação, ok?
Boa sorte no seu caminho, qualquer coisa fico a disposição.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

28 JUN 2022

Oi Elisa.
Talvez realmente uma parte de você esteja abandonada, aí dentro mesmo, em seu mundo interno.
Ela precisa ser olhada e cuidada. A tristeza e a raiva eram vozes a te chamar para cuidar de algo em você. O silêncio dos sentimentos talvez uma forma de abafá-los? Talvez. E a felicidade uma ameaça, pois, logo em seguida poderia vir a tristeza...
Entendo que precisa de alguém para caminhar junto a você, por seu mundo interno. Para ajudá-la a encarar as sombras, e descobrir seus tesouros...
Considere um auxílio psicológico. E conte comigo no que precisar.
Abraços.

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

24 JUN 2022

Olá Elisa.
O que significa a felicidade para você? Por que não se permite ser feliz ou sentir-se feliz? O que a impede?
Busque ajuda psicológica e psiquiátrica, seus pensamentos precisam de cuidados que estes profissionais podem proporcionar.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 JUN 2022

Oi Elisa...
Penso que perdeu não só uma parte de ti... e vai perder o resto, se não fizer nada para voce mesma.
Qual o objetivo da sua vida?
O que voce quer na vida? Qual a tua identidade?
Qual a tua dependência dos outros? Quais as tuas carências?
Precisa resolver isso... não estás aqui por acaso... estás aqui para aprender, para corrigir, para se realizar, para ser feliz.
Qual a tua verdadeira identidade?
Pois trate de conhecer; trate de resolver a tua vida; trate de construir a realidade que voce quer e não espere que alguém faça isso por ti.
O que voce tem são sintomas de quem não fez nada para si mesma, está com raiva porque tem que viver a vida que os outros querem, voce se coloca no papel de vítima e espera que outros resolvam a tua vida.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesta construção de ti mesma.
A angústia, a culpa, a raiva, tristeza e ... aumentarão enquanto não resolver isso, além do que, depois vem as doenças físicas que te levam a se destruir, pois a vida entende que voce não faz nada para merecer.

5817 respostas

22 JUN 2022

Olá Elisa! Obrigado por escrever. Certamente as pessoa tendem a complementações por polos contrários e complementares: tristeza e alegria, certo e errado, bom e ruim, etc..
Pelo que você relatou você entrou em uma "biblioteca" e viu alguns livros. Precisa ver outros "livros de vida". Você precisa conhecer outras possibilidades e potencialidades de si mesma. Precisa ir além do tudo e do nada. Há muitos e variados temperos bons de vida. Permita-se!
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e faça uma viagem de melhor conhecimento e decifração de si mesma.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão reais; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "lideres religiosos", querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.