Tristeza, compulsão, vergonha de mim

Feita por >Jule · 4 set 2020 Transtornos alimentares

Eu tenho muita vergonha de mim, tem dias que nem da cama eu quero sair, só para não ter que me arrumar ou ficar perto de outras pessoa, pois me dá impressão que elas estão falando de como eu engordei, eu já tentei de tudo para conseguir emagrecer mais não consigo, já induzi o vômito, tomei vários remédios até consigo não comer muito em uma das refeições, mas depois saio comendo tudo que vejo pela frente, não demora muitos para me sentir culpada por isso, fico triste comigo, me sinto muito envergonhada, espero não ter ninguém na cozinha para ir comer algo. Já deixei de ir em muitos lugares com o meu marido por não me sentir segura, para não ter que me olhar no espelho, faço de tudo compro cremes, faço as unhas para ver se me sinto um pouco melhor, mas nada adianta, de
Eu já não sei mais o que fazer com quem falar.

A melhor resposta 5 SET 2020

Cara Jule, pelo seu relato há indícios de transtorno alimentar, sendo este é o sintoma de algo mais profundo que deve ser investigado. Esse comportamento de perder o controle do que se come, traz muito sofrimento, dor, tristeza, vergonha e culpa. Sugiro que faça acompanhamento psicológico para descobrir a origem do transtorno e buscar recursos para eliminar este comportamento, investigando o porque de você está preenchendo o vazio com comida. Também com o terapeuta você conseguirá mais segurança, aumentar a sua autoestima e melhorar a sua visão da sua imagem corporal. Também é interessante realizar uma consulta com um endócrino para verificar se há algum fator biológico para seu aumento de peso e também para ajudá-la numa reeducação alimentar para diminuir a compulsão alimentar. Espero ter ajudado.
ATT
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

5 SET 2020

Olá Jule! Grato por participar. Certamente precisaremos ver quais vazios você está preenchendo com a comida, precisaremos reorganizar tua rotina de vida, precisaremos construir estratégias de você cumprir o planejado.
Procure um psicólogo, seja persistente, insistente, tolere a nós, por um bom tempo. Tenha disciplina, abertura mental, empatia, esforço.
Lembre-se que há milhões de pessoas no mundo. Nem todos que estão em situação assemelhada á sua, estão ocupando o tempo como você. Vamos caminhar com consciência de que as ações de agora nos direcionarão para um caminho específico.
Procure por um de nós, psicólogos, seja exigente, profunda, persistente, com disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, abertura mental, sensibilidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.