Traí meu marido, mas percebi que minha relação mudou para melhor.

Feita por >Ana Clara · 3 set 2020 Terapia de casal

Bom estamos juntos a desde a adolescência nisso estamos juntos a 14 anos, quando começamos a morar juntos comecei a sentir a falta de atencao e carinho quando eu buscava, e logo depois de um ano no meu antigo trabalho conheci uma pessoa que era casado tbm e com isso acabamos nos envolvendo, a gente saia quase toda semana gostava muito da compania dele e conversamos muito era mais isso que eu gostava me tratava com carinho e atenção que nao tinha em casa, mas o tempo foi passando e nao me sentia bem traindo meu esposo e me arrependi mas percebi que a nossa relação mudou muito e agora construimos muitas coisas juntas e nossa relacao melhorou bastante, mas meu marido nunca soube que eu tive um caso, e como ja passou muitos anos acho que pode acabar estragando meu casamento com essa revelação.
Nao sei oq fazer!?

A melhor resposta 4 SET 2020

Olá Ana Clara.
O que passou, já ficou lá atrás, qual a sua intenção com esta dúvida, “o que fazer”? Você acredita que fará bem para sua relação falar do passado que já não significa mais nada pra você, e falar de uma pessoa que você gostava mais de conversar do que perceber como um ‘caso”?
Como você reagiria se fosse ele que te dissesse isso?
O que você espera que aconteça com a relação de vocês, se ele souber disso?
Você está preparada para quais tipos de reação dele?
Você está preparada para ter de dar satisfação de tudo, caso venha a contar isso a ele?
Se a relação está boa agora, por que você quer fazer isso?
Você acha que falar pra ele sobre isso vai diminuir seu arrependimento?
Espero que estas reflexões te ajude.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 SET 2020

Ana Clara, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Precisa diferenciar duas coisas: A Lei da vida e a lei do sistema.
A Vida te dá a liberdade para experimentar e aprender tudo, claro que assumindo sempre a responsabilidade pelas consequências de cada escolha ou decisão.
O sistema te limita, te dá liberdade enquanto a corda permitir, mas te proíbe por meio de dogmas, crenças, julgamentos, medos, culpa, etc.
Dentro de cada um (teu e do marido) podem ter muitas limitações, medos, vergonhas, crenças e se relacionar com estes valores, limitam o prazer entre o casal. Precisam aprofundar o diálogo, compartilhar sentimentos, ter a coragem de colocar os sentimentos em relação a vida de cada um, o que almeja, qual a expectativa, o que gosta numa relação, o que não gosta, como quer ser tocada, onde ser tocada...
Quando você consegue isto, o prazer aumenta e logicamente você aprendeu isto com o amante e isto foi válido porque está experimentando hoje melhores transas.
O sentimento de culpa que sente hoje é por conta das crenças, dos conceitos de certo e de errado. Se considerar isto, ficas presa ao papel, ao contrato e não à dinâmica da vida.
Sejam, você e seu marido, mentes abertas, criativos, focados em sentir prazer, não em fazer sexo, estimular o prazer com liberdade de sentimentos e permissão para ser autênticos.

5830 respostas

4 SET 2020

Olá Ana Claro! Uma traição pode ser ficar refém do combinado social. Ao mesmo tempo em que a monogamia é um combinado social, a posse, a exclusividade, o ciúme, são sentimentos que configuram fundamentos para termos e respeitarmos apenas um companheiro, pois é isso que queremos.
Se você viveu uma experiência, passou, não revelou, acha que a revelação, será ruim, procure agir com ele da mesma forma que gostaria que ele agisse com você, evitando essa parte, mas tendo conversa verdadeira e construtiva nos demais capítulos de vida vividos em comum e nos que estão em planejamento.
Estando a relação de vocês melhor, desfrute, melhore mais, aumente tua ética e nobreza.
Estarei à disposição para esclarecimentos ou aprofundamentos científicos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.