Todos que sofrem com ansiedade precisam tomar remédios?

Feita por >Joseane · 31 ago 2016 Ansiedade

Bom dia! Gostaria de saber se há a necessidade de se tomar remédios para casos de ansiedade.

A melhor resposta 1 SET 2016

Prezada Joseana, Boa noite.
Existem diversas considerações sobre sua pergunta.
Primeiramente a compreensão de que a ansiedade é um fenômeno inerente aos seres humanos, o que isto significa? Todos passarão pelo sentimento de se encontrar ansioso. Tremedeira, coração acelerado, suor frio, medo, angústia, tudo isso faz parte deste processo, todo ele relacionado aos fatores ambientais e psíquicos de cada um. A grande diferença é se essa ansiedade está prejudicando sua vida diária e se sim de que forma e qual intensidade. Existem casos que sim, precisa de medicamentos, porém eles não devem ser utilizados sós, como se fosse uma pílula milagrosa, pelo contrário. Diversos estudos demonstram que os medicamentos psiquiátricos, sem acompanhamento psicoterapêutico, são pouco eficazes. Às vezes a mudança de atribuição de sentido nas experiências que despertam a ansiedade patológica, tem efeitos mais benéficos do que o medicamento que trás mudanças neuroquímicas.
Espero ter contribuído de alguma forma e desde já fico disponível.
Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

4 NOV 2019

Saudações !
É muito relativo, o indicado é fazer um acompanhamento com o psicólogo junto a um psiquiatra, assim com um trabalho multidisciplinar será determinado pelo psiquiatra se há necessidade de um medicamento, de acordo com seu caso.

Leonardo Brito Psicólogo em Belo Horizonte

22 respostas

9 SET 2016

Olá, Joseane, antes de tomar remédio, faça uma avaliação psicológica. Dependendo da sua ansiedade, será possível identificar que comportamentos a estão mantendo. Na medida que forem trocados por outros mais funcionais, a ansiedade diminuirá ou desaparecerá. Só em casos mais complicados, a terapia será acompanhada por medicação. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

6 SET 2016

Quando se faz o acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico, os profissionais lhe guiarão e darão as instruções sobre o uso e desvinculação de medicamentos. Por isso, procure um psicólogo!!!

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

2 SET 2016

Boa Noite Joseane

Em alguns casos há necessidade de tomar medicamentos. Normalmente não, mesmo porque a ansiedade hoje em dia já faz parte da natureza humana. Somos estimulados ou treinados diariamente a manter um comportamento de resposta imediata, um mundo virtual onde tudo é pra ontem. No entanto quando começa atrapalhar, precisamos estabelecer o equilíbrio. Existe muitas técnicas para lidar com a ansiedade, yoga, relaxamento, acupuntura, etc... O medicamento serve como paliativo inicial, ponto de apoio.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

1 SET 2016

Bom dia Joseane
Para assegurar qual procedimento é necessário, primeiramente é muito importante conhecer a intensidade, frequência e duração de suas sintomatologias e também averiguar o quanto o seu estado ansioso gera consequências e comportamentos desadaptativos. Portanto sugiro que inicialmente procure acompanhamento psicológico para compreender sua historicidade e os aspectos comportamentais, emocionais e cognitivos envolvidos em suas queixas e dificuldades. E a partir deste autoconhecimento você e sua terapeuta serão capazes de identificar quais decisões serão apropriadas para o seu crescimento psíquico e bem estar emocional.
Coloco-me a disposição.
Abraços
Tatiana Almada Menin
Psicóloga Clínica na área Comportamental Cognitiva

Anônimo-278260 Psicólogo em Goiânia

14 respostas

1 SET 2016

Olá Joseana:

Não, nem sempre é necessário o emprego de medicação para o tratamento da ansiedade.Depende do grau de ansiedade e da capacidade de cada um para enfrentar as situações do cotidiano. Às vezes, é indicado a adoção concomitante de tratamento psicológico e medicação. Sugiro que busque ajuda profissional de um psicólogo. Ele poderá avaliar o quanto será benéfico o uso de medicação. Encaminhando-a, se for o caso ao psiquiatra para a prescrição médica.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

31 AGO 2016

Olá Joseane!
Normalmente em casos e transtornos de ansiedade o tratamento medicamentoso é indicado para que a pessoa tenha um suporte para que não tenha tantos prejuízos em sua vida na medida que apresenta e vivencia os sintomas.
Quem poderá avaliar a necessidade do tratamento medicamentoso e do grau de ansiedade é o médico psiquiatra e é fundamental que o tratamento seja aderido caso indicado.
Em psicoterapia, você poderá tratar a natureza do que motivou os sintomas, mas o processo só será possível na medida que o paciente esteja mais tranquilo para explorar suas questões pessoais.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

31 AGO 2016

Olá Joseane!
Não necessariamente. A sua ansiedade pode ser cuidada e eliminada através de mudança de hábitos. A psicoterapia pode lhe ajudar, apenas em casos mais exacerbados o psicólogo encaminhará para medicação.

Atenciosamente.

Ana Paula Souza - Psicóloga Clinica

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos