Preciso tomar uma decisão, não consigo decidir. Sinto que estou pirando

Feita por >Ana · 27 out 2019 Depressão

Olá, já fui diagnósticada com depressão e ansiedade. Faço faculdade de Engenharia Civil a 5 anos, iria me formar esse ano, se não fosse a depressão e ansiedade. Entrei na faculdade em 2015, já tive depressão antes da faculdade, mas não tão grave como agora, e nunca tive ajuda da minha família ou alguém que me apoiasse a buscar ajuda. Mas quando entrei na faculdade, minha a ansiedade multiplicou, e no segundo ano acabei trancando a faculdade, depois de 6 meses resolvi voltar, mais ainda minha ansiedade não era nem metade da metade do que sinto agora, continuei estudando e cada dia que passava eu só piorava, no 9° semestre eu abandonei a faculdade, parei de ir, estava tendo muita crise de panico e a depressão piorou, só queria ficar dentro de casa, não tinha amigos e nem vida social, tenho a auto estima muito baixa, me sinto feia e gorda, tenho problemas com comida, como quando estou nervosa, triste e etc, desconto tudo na comida, e eu sofri bulling na faculdade por conta do meu peso, tudo isso me desmotivou continuar os estudos. Procurei ajuda psicologica e tinha que tomar medicamentos, mas não pude continuar por questão financeira, e está desempregada. Resolvi me mudar de cidade achando que tudo iria melhorar, e voltei a estudar em outra faculdade, os primeiros dias foi tudo bom, mas as crises voltaram, a pressão parece que só aumentaram, e eu só falto da faculdade e quando vou, não consigo me concentrar e não vejo rendimento, deixo de fazer provas porque tenho ataque de pânico. Só quero ficar em casa, estou quase perdendo de novo a faculdade por isso. E continuo desempregada, sem forças para nada, não consigo me socializar, porque sempre acho que vão me zoar pela minha aparencia e peso. Sinto vergonha de sair na rua. Sempre tive o sonho de me formar, mas sinto que não tenho mais forças para continuar. Mas tenho medo de não consegui sobreviver, sem trabalhar, sem consegui ter uma vida social, sem estudar, ai acho que a única solução é não viver mais, só passa isso pela minha cabeça, me sinto um fracasso, sinto vergonha de ver antigos colegas se formando e eu ficando para trás. E minha família só serve para me pressionar. Não tenho nem forças de procurar ajuda e sair de casa. Tenho até medo de desabafar e ouvir o que a maioria diz, que isso é "frescura", "preguiça", "falta do que fazer", "vai trabalhar que melhora", "drama", "falta de Deus" e etc. Preciso de ajuda, não sei se largo a faculdade e procuro ajuda para ver se eu melhoro, porque sinto que a faculdade deixa eu pior, não sinto que tenho mais cabeça para estudar, ou continuo empurrando com a barriga e só repetindo por faltas e nunca me formo. Se eu larga a faculdade perco minha bolsa e depois não consigo voltar, porque já tranquei uma vez e agora não posso mais trancar por causa da bolsa, ai teria que pagar e perderia a bolsa e não tenho condição de pagar. Mas sinto que assim não dá para continuar, não tenho apoio familiar.

A melhor resposta 28 OUT 2019

Olá, bom dia. O mais indicado a fazer é procurar um tratamento multidisciplinar pelo Sistema Único de Saúde, existe CAPS ou POSTOS de SAÚDE nas cidades para atender a população, pessoas de baixa renda e sem condições financeiras para pagar um tratamento, procure saber os dias de atendimentos para poder fazer uma triagem e assim passar no psiquiatra e outros profissionais necessários. Existe para atendimento psicológico as clínicas escolas que você pode estar procurando, se a sua faculdade tiver o curso pode até procurar na mesma se preferir.

É necessário cuidar da sua saúde mental e emocional no momento para poder trabalhar tudo que você relatou em sua pergunta, precisa ter muita determinação em procurar e fazer o tratamento adequado, infelizmente não tem o apoio da sua família, mas tente procurar ajuda sozinha, visto que também não tem amigos.

Espero ter ajudado de alguma maneira, melhoras e sucesso na sua saúde mental e emocional.

Consultório Particular Liriane Oliveira Psicólogo em Caruaru

13 respostas

3 MAR 2022

Olá Ana, sua situação não é fácil mesmo, mas tudo depende de você... e mesmo sem perceber você já começou a fazer algo, procurando ajuda especializada.... Se está difícil da forma que está eu te garanto que não será fácil se iniciar um processo psicoterapêutico, irá mexer em muita "feridas" descobrir muitas situações que estão encobertas até mesmo ar proteção.
Seu caso é bem complexo, não dá pra te dar receita por aqui (a vida não tem recita, na verdade), acredito que muitos são os fatores que te levaram a estar onde está.
A dica é:
- Procure um bom profissional da Psicologia para te auxiliar neste processo;
- Fazer o que é possível no momento, você quer mesmo concluir seu curso? Se sim, conclua, é o seu projeto, sua vida;
- Analise os prós e contras de cada atitude sua, seja ela positiva ou negativa;
- Se permita viver o que é possível no momento, e as respostas irão aparecer, nem sempre na velocidade que desejamos, mas elas vem, "seja gentil com você"!
Fico a disposição.

Se cuide.

Psicóloga Cátia Simone Wermuth
CRP 08/29880

Cátia Simone Wermuth Psicólogo em Cascavel

7 respostas

30 OUT 2019

Boa noite Ana,

Depois de ler seu relato, recomendo que você tente fazer psicoterapia, com uma (um) Psicóloga (o) para que possa passar por um processo de autoconhecimento, sem julgamentos alheios.

A partir do autoconhecimento, você poderá ter uma real tomada de consciência das questões que podem estar afligindo o seu cotidiano, impedindo-a de ser tranquila, produtiva e feliz.

Através da psicoterapia, você, também, terá a oportunidade de aprender encontrar as soluções mais adequadas para cada conflito ou situação.

A psicoterapia poderá, ainda, proporcionar-lhe um reencontro consigo para que você possa ser protagonista de sua própria história!

Coragem Ana!

Abraço,

Eliane Monteiro Kuramoto - Psicóloga Clínica. CRP 06/131630.

EMK - Psicologia Clínica Psicólogo em Mogi das Cruzes

15 respostas

28 OUT 2019

Oi Ana!
Você está certa ao se perceber com depressão e o cuidado com essa doença, que não é frescura nem falta do que fazer exige tratamento. Também irá te ajudar o uso de medicamentos. Mas a princípio Ana procure se aceitar e se perdoar pelas suas dificuldades! Você não precisa ser perfeita para poder viver o que te faz bem. Inclusive comece por aí. Procure o que te faz bem! E existem atendimentos acessíveis em Faculdades de Psicologia ou serviços do Governo. Se cuide!

Flávia Castilho de Oliveira Psicólogo em Brasília

3 respostas

28 OUT 2019

Ana, procure ajuda psicológica, um psicólogo irá lhe orientar e trabalhar contigo esse represamento das emoções que acabam causando tanto desconforto psicológico.
Pratique caminhadas, vai ajudar na produção de endorfinas é seratoninas, evite alimentos com farinhas brancas, tente diminuir ao máximo o número de cadeiras na faculdade cuide de tua saúde mental, nesse momento ela deve ser tua prioridade.

Psicóloga Vera Rosani Sturmer Psicólogo em Cachoeirinha

1 resposta

28 OUT 2019

Olá Ana!
Estes sintomas de ansiedade, depressão e síndrome do pânico precisam ser acompanhadas por um profissional especialista (psiquiatra), pois estes sintomas significam que seu cérebro não está funcionando em equilíbrio e junto, recomendo a terapia, pois é necessário que você se conheça, que entenda os reais desejos e o que te traz satisfação.
Percebo que o outro tem muita importância em seus pensamentos, mais do que poderiam ter. Quem escolheu este curso para fazer? Por quais motivações? Importante avaliar se esta é a profissão que realmente deseja ter. Outra coisa, sua dificuldade em lidar com a autoimagem. É difícil sim reprovar o que olha no espelho, mas somos muito mais do que isso. Além do que, se você tiver com uma mente em equilíbrio, vivendo de acordo com suas convicções e podendo explorar suas habilidades com segurança, essa impulsividade com a comida vai diminuir e você pode perder peso. Construir hábitos saudáveis, etc.
Quanto à sua família, as maiores críticas é dada por quem não entende do assunto e ouvi-las, dando tanto valor não irá te ajudar.
É um momento de fazer uma reavaliação de tudo, inclusive sobre suas escolhas quanto à profissão. É momento de cuidar de você, da sua subjetividade e quando tomar decisões, que seja num momento de mais calmaria, em que esteja mais centrada e que possa ver estes problemas todos de uma outra perspectiva.
Invista no auto conhecimento. Conheça quem é a Ana, o que gosta, o que realmente quer. Desenvolva suas habilidades e conheça suas limitações para poder tentar superar.
Cuide-se e depois pense nas escolhas a fazer.

Adriana Correia Alves Psicóloga Psicólogo em São Paulo

23 respostas

28 OUT 2019

Olá!. Imagine que seu mudo é uma grande biblioteca em local escuro, que você tem um farolete que pode iluminar o livro que você quiser. Hoje, pelo que você diz você está iluminando a "não faculdade", o "não emprego", iluminando a depressão, o sobrepeso, a comida. Há muitos livros, que preciso ter o tempo dividido para a iluminação adequada das partes. Será, sem dúvida, importante você poder contar com um psicólogo, mas será primário, você ter seus pensamentos e sentimentos encaminhados para outras coisas. Será inevitável ponderar outros pontos: trabalhar, reativar seus planos, não explicar estados internos, apenas por fatores históricos externos. Modifique sua rotina diária, depois disso, seja insistente, com o tempo, gradativamente você colherá as consequências das modificações. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

28 OUT 2019

Bom dia, Ana,
Primeiramente, esqueça os outros e concentre-se em você. Nos seus sentimentos e nas suas sensações. O que você sente neste momento em que está lendo isso? Pare, respire fundo e olhe pra você. Quem é a Ana no dia de hoje?
Lidar com a ansiedade é simplesmente aprender a desacelerar o ritmo. Pensar em cada momento de decisão com a alma e cuidado que merece.
O mesmo vale para a depressão. Não podemos olhar para trás, pois é como gastar nosso tempo e energia nos dedicando a algo que já aconteceu, e não fará mais diferença na nossa vida.
Então aprenda a olhar para o seu momento.

Se quiser aprender melhor a lidar com sua ansiedade e depressão, estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

28 OUT 2019

Olá.
Vejo que encontra-se numa situação delicada, divida em tomar uma decisão difícil e preocupada com efeitos que localiza serem prejudiciais a você (descontando na comida, como mencionou). Pelo seu relato, em momentos diferentes, precisou trancar o seu curso (ainda que tenha desejo de concluir), o que inevitavelmente, cria um expectativa, torna-se também uma tarefa um tanto inapreensível uma vez que sente sintomas que podem estar atrapalhando o seu desempenho e o modo como enxerga o cenário atual. Mais importante que tomar uma decisão, sem estar certa de que caminho seguir ao certo, esta a questão da sua saúde; se esta "ansiedade" e "depressão" existem, como vem tratando? É importante lembrar que esses transtornos precisam ser acompanhadas por um profissional qualificado, com uma terapia e talvez, outras intervenções (se for o caso, claro), que possam auxiliá-la no tratamento. Sem tratamento regular, as coisas muitas vezes ficam um tanto nebulosas e atrapalham digamos o nosso campo de visão. Espero que possa encontrar uma melhor saída para o seu conflito, sem esquecer que a sua saúde mental vem em primeiro lugar. Abs, Fernanda Barbosa

Fernanda Barbosa dos Santos Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro