Terapia de casal quando não aceita a separação

Feita por >Carlos R. · 22 abr 2015 Terapia de casal

Meu casamento já não existe há muito tempo. Tentei por diversas terminar o relacionamento, mas minha esposa não aceita. Não temos filhos.Tenho medo que ela possa se machucar se tento uma separação judicial. Como posso resolver isso?

A melhor resposta 22 ABR 2015

Oi Carlos. Pelo seu relato, você é bastante preocupado em não machucar emocionalmente sua esposa, pois quando ela não aceita a separação você continua casado. É só esse fato que lhe prende à sua esposa? Você ama sua esposa e quer tentar renovar sua relação? Você se sente culpado pelo rompimento? São perguntas que você precisa ter certeza das respostas.
É louvável sua preocupação com sua esposa, mas, por mais frio que pareça, você precisa pensar em você. Em todos os casos, o diálogo aberto e franco vem antes de qualquer coisa. Tudo isso feito com calma. Eu sugiro que você procure ajuda profissional com um(a) psicólogo(a) para aumentar seu autoconhecimento através da psicoterapia. Sabendo que se passa com você, suas decisões se tornarão mais claras, mesmo que não sejam fáceis. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador

25 respostas

14 MAI 2015

Carlos é importante que de maneira clara e justa essa situação seja resolvida o mais rápido possível e uma terapia de casal ajudaria muito. Toda separação é sofrida e claro um dos cônjuges não concorda, mais sofrer faz parte e se aprende com ele. Se tornam pessoas melhores quando entendem que nada é duradouro, mas que são capazes de refazerem suas vidas, pois em algum lugar existe alguem que também sofreu desse mal e conseguiu se reerguer. O que não pode Carlos é acreditar que sozinhos vcs vão conseguirem refazererm a vida de vcs sem mágoas, ou resentimentos. Sempre ficará a sombra da troca, do abandono. Boa sorte!

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

6 MAI 2015

Olá, Carlos !
A terapia de casal não promete nem unir nem separar casais. Esse tipo de terapia é um facilitador para que ambos os cônjuges tenham uma compreensão de como está a relação do casal. Há terapias cuja finalidade é justamente auxiliar no processo de separação. Talvez fosse interessante você também refletir sobre os ganhos que você poderia ter se optasse por uma terapia individual paralelamente à terapia de casal uma vez que você pode estar se boicotando, mutilando ou sabotando em continuar em uma relação que você percebe conforme seus relatos como uma relação já acabada ?
Sds
Dielson Rocha

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo

28 respostas

29 ABR 2015

Olá Carlos!
A terapia de casal pode ser uma boa opção para que vocês consigam uma separação de forma amigável.
O terapeuta atua como um mediador e possibilita uma visão diferente da relação, incluvise para compreender o quanto está claro para sua esposa que não há mais casamento.

Boa sorte

Vanessa Campos Silva Psicólogo em São Paulo

5 respostas

24 ABR 2015

Dialogando. A psicoterapia de casal pode ajudá-los nesse sentido.

24 ABR 2015

Boa noite! Carlos, pelo seu relato notei que a justificativa para estar casado envolve o sentimento de culpa em deixar a sua atual esposa. Neste caso, sugiro você repensar sobre o seu sentimento na relação, quais são os seus motivos para se separar. O sentido do casamento, também é uma questão a ser avaliada. A terapia de casal ou a psicoterapia individual podem colaborar com sua decisão por meio de reflexões sobre as questões conjugais e também as suas escolhas e sentimentos. Atenciosamente, Psicóloga Mariéle

Psicóloga Mariéle Psicólogo em São Paulo

7 respostas

23 ABR 2015

Acredito que exista um grande conflito. E importante que procure uma terapia para casal.
Isso vai lhe ajudar a tomar uma decisão com menos sofrimento.
O luto será elaborado de maneira aceitável.

23 ABR 2015

Na psicoterapia de casal trabalho sempre o relacionamento do casal. Antes de pedir a separação seria importante trabalhar as possibilidades de resolver os conflitos.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

23 ABR 2015

Boa noite, Carlos!
O término de um relacionamento é um processo que envolve várias questões: a história do casal , planos, sentimentos e escolhas que implicam em perdas e novos caminhos. A terapia de casal oferece um espaço para que possam falar sobre como cada um está vivenciando esta situação delicada; sendo o terapeuta, um mediador que possa favorecer o diálogo e um novo olhar sobre a relação que construiram.
Abraços

Lilian Cristina Nascimento Psicólogo em Barueri

5 respostas

23 ABR 2015

Boa Noite. A terapia de casal ajudaria muito como mediadora neste caso. O terapeuta tem recursos para ajudar no processo de separação tornando-o menos traumático. Trabalhando a perda de forma mais saudável e assertiva. É natural que aconteça a negação de um dos cônjuges tornando a situação insustentável, dolorosa. O processo terapêutico e breve por ser focado no problema levando o casal perceber a real situação .

Maria de Fátima Araújo Martins Psicólogo em Belo Horizonte