Qual é a frequência e motivos aceitáveis de brigas de casal que moram juntos?

Feita por >DCaroline · 16 jan 2018 Terapia de casal

Sou uma Mulher de 25 anos, no 2º relacionamento de 1A4M.

Quando faço ou falo algo que desagrada meu companheiro, ele, ao invés de me comunicar, simplesmente fecha a cara e me ignora, nem sequer olha pra mim.

Desde o inicio do nosso relacionamento eu já tive algumas reações, tendo em vista que esse comportamento me causa um desequilíbrio e instabilidade enormes, entre elas uma típica crise “não sei doque”, eu grito, eu xingo, eu quebro, eu me machuco, mando embora, enfim, esse tipo de crise; já tentei ignorar tbm, sofro igual; já me humilhei, sem efeito; já tentei ser adulta e coerente e tentar conversar sobre, mas não surtiu efeito.

Parece-me que a critica dele é sempre a msm, que eu só estou feliz, quando estou fazendo coisas das quais EU escolhi, tipo, musicas, filmes, lugares pra ir. Eu acho injusto ele dizer isso, eu me esforço pra agradá-lo, mas entendo que o que me agrada não o agrada, e que SOMOS MUITO DIFERENTES, em resumo ele me acha egoísta.

Faz um ano que moramos juntos e faz um ano que vivemos dessa forma, nossas brigas acontecem em torno de 6 vezes por mês e as vezes ele me ignora por até 3 dias seguidos (ah, como isso me machuca).

Da última vez eu disse que precisava que ele falasse ao invés de se comportar dessa forma, contudo, ele não me deu uma resposta (ele nunca dá) e eu resolvi colocar um prazo e uma meta pra esse relacionamento, pois, por mai que eu tente ser menos egoísta sem um feed-back positivo ou negativo, eu não sei se estou no caminho certo.

Se a minha decisão está correta, o que devo levar em consideração pra essas metas e um prazo adequado à minha realidade, devo compartilhar com ele a minha decisão (como fazer pra não parecer uma “ameaça”); quais a frequência e motivos aceitáveis pra uma discussão de casal (apenas pra poder moldar minhas metas e encarar a realidade, como de fato ela é)?

Não tenho o que reclamar DELE como companheiro, apenas as nossas brigas e a falta de comunicação entre a gente.

Agradeço profundamente a atenção e aguardo uma resposta.

Att, DCaroline.

A melhor resposta 17 JAN 2018

ola de caroline!!!!! procure uma terapia individual para vc ok? e só depois vc avalia a possibilidade de uma terapia de casal, blz?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

23 JAN 2018

Olá Caroline! Eu pergunto: Quanto tempo você pretende continuar assim? Pois é, não existe um tempo, uma frequência que sejam corretos, mas sim, quanto tempo e com que frequência você irá permitir que isso continue acontecendo!!! Creio que você necessita de terapia para poder se fortalecer e amadurecer na relação. Talvez seja por isso que ele prefira te ignorar!!! Busque ajuda. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

17 JAN 2018

Caroline, problemas no relacionamento são comuns, e dificuldades de comunicação mais comuns ainda. Quando um casal não consegue estar na mesma sintonia, não consegue se comunicar adequadamente. É como se cada um estivesse usando uma língua diferente, ninguém se entende. Enquanto cada um não parar para ouvir o outro e ouvir a si mesmo, nada mudará. Uma sugestão, caso você queira tentar melhorar sua relação, é buscar terapia de casal. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 JAN 2018

DCaroline, bom dia! Me parece que a comunicação, principalmente nos momentos das brigas e desentendimentos, é uma das grandes dificuldades que seu relacionamento conjugal está enfrentando. Sugiro que vocês façam terapia de casal para que possam ajustar esse ponto e descobrir uma nova maneira de lidarem comas dificuldades. Estou à disposição para ajudá-la. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

17 JAN 2018

Olá Dcaroline!! Nos relacionamentos de maneira geral a maioria das vezes é preciso saber lidar com as emoções e trabalhar a comunicação do casal. Você tem uma forma de ser, ele outra, e vocês dois juntos formam a identidade do casal... então tente analisar na última briga, onde vocês estavam? Como estavam os humores? Qual era a intensidade das emoções? Hoje você analisando com calma o último episódio o que poderia ter sido diferente? Ficar preso neste ciclo dificulta a empatia e a capacidade de aliviar para si mesmo e para o outro possibilidades diferentes de respostas, pense nisso...a terapia de casal vai ajudar... Um forte abraço!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

17 JAN 2018

Olá, Dcaroline.
Pelo seu relato percebo que o silêncio dele realmente te incomoda muito, e a comunicação entre um casal deve ser mais eficiente.
Com tudo, não há uma quantidade de brigas aceitáveis dentro de um relacionamento, pois cada casal tem a sua própria dinâmica.
Recomendo a vocês a busca por uma terapia de casal, que pode oferecer a vocês uma comunicação mais eficiente e alguns problemas mais leves.
Qualquer dúvida estou a disposição

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo