Ter raiva do sobrenome é normal?

Feita por >Frank Marciano · 30 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Tenho dois sobrenomes, um materno do meio e o último paterno. Sempre usei o paterno, inclusive sou bem reconhecido com ele. No entanto, meu pai pisou MUITO na bola e não temos mais contato. Tenho bastante raiva dele inclusive, ele feriu emocionalmente MUITO pessoas que amo. Recentemente, tenho sentido um ímpeto de raiva com o sobrenome dele que tenho, como se me trouxesse uma coisa ruim. O que pode ser isso? Estou muito ansioso por pensar que sou reconhecido pelo sobrenome dele e ele ser uma pessoa ruim.

A melhor resposta 2 JUN 2022

Olá Frank
Há regiões em nosso país que se conhece as pessoas por seus sobrenomes, isto normalmente acontece em cidades pequenas. Porém em cidades grandes como São Paulo, se percebe uma pessoa por sua formação, entende-se que ser desta ou daquela formação você pode ter determinada personalidade, status ou ser melhor de vida. E isto também serve para sobrenomes. Portanto é valido que tenha este sentimento com o nome do seu pai, principalmente se morar em regiões em que se valoriza muito o sobrenome. No seu caso parece haver uma contradição interna com a relação que tem com seu sobrenome. Busque ajuda psicológica para entender como lidar com esta inquietação interna.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 MAI 2020

Bom dia Frank, a raiva que sente do seu sobrenome paterno é apenas a transferência de toda a magoa, ressentimento, raiva que foi causada pelo comportamento de seu pai, você diz que ele pisou, feriu, hoje ainda você está magoado, ferido pelo o que sofreu e o sobrenome te lembra tudo de ruim que ele te fez e, ser filho dele tem um peso enorme para você, o medo de comparações negativas, de ser igual a ele, sugiro Frank que, procure tentar primeiro pensar em você mesmo, você não é "seu pai" e, posso te dizer que "você a partir do seu comportamento pode e deve construir sua identidade em relação ao sobrenome", pense sobre isso, ser reconhecido por você mesmo apesar de ter o sobrenome dele, "Frank filho de fulano de tal é completamente diferente do pai dele". Reflita sobre isso.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

1 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Acontece muito de as pessoas terem raiva do sobrenome, quanto do nome, assim como, do pai, da mãe, do irmão, do prefeito, da cidade. Quanto ao sobrenome, vale á pena observar o seguinte: os sobrenomes, surgem e regiões, senhores de escravos, características geográficas, dentre outros fatores. Por exemplo, Silva Oliveira, Alves, são sobrenomes que acompanham milhões de pessoas no Brasil. Quando buscamos as histórias das pessoas com esses sobrenomes, encontramos pessoas de todas as possibilidades de análise, quanto à sua história: honestas, corretas, bandidas, oportunistas. Quem fará seu sobrenome será você. Não tenho certeza sobre seu sobrenome que te incomoda, mas com sobrenome igual ao meu (Machado), já soube de traficantes, presos, autoridades, pessoas comuns. É preciso tentar dar ética e honestidade à receita de nossa vida, que contém o nosso sobrenome. Certamente você dará novo significado, com o amadurecimento, à sua inteireza, que contém seu sobrenome. A sua vivência, com ética e retidão, fará com que as pessoas relacionem seu sobrenome a uma pessoa nobre e honesta, que você estará sempre construindo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com os cuidados da máscara, higiene e distanciamento físico - uma vida salva, vale toda a vida!). Ary Donizete Machado.

8644 respostas

1 MAI 2020

Bom, nada é generalizável, cada caso é um em sua essência, contudo, pelo que você descreve me parece que o sobrenome possui um significado e uma identificação com a figura de seu pai, devido a atribuição que tem, e muito provavelmente com o que ele representa (sentimentos, percepções) para você nesse momento. Tente pensar um pouco sobre as associações e representações que tem feito, além de ser muito importante considerar um acompanhamento psicológico para trabalhar e desenvolver de maneira mais saudável os seus recursos de enfrentamento, assim como suas emoções e suas relações interpessoais.
Fique bem, cuide-se.
Um abraço.

Psicóloga Letícia D. Okamoto Psicólogo em Ribeirão Preto