Tenho uma Avó de 76 anos lúcida, que está com problema psiquiátrico.

Feita por >Katiane · 15 ago 2022 Abordagem psicológica

Minha avó é lúcida, mas está tendo uns problemas psiquiátricos e não aceita ajuda, ela diz que não é louca, a família está fazendo de tudo, mas nada é o suficiente. Ela anda e todos os exames estão bons, mas ela fica o dia inteiro em cima da cama dando ordens para quem está com ela, ela quer que dê banho nela coloque comida na sua boca, e fala que todos os filhos e netos só rodeia ela por causa do dinheiro que ela diz que tem e na verdade não tem nada. Ela grita com a filha e o filho xinga eles e diz que eles são obrigados a largar os filhos e os maridos e as esposas para ficar com ela, porque ela tem direito sobre eles. Senão ela vai mandar prender eles. Ninguém mais sabe o que fazer, ela está sendo acompanhada por um cardiologista que não faz nada e ele diz que ela não tem nada. Só que ninguém mais aguenta ela. O que podemos fazer? Já contratamos uma enfermeira e ela ameaçou a enfermeira.

A melhor resposta 21 AGO 2022

Katiahe. Coloque limites . E deixar de a idosa use a doença dela a seu favor.
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 AGO 2022

Olá Katiane.
Provavelmente o cardiologista pede exames relacionados à área dele e verifica que está tudo bem. ótima notícia. Mas e a área neurológica, psiquiátrica? São áreas que ela demonstra que precisa de avaliação e possível tratamento com urgência. Os filhos devem procurar a ajuda de profissionais dessas áreas especialistas em idosos e relatar o que está acontecendo. A área emocional, social, comunitária, espiritual da sua vó também precisa ser avaliada por um Psicólogo pois são áreas importantes em todas as fases da vida. Sugiro que elejam alguém da família para representá-los em uma terapia individual ou façam terapia familiar sistêmica dos juntos para falarem sobre as dificuldades de manejo de ordem práticas e emocionais no lidar com a sua vó neste momento. Sugiro também que sigam as lives do Dr. Pelegrini no domingo à noite no YouTub e também a Play List dele. Ele trata com maestria esse temas que envolvem as dificuldades no lidar com os idosos como banhos, alimentação e as doenças mentais relacionadas à idade. Fico à disposição para tratar desses conteúdos com profundidade em Terapia.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 AGO 2022

Boa tarde Katiane.
Pelo seu relato parece mesmo que sua avó está apresentando algum problema mental. Sugiro que façam uma consulta com um psiquiatra para melhor avaliar as condições mentais . Ela pode estar com alguma demência e só o médico terá condição de avaliar com precisão e propor um tratamento.
Estou à disposição se desejar fazer uma consulta.

Rosana Eugenia Alves Dias Psicóloga Psicólogo em Santos

5 respostas

16 AGO 2022

Olá e obrigada por escrever, acredito que mesmo ela estando resistente o melhor a ser fazer seria procurar por profissional para ela começar a fazer terapia, pode ser online ou presencial, tem a opção de home care também e de acompanhante terapêutico.
É muito comum alguns idosos se sentirem sozinhos, desvalorizados e abandonados nessa idade, pode ser que ela esteja sentido isso e usa essas manipulações para demostrar.

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

16 AGO 2022

Olá Katiane.
Talvez o que ela está pedindo, sem assertividade, é que lhe deem atenção. Verifique se é possível revezar, entre filhos e netos, o tempo que passam com ela. Pergunte sobre sua juventude, como ela era, o que fazia, como foram algumas fases de sua vida, deixe ela falar sobre seu passado sem interrupção, ouça com vontade de ouvir, com interesse de conhecer sua história, e se ela repetir alguma passagem de sua vida, não a interrompam, faz parte da idade. Esta escuta pode melhorar o humor dela. Porém além disso seria importante levá-la em um psiquiatra, este pode verificar a necessidade de medicação para este humor dela.
Se ela aceitar fazer atendimentos psicológicos por internet, também seria interessante, pois ela poderia falar daquilo que a está incomodando, e ter um momento em que se sentirá ouvida na sua essência. e se ela não sabe utilizar vídeo chamada, alguém da família poderá ajuda-la a entrar em salas virtuais.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 AGO 2022

Olá Katiane! Obrigado por escrever. Será importante uma avaliação mas cuidadosa, por parte de um de nós, psicólogos, com a ajuda de um de vocês, de preferência a pessoa que mais convive com ela. Provavelmente ele está vivendo alguma demência própria da idade. Todo idoso, mesmo com essas oposições, precisam ser tratados com acolhimento, carinho, empatia. Provavelmente a história detalhada dela ajude a entender o que ela está vivenciando. Um caminho será tentar, com a devida sensibilidade, paciência, empatia e acolhimento, alguém requalificar o vínculo com ela, mesmo que precise entrar em, de certa forma, em alguma inadequação dela.
Estaremos a disposição para refletir mais profundamente.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8609 respostas

16 AGO 2022

Oi Katiane...
Se ela está bem, não tem porque as pessoas ficarem assistindo ela. Ela está manipulando voces. Deixe ela sozinha. 76 anos está nova ainda, principalmente se está bem de saúde.
Ela faria Psicoterapia Online?
Pergunte para ela...