Tenho medo do meu passado

Feita por >blue · 21 jun 2021 Traumas

nos últimos dias lembrei de algo que aconteceu muitos anos atrás e admito que me sinto suja... me sinto um monstro por tudo ter acontecido. na infância - dos seis aos onze anos - algumas pessoas - homens - chegaram a me... tocar. antigamente eu simplesmente ignorava isso, mas hoje, agora que entendo um pouco melhor das coisas, me lembrei de algo que fiz... por achar que todos aqueles toques eram ''normais'', eu fiz com uma pessoa... eu me sinto a criatura mais nojenta do mundo. eu pedi mil perdões para a pessoa em questão que imediatamente me perdoou, mas ainda me sinto nojenta e tenho medo de refletir no meu futuro... isso está me limitando muito! quero me livrar disso, me livrar do peso da culpa... procurei pedir perdão a Deus tbm, mas não sei se fui perdoada... mesmo que antigamente eu não tinha noção do que aquilo significava, por não ter contato com a educação sexual, me sinto a pior pessoa do mundo e indigna de felicidade. eu só quero me livrar disso tudo e uma vez, ter o perdão da pessoa e de Deus... queria muito buscar tratamento, mas não posso pagar no momento. futuramente pretendo buscar ajuda urgente...
bom, nunca falei sobre isso com ninguém próximo de mim por medo e decidi falar aqui...

A melhor resposta 23 JUN 2021

A sensação de culpa, de se sentir suja, de se sentir errada, infelizmente é uma sensação comum a todas as pessoas q passam por abusos sexuais. E você está certa! Se não se cuidar, isso influenciará sim, e muito em seu futuro. É muito importante q vc busque tratamento o Qto antes. Existem serviços públicos com atendimentos gratuitos para essa demanda. Existem também profissionais dispostos a negociar valores para atendimento, geralmente sou bem flexível em relação a isso. Se desejar podemos conversar sobre.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

23 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 JUN 2021

Blue,
Isso se chama trauma... experiências vividas e que causam dor na vida presente.
Causam dor, não por ter feito alguma coisa "errada", mas por estar muito influenciada pelos costumes, pelas normas, pelo conceitos sociais que te diziam que isso era errado.
Tudo isso está preso dentro do teu campo emocional e precisa sim ser removido, curado.
Isso, voce consegue através da Psicoterapia, livrar-se desse peso que embora seja do passado, a dor é atual, está presente aqui e agora. Teu tratamento já iniciou... foi a possibilidade de voce expor o que sente e solicitar atendimento.
Foi o primeiro passo... agora precisar consolidar.
Curado este sentimento, sua vida no presente fluirá de forma leve e tranquila.

5817 respostas

22 JUN 2021

Olá Blue! Grato por escrever. Certamente Deus já te perdoou! Falta você se perdoar. Em nossas vidas, vivemos amadurecendo, aprendendo.
Você foi participante de uma vivência que você entende indevida, causadora de culpa. Não agiu sozinha. Também certamente há muitas outras pessoas, aliás, a maioria das pessoas, viveu ou viverá algo na área sexual, do que se sentirá culpada.
Será muito importante você poder conversar de forma mais científica, respeitosa, sobre o que está sentindo.
Não fique sofrendo sozinha. Veja nossos pefis, escolha um de nós, psicólogos, venha para uma reflexão sigilosa, respeitosa, com mente aberta e acolhimento.
Abraços virtuais: Em tempos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para e economia, quanto para a saúde. : máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - pscólogo clínico.

8609 respostas

22 JUN 2021

Bom dia,

Se trata de vários traumas que tem impedido você de dar continuidade na sua trajetória. É preciso que tudo isso seja ressignificado. Te oriento a fazer um tratamento que seja voltado para TEPT (Transtorno do Estresse Pós Traumático). Uma boa indicação o EMDR.

Sérgio Roberto Moreira da Silva Psicólogo em Brasília