Tenho medo de olhar para as pessoas na rua

Feita por >Maurício · 18 jul 2022 Abordagem psicológica

Evito andar na rua, tenho ansiedade de passar pelas pessoas evito contato visual, medo do que vão pensar de mim, principalmente mulheres, as pessoas percebem e me acham estranho.

A melhor resposta 20 JUL 2022

Olá Maurício, como vai?
Imagino que sinta desconforto nestas situações sociais, porque em alguma instância somos sempre expostos a eventos com pessoas, mesmo que seja caminhando na rua.
São necessárias informações e conhecimento sobre sua história de vida para pensar nos porquês de você se sentir desta maneira. Só assim é possível estabelecer um projeto de intervenção e mudanças comportamentais.

Fico à disposição,
Atenciosamente.

Maithê Prampero Psicóloga Psicólogo em Campinas

6 respostas

7 AGO 2022

Maurício,
Viver é se desafiar... foi pra isso que voce veio, se desafiar para ser.
Precisa se reconhecer e se aceitar - cada um é de um jeito.
Primeiro, precisa parar de julgar; quando se julga, deixa de existir. Voce é um; o outro é outro.
Pois comece a enfrentar as pessoas pelo olhar, é o primeiro contato físico.
Voce existe... diga bom dia olhando para os olhos; ou voce é tão orgulhoso que não se permite olhar para o outro?
A mulher é a obra-prima do criador. Temos amá-las, simplesmente amá-las.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado; vai ser o melhor investimento em ti mesmo.
Abraços

5943 respostas

19 JUL 2022

Olá Mauricio.
Precisamos de muito mais informações para ajudá-lo. O seu histórico de vida é muito importante para que possamos entender o seu comportamento de evitação. Esse trabalho de entendimento poderá levar algum tempo mas é muito necessário para que você possa ter a ajuda que merece neste momento. Procure um psicólogo aqui no site que atenda na sua cidade e marque um horário para falar sobre a sua necessidade de ajuda para conseguir sair na rua com tranquilidade. Fico à disposição para mais informações.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

19 JUL 2022

Olá Maurício! Que bom que você escreveu! Isso tem sido muito comum nos tempos atuais. As pessoas experimentam o conforto e a proteção do fone de ouvido, do carro, da TV, da internet, das redes sociais e não exercitam a troca social. Você precisa treino, muito treino, persistência, muita persistência. Se há um conteúdo de vida, além de se alimentar, respirar, tomar água, que precisamos cuidar, é o aprendizado da convivência social, envolvendo os cinco sentidos: olhar, cheirar, tocar, ouvir, sentir sabores e trocar vivências sobre isso, de forma harmônica com as pessoas. Você precisa fazer o contrário: estar mais do que os outros, na rua, mais com pessoas, para treinar mais. O início dessa inversão de atitudes exige esforço e persistência. Será altamente recomendável que você conte com o direcionamento científico assessorado por um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retoma as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

19 JUL 2022

Olá, Maurício
O que será que vai vir desse contato? Me pergunto ainda como isso se dá no aprofundamento das suas relações interpessoais, afinal deve causar certa solidão, não?
Para que uma relação seja construída, exige um contato mínimo, preciso reparar que aquela pessoa existe, assim como preciso me fazer ser visto, certo? Como andam as construções de relações por aí?
Imagino que tenha muito a ser dito, afinal isso certamente possui relação com a sua história. Para ser respeitosa com ela, te sugiro o acompanhamento com um psicólogo, assim é possível que tudo isso seja compreendido em minúcias, além de abrir espaço para que uma mudança possa surgir daí.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição
E por último: não tema por esse julgamento vindo de um psicólogo, ele possui treinamento para que você evite se sentir dessa forma.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

19 JUL 2022

Olá Maurício!

Seria legal buscar um acompanhamento psicológico para ressignificar suas crenças sob si mesmo.
É importante dialogar sobre seus medos, acolher a sua criança interior.
"Um ponto de vista só, é apenas a vista de um ponto".
No processo terapêutico você vai aprender a olhar a vida e a si mesmo sob diversas perspectivas, e quando aprender a dialogar consigo mesmo vai conseguir se relacionar melhor com o outro.

Camila Yume Bertoluzzi Psicólogo em São Paulo