Por que eu tenho medo das pessoas nao gostarem de mim?

Feita por >Andressa · 20 fev 2023 Habilidades sociais

Eu sou uma pessoa mais fechada porém quando estou com meus amigos mais próximos eu sou uma pessoa alegre, amiga, divertida. as vezes eu sinto que preciso me fechar pra todos. Um exemplo, tem dias que eu não sinto vontade de falar com ninguém só ficar na minha, evito até olhar nos olhos das pessoas. Como eu sou uma pessoa mais fechada eu demoro um tempo pra me acostumar com alguém que conheci recentemente, e eu percebo que as vezes as pessoas falam "nossa você é quieta né" ou "fala alguma coisa" e isso me deixa com muita raiva, eu odeio muito ouvir essas frases porque eu sofri bullying durante todo o ensino fundamental então quando eu escuto isso parece que eu volto lá ensino fundamental e me sinto da mesma forma que eu me sentia quando tinha 14 anos, e tipo um gatilho pra mim. Hoje eu tenho 20 anos trabalho com atendimento ao público e no meu trabalho sou elogiada pelo meu atendimento e por ter uma boa comunicação com os clientes mas na vida normal fora do meu trabalho parece que eu não sou mais essa pessoa comunicativa. Eu sinto que eu preciso falar mais, me amostrar mais ou ser mais comunicativa para as pessoas gostarem de mim. Outro fato também é que eu tenho medo de ser eu mesma até com a minha família, nem minha mãe me conhece direito.

A melhor resposta 21 FEV 2023

Oi Andressa boa noite

Nossos medos as vezes atrapalham bastante nossas relações afetivas/sociais. Recomendo iniciar um processo terapêutico para entender melhor oque está acontecendo, ser uma pessoa fechada, mais reclusa não é um problema, as inseguranças e os medos que se tornam um problema.

No seu trabalho você tem um motivo para ser comunicativa e tratar bem os clientes é o seu ganha pão, então certamente você se esforçou para ser esta ótima profissional.

Na vida pessoal, por exemplo você relatou sobre o bullying, sobre o medo de ser você mesma, sobre o desconforto de conhecer pessoas novas, pode tudo estar relacionado, pois seus amigos mais íntimos já tem acesso a você nos limites que você estabelece e eles já possuem sua confianças, pode ser que pessoas novas para você ascenda um alerta de perigo, pois estará sujeita a passar por situações que não gosta justamente por eles não te conhecerem ainda e não saberem.

Caso tenha interesse em iniciar um processo terapêutico atendo on-line e presencial, entre em contato

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

24 FEV 2023

Olá Andressa tudo bem? você demonstra ter muitas inseguranças sobre você, e isso pode ser algo que te trava e te impede de ser mais aberta fora do seu trabalho. Recomendo que busque fazer um acompanhamento profissional, pois ele irá te ajudar a se compreender melhor e entender como vencer esses receios que te incomodam. Assim como irá te auxiliar com os traumas do bullying. Caso queira conversar estou a disposição.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo

61 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 FEV 2023

Olá Andressa, espero que esteja tudo bem com você.

É um sinal positivo quando observarmos características em nós mesmos que desejamos mudar ou aperfeiçoar, pois isso é sinal que desejamos evoluir, nos aperfeiçoar, investir tempo em nosso desenvolvimento pessoal, e isso pode trazer benefícios não só por agora, mas em toda nossa vida futura. Não ache que tais características são imutáveis, e que uma vez sendo desta forma, você será sempre assim. Muito pelo contrário, temos sempre a oportunidade de nos modificarmos, orientando nossa vida para o local que desejamos seguir. A comunicação, a empatia, podem ser desenvolvidas com o tempo, e desta forma você poderá experimentar as relações de uma nova maneira, mais alinhada com aquilo que você espera, melhorando sua autoimagem para si própria. Muitas vezes nos frustramos porque desejamos mudar, queremos ser diferentes, mas não sabemos como fazer, como construir de maneira duradoura a mudança que desejamos. Mas não se preocupe, com constância e comprometimento você irá obter o que deseja. Um Psicólogo é o profissional mais indicado para te auxiliar neste processo de mudança, e é interessante você contactá-lo para que você tenha um espaço profissional para trabalhar sua inteligência emocional e, com isso, seu autoconhecimento. Se houver possibilidade, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia. Você encontrará muitos benefícios ao longo desse caminho, que poderão te ajudar ao longo de toda sua vida permanentemente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 FEV 2023

Oi Andressa,
Voce precisa resolver os conflitos emocionais que tem, que estão gravados dentro de si. São resultado de experiências vividas na tua infáncia e que servem de referência agora.
Tão logo cure teu emocional, as coisas se equilibram e a tua vida se harmoniza, tanto quando estiver em público como sozinha, com teus amigos, no teu relacionamento como um todo.
As habilidades sociais são uma consequência da resolução desses conflitos emocionais.
Use a psicoterapia para conseguir isso. É a forma mais adequada, é seu melhor investimento.
Abraços

5817 respostas

21 FEV 2023

Oi Andressa! Que bom que você escreveu. A socialização não é um monstro, é uma necessidade. Não há pessoas melhores ou piores, mais bonitas ou mais feias. As pessoas são tão amplas, ricas, intensas. Basta viverem espontaneidade, harmonia interna, e viverem sua originalidade, que ficam atraentes, interessantes (para amigos, para patrões, empregados, colegas, conhecidos, namorados, filhos, pais, etc.). Antes da história, do bullying, certamente encontraremos um ponto no qual você já interpretava apenas parcialmente a natureza das crianças e adolescentes e as abrangências de suas ações.
Você precisa ponderar, com a ajuda científica de um psicólogo, a natureza humana, conhecer melhor a si mesma, seus recursos, possibilidades, potencialidades e forças. No fundo, no fundo mesmo, quem precisa confiar em si, valorizar a si, gostar de si - só que na interação - é você mesma.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8602 respostas

21 FEV 2023

Olá, Andressa
O título da sua pergunta pode nos dar algo para pensar: por trás dessa dificuldade em falar com pessoas novas há um medo de que elas não gostem de ti?
Com esse histórico de bullying, penso que pode te levar a esse lugar de buscar agradar ao outro. Acredito que pode ser uma boa opção para ti buscar cuidar dessa ferida, que parece ainda esta aberta, uma vez que há um gatilho que te machuca. Te oriento a buscar um processo de terapia para que essas e outras questões possam ser devidamente cuidadas.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha