Tenho gêmeos e o mais velho é mais irritado

Feita por >Luana · 12 jun 2020 Psicologia infantil

Tenho gêmeos bivitelinos e o mais velho desde o primeiro dia da maternidade demonstrou ser mais irritado. Hoje eles estão c 5 anos e o comportamento dele só piora. Pra completar, me separei e cuido das crianças sozinha. Não sei mais o que tentar com ele. Reclama de tudo, só aceita fazer o que ele quer, se faz o que falo, faz sempre brigando, gritando e criando confusão. Preciso de ajuda. Meu filho mais novo passou a imitar tudo que ele faz.

A melhor resposta 13 JUN 2020

Oi Luana, é impossível fazer uma avaliação somente com essa informação, mas, você pode começar observando os estímulos antecedentes, isto é, o que ocorre antes dele manifestar o comportamento irritadiço e as consequências, isto é, o que ele "ganha" com esse comportamento, pode ser atenção, ou fazer o que ele quer (vencendo pelo cansaço). Você pode conversar com eles quando eles estiverem calmos, explicar que a mamãe não gosta que eles fiquem gritando para conseguirem as coisas, que isso te faz ficar triste e que de agora em diante quer que eles falem baixinho e peçam por favor quando quiserem alguma coisa. Você pode criar situações onde eles precisem te pedir algo e quando eles fizerem você entrega o que eles querem e reforça o comportamento desejado. Exemplo: Pode colocar um brinquedo que ele gosta em um local alto (sem que ele veja), assim, quando ele quiser você explica: a mamãe pega para você se pedir falando baixinho e por favor, daí quando ele fizer isso você entrega o brinquedo e elogia. Isso precisa ser individualizado, o que pode ser reforçador para um pode não ser para outro, exemplo: o brinquedo preferido de um não é o brinquedo preferido do outro. E aos poucos você vai sempre observado para reforçar, sempre que eles emitirem o comportamento desejado (falar baixo e pedir por favor), e cuidando para eliminar o que pode estar sendo reforçador para ele gritar (o que ele costuma ganhar com esse comportamento). Se o problema persistir procure ajuda psicológica, assim ele poderá fazer uma avaliação mais aprofundada e indicar as melhores estratégias.

Psicóloga Luciana Vasconcellos Psicólogo em Divinópolis