Como ainda posso aguentar minha mãe?

Feita por >Gih Lima · 21 ago 2020 Terapia familiar

Desde pequena sofro muito com minha mãe, aliás, eu e minha 2 irmãs. Minha mãe é uma pessoa notoriamente frustrada. Viveu com meu pai por mais de 30 anos, na condição de amante. Tiveram 3 filhas. Meu pai, já falecido, era omisso em termos financeiro e afetivo. Minha mãe sempre foi agressiva, dominadora, cruel. Ela sempre se sentiu melhor quando depressiava ( e depressia) as próprias filhas. Sente enorme prazer em usar ternos pejorativas contra nós. Diante desse sofrimento, crescemos 3 meninas frustradas, sem auto estima. Apenas a mais velha casou, porque era loira, de olhos claros. Eu e minha irmã gêmea sempre fomos chamadas por ela de horrorosas, burras, incompetentes. Por mais que a gente se esforce para dar a ela uma vida confortável, ela sempre reclama e xinga. É uma pessoa que jamais aceita a vida, sempre diz que somos culpadas pelos erros que ela comete. Por mais que a gente se sacrifique por ela (demos a ela uma casa de classe média, no bairro que ela sonhava morar, demos carros), mas nada a faz nos aceitar e ter o mínimo esboço de carinho por nós. Isso me destrói, já pensei em suicídio umas 100 vezes, mas a pouca fé religiosa que tenho ainda tem sido o pequeno fio que me mantém nesse mundo, só não sei até quando. Amo minhas irmãs, elas são tudo para mim, já que mesmo tendo pai e mãe, nunca tivemos de verdade, pai e mãe.

A melhor resposta 22 AGO 2020

Ola Gih Lima! Grato por participar. Pelo relato, você está comprando mais a "verdade" questionável da tua mãe e abrindo mão da tua verdade.
Você falou do bairro, da casa, do carro para a sua mãe. Isso, você percebeu, não é suficiente para ela ficar harmônica, mas vocês, irmãs, se esforçaram e ofertaram esse conforto para ela. É um mérito.
Agora é hora de pensar em conforto para você, além de carro, casa. Precisamos que você consolide o amor próprio, resgate teus sonhos, planos, potenciais, metas.
Mantenha se próxima de suas irmãs, lide com sabedoria e tolerância com sua mãe..
Será muito enriquecedor você contar com a conduta científica de um psicólogo para reorganizar tua harmonia interna e atualizar seus planos, metas, sonhos, possibilidades e potencialidades. Há muitas conquistas que você pode se permitir buscar.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: interação com energia boa de vida, abertura mental, solidariedade, ética, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8767 respostas

23 AGO 2020

Olá Gilh Lima.
Independente de tudo que sua mãe possa lhe dizer, você e suas irmãs tiveram condições de proporcionar uma vida melhor para ela, mas ela com toda a suas dificuldades não consegue perceber isso, estes comportamentos e pensamentos são típicos de pessoas com depressão, que não consegue ver o lado bom da vida e consequentemente o lado bom de vocês filhas.
Quanto a sua irmã ter casado porque é loira e você não, parece apenas uma crença de uma mulher com alto estima baixa, como você mesma comenta. Quantas mulheres que você considera feia e fora do peso estão casadas e conseguiram bons maridos? Eu conheço várias. Casar ou não, não se trata apenas de beleza física, mas vários são os motivos e você pode entender e encontrar estas respostas e outras através de atendimento psicológico.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 AGO 2020

Oi Gih Lima, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Todos nós estamos em processo de evolução, você, tuas irmãs, tua mãe, teu pai, todos.
Você nasceu através desses pais mas não és deles. Foi você que escolheu estas pessoas para serem teus pais, nestas condições (mãe, amante e o pai frio e desligado), você ter este corpo, este tipo físico... tudo faz parte de como você deveria ser para melhor cumprir com o teu projeto de vida. Nasceu num ambiente, com um sistema de valores, dogmas, crenças...
Tudo isso foi projetado por você mesma para através destas condições, se realizar nesta vida.
Não é agradando sua mãe que vai conseguir auto estima, força e coragem para ser o que você quer ser. Embora respeite eles como seus pais, deves conquistar a tua liberdade emocional e financeira, cuidar da sua vida, te realizar.
Não se sinta diminuída por teres estes pais, eles estão fazendo (ou não) o seu processo de evolução, eles é quem sabem. Nada podes fazer por ela.
Portanto, seja mãe de ti mesma e não corra atrás dela. Siga a sua vida, realize a sua vida.
Saiba diferenciar o que é a vida que está em ti: liberdade para ser o que quiser, fazer todas as experiências que quiser. Tens o livre arbítrio que te orienta nas tuas escolhas e decisões. És sim responsável pelas consequências das tuas escolhas e decisões, mas serás dona de ti mesma.
Já o sistema, é esse conjunto de dogmas, valores, crenças que encontrou quando nasceu. Estes interferem em ti te dizendo o que é certo e o que é errado.
A estratégia é você saber realizar a ti mesma conforme a força e a energia que tens dentro e saber ser flexível, driblar o sistema, para realizar a ti mesma.
A vida te quer feliz e realizada.
O sistema te quer obediente e adestrada conforme seus ensinamentos.
O que você vai escolher? A decisão é sua.
Solicite ajuda se precisar, para fazer esta travessia e dar-se bem.
Vai se dar conta que a atitude de tua mãe, vai facilitar o teu desmame da influência dela. Ela diz que você é feia para ver se você reage e se supera. Você tem que acreditar em ti mesma. Não importa o que outros achem. Você a ti mesma te basta.
O corpo é apenas uma embalagem dentro da qual esconde a tua essência, a tua alma. Escolheste uma boa embalagem. Assim fica mais fácil passar pelas provas e honrar a tua missão.