Meu pai trata eu e minha mãe como se fossemos gêmeas ciamesas

Feita por >Pumi · 13 dez 2021 Terapia familiar

Me irrita muito essa mania machista que meu pai tem de sempre falar "vocês" como se eu e minha mãe fizesse tudo em dupla. Ele acha que porque somos 3 e ele é o único homem existe essa coisa de 2 contra 1. Vejo nos olhos dele como ele se sente "macho" quando fala "vocês". Por exemplo, se minha mãe dá uma opinião ele diz "se vocês acham..." e por isso eu tento ao máximo não concordar com o que ela fala e só ficar em silêncio , mas mesmo assim não funciona e esse tipo de coisa me dá muita raiva porque além de ser machista pra caramba e ele não ter parado mesmo depois de eu pedir umas mil vezes, eu ainda me sinto desprezado, desvalorizado, ignorado e não tenho minha individualidade nem minha voz respeitada, o que me faz sentir um figurante e uma planta na minha própria casa sem ter ninguém que me escute e se importe comigo de verdade. Até os meus outros parentes fazem isso às vezes porque se acostumaram a ouvir isso dele e eu não aguento mais! Fora que eu sou uma pessoa não binária e, mesmo que ele ainda não saiba, essa coisa de juntar eu e minha mãe me faz sentir rotulado como o "lado feminino dos 3" e como menina, o que me dá muita disforia toda vez que acontece e às vezes tenho ataques de ansiedade e vontade de chorar porque parece que não sou ninguém. Não sei mais o que fazer e já perdi minha vontade de tentar.

A melhor resposta 15 DEZ 2021

Ja tentou concordar? Quem sabe assim ele para!
Sua segurança em si esta baixa!!! Terapia vai te ajudar.
Estamos a disposição.

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

14 DEZ 2021

Olá Pumi! Grato por escrever. Certamente você está experimentando opressão em casa. Você não disse tua idade, mas é preciso ponderar a necessidade de construir um patrimônio social contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos das mais diversas visões de mundo. Muito provavelmente vocês vivem poucas trocas sociais. Grupo de esportes, grupo de estudos, de trabalho, de excursões, de colegas, vizinhos, conhecidos, precisam ser fortalecidos.
Todos nós somos pessoas em constante construção. Há muito riqueza e diversidade em cada um de nós. Falas do seu pai refletem estados internos dele ( de forma parcial, com as limitações que são próprias das palavras, associada às distorções emocionais desenvolvidas por você, ao longo da convivência - aqui relatada como desgastante).
Estaremos à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.