Tenho crise de ansiedade e meu marido não sabe ajudar

Feita por >Fer · 21 jun 2020 Ansiedade

Toda vez que estou ansiosa meu humor muda, brigo por pequenas coisas e não consigo estar feliz.
Meu marido é muito calmo e paciente, ele não sabe me perguntar o que fazer, o que sinto, se quero conversar.
Ele não tem reação e já conversei com ele, só quero ele do meu lado me apoiando.
Nas últimas discussões quando brigo atoa, ele diz "não é fácil, nao" ou desmarca todos nossos compromissos só pra me irritar, e eu preciso inventar coisas pra pessoas do pq não vou Mais sair com eles.
Estou querendo separar, pq já tenho que me entender e tentar melhorar e ainda agora tenho que fazer alguém entender isso, e aceitar e a ensinar me ajudar.
Já mandei até desenhos pra ele mostrando como agir com alguém com crises e ele sempre me deixa pior.
Sozinha seria melhor, ele não sabe lidar e eu não quero ter que falar toda vez

A melhor resposta 22 JUN 2020

Olá Fer! Grato por participar. Teu texto sugere que você quer separar. Vamos refletir invertido! Antes de separar do teu marido, será importante você ter em tua mente, como será estar junto consigo mesma, isto é, resgatar tua harmonia interior. Quando nós mudamos a nós mesmos, os outros que estão em convivência próxima, naturalmente são levados a se modificarem. Muitas vezes, as soluções podem vir por caminhos mais fáceis do que imaginamos. Os tempos atuais estimulam, provocam, cobram muito a ansiedade fora dos parâmetros saudáveis. Algumas ponderações podem melhorar muito as coisas. Não tome decisões rápidas ou tensas, para partes da vida, que envolverão longo tempo ou abrangente modificação. Procure por um de nós, psicólogos, para refletir melhor. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

23 JUN 2020

Fer,
Se estas com ansiedade, precisar se curar e não é função do marido fazer isso.
Cada um cuida de si, cada um é responsável pela sua felicidade.
Se te dás conta de tudo isso até de fazer desenhos, porque tu não muda? Porque espera que ele tenha estas atitudes?
O que tu queres provar?
Seja uma mulher que valha a pena e não que dá pena!

5830 respostas

23 JUN 2020

Olá Fer, tudo bem?

Olha, realmente como você disse, a ansiedade descontrolada pode mudar muita coisa em nós
Você disse que seu marido é muito calmo e paciente, mas ele não sabe o que fazer para lhe ajudar. Na verdade as pessoas nunca vão saber realmente como nos tratar, pois as pessoas só oferecem o que para oferecer
Como você disse que tem que se vender e tentar melhorar, procuro um psicólogo para lhe ajudar com isso. É você pode pedir dicas para lhe ajudar também ao seu marido manejar essa situação

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

22 JUN 2020

Olá, tudo bem? A ansiedade causa alteração tanto física, como psicológica; assim, de imediato, aconselharia iniciar uma terapia online para lidar com essa alteração de humor. Outro ponto também, seria trabalhar a ansiedade na relação. Talvez seu marido realmente não saiba " O que fazer? Como fazer?" e pode ficar nesses momentos mais nervoso que você. É necessário diálogo, compreender o que é ansiedade, como lidar com isso, além de perceber na relação o que está causando esse estresse, se realmente é "a oscilação de humor" devido à ansiedade ou há outros gatilhos inconscientes nisso.

Abraço.

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió