Tem como uma pessoa tóxica mudar rapidamente?

Feita por >DEIVID · 13 ago 2024 Abordagem psicológica

Eu quero mudar, minhas mentiras meu estresse e minha negatividade estão fazendo pessoas se afastar de mim, e da realidade.

A melhor resposta 14 AGO 2024

Olá Daivid, parabéns por reconhecer e procurar ajuda. As mudanças profundas, especialmente quando se trata de padrões de comportamento tóxicos, não costumam acontecer rapidamente, mas é possível começar a transformação desde já. O primeiro passo, que você já deu, é reconhecer o impacto negativo das suas ações e expressar o desejo de mudança.

Para alterar comportamentos como mentir, estresse excessivo e negatividade, é essencial trabalhar com autoconsciência e autocontrole. Isso envolve identificar os gatilhos dessas atitudes e praticar novas formas de lidar com as situações. A psicoterapia pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo, ajudando você a compreender as raízes desses comportamentos e a desenvolver estratégias para substituí-los por atitudes mais saudáveis e positivas. Embora a mudança possa levar tempo, com dedicação e apoio, ela é completamente possível.

Estou a disposição para trilharmos essa jornada junto com você.

Manoela Miranda.

l Manoela Miranda l Psicólogo em Recife

4 respostas

18 AGO 2024

Olá Deivid , espero encontrá-lo bem, um ponto positivo é você identificar em si próprio estes fatores e querer mudar, já é um ponto inicial, e sim, você pode modificar seus comportamentos com a ajuda de psicoterapia e conhecendo melhor sobre o assunto e sobre você mesmo. Buscar entender porque você se tornou assim, quando começou, e porque.

Lenilton Almeida Psicólogo em Salvador

4 respostas

16 AGO 2024

Olá Deivid, tudo bem?
O desejo de mudar já é um passo enorme na direção certa. Mudar comportamentos tóxicos não é fácil, e a mudança verdadeira raramente acontece de forma rápida, mas é definitivamente possível com esforço, autoconsciência e apoio.
Reconhecer que suas mentiras, estresse e negatividade estão afetando suas relações é crucial. Identifique os gatilhos e padrões que levam a esses comportamentos. Anote situações em que você mentiu, ficou estressado ou foi negativo, e tente entender por que reagiu dessa forma.
Pergunte-se por que você se comporta assim. Há inseguranças ou medos que estão impulsionando essas ações? Esse é um passo essencial para entender a raiz do comportamento e começar a trabalhar nele.
Considerar falar com um terapeuta pode ser muito útil. Um profissional pode ajudar a identificar padrões tóxicos, oferecer estratégias para mudança e fornecer apoio durante o processo.
Converse com amigos ou familiares de confiança sobre seu desejo de mudar. Peça apoio e feedback construtivo, e esteja aberto a ouvir como suas ações os afetam.
Mudar comportamentos tóxicos não é um processo que acontece da noite para o dia, mas com determinação e as estratégias certas, você pode transformar sua vida e melhorar suas relações. O mais importante é manter o compromisso com a mudança e estar aberto a aprender e crescer com o tempo. Cada pequeno progresso é uma vitória que o aproxima da pessoa que você deseja ser.
Se precisar estou à disposição.
Marilia - psicóloga de orientação psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

15 AGO 2024

Olá DEIVID, espero que esteja tudo bem com você.

O primeiro passo para a mudança é reconhecer que precisa mudar, e que deseja mudar, e isso você já está fazendo vindo aqui até esse espaço verbalizar isso. Todas as mudanças, para melhor, são sempre positivas e muito bem vindas, e por isso que te incentivo a mudar, a se transformar para que possa chegar onde deseja chegar enquanto ser humano. Porém, é preciso que você entenda que toda mudança requer tempo, pois nossos comportamentos não mudam da noite para o dia simplesmente, sem que haja um desejo consciente disso, e uma determinação nesse sentido. Fazendo uma analogia de que gosto muito, as mudanças de comportamento são muito parecidas com o ganho de massa muscular em uma academia. Sempre queremos "ficar fortes" rapidamente, mas sabemos que os verdadeiros resultados só veem com um tempo de prática e consistência. Em relação ao nosso comportamento, é a mesma coisa, precisamos de consistência e prática para que possamos mudar algum comportamento que não desejamos, e que pode estar nos prejudicando de alguma forma. Um profissional de Psicologia pode te ajudar muito neste sentido, e através de um processo de psicoterapia você pode ter a oportunidade de construir um novo caminho, com novos comportamentos e novas atitudes, que te ajudem a chegar onde deseja chegar. Se for possível, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia assim que possível.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

15 AGO 2024

Olá, fico feliz por você ter dado esse primeiro passo de procurar ajuda, porque isso demonstra muita coragem e autoconhecimento. Quando você menciona que suas mentiras, estresse e negatividade estão afastando as pessoas, já está sinalizando uma consciência muito importante sobre o impacto que esses comportamentos têm não só em seus relacionamentos, mas também em sua própria vida.

É normal que, em momentos de dificuldade, as pessoas usem certos comportamentos, como mentiras ou reações negativas, como uma forma de lidar com o que está acontecendo internamente. Esses comportamentos podem surgir como mecanismos de defesa, muitas vezes inconscientes, que usamos para tentar controlar ou minimizar algo que nos incomoda ou nos faz sofrer. No entanto, com o tempo, eles acabam se tornando padrões que afetam negativamente nossos relacionamentos e até nossa própria percepção de nós mesmos.

Quando falamos sobre mudança, é importante lembrar que ela não acontece de uma hora para outra, mas sim por meio de um processo de autoconhecimento e transformação interna. A psicologia, especialmente abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia do Esquema, pode ser muito útil nesse caminho. Essas abordagens ajudam a identificar padrões de pensamento e comportamento que nos mantêm presos a ciclos de negatividade, estresse e até comportamentos que prejudicam nossos relacionamentos, como a mentira.

Um dos primeiros passos é explorar o que está por trás dessas reações. Perguntar a si mesmo o que você está tentando proteger ou evitar quando age dessa forma pode ser esclarecedor. Por exemplo, o estresse pode estar associado a um desejo de controlar o que parece estar fora do controle. Já a mentira, muitas vezes, está ligada ao medo de enfrentar certas verdades ou consequências. Trabalhar essas questões em terapia pode ajudar você a desenvolver novas formas de lidar com essas situações, de maneira mais saudável e assertiva.

Lembre-se de que ninguém é definido por seus comportamentos negativos, e você não precisa enfrentar isso sozinho. Procurar ajuda psicológica pode ser o próximo passo importante para aprender a transformar esses padrões e reconectar-se com a sua essência e com as pessoas ao seu redor de uma forma mais genuína.

Estou aqui para te apoiar nesse caminho de mudança e crescimento. Não hesite em buscar orientação profissional para começar esse processo de transformação de forma mais estruturada e cuidadosa.

Marco Antônio Lucas Psicólogo em Divinópolis

38 respostas

14 AGO 2024

DEIVID
Você está se julgando tóxica?
Você está usando, manipulando, tirarndo proveito de outras pessoas?
Se dando conta disso, pode sim mudar, pode sim se responsabilizar por si mesmo, sem usar os outros.
Você não nasceu para usar e manipular os outros, nasceu para se realizar, mas apoiado em ti mesmo e não nos outros.
Os outros estão se afastando de ti, para se defenderem.
Você percebendo isso, pode mudar a tua realidade, basta não ser fingido, não mentir, nem para si mesmo e nem para os outros.
Cada um colhe o que planta. Se aquilo que colhe não te é bom, escolha uma melhor semeadura.
Você não é vítima de nada e de ninguém, basta se responsabilizar pelo que faz, pelo modo como trata os outros.

6351 respostas

14 AGO 2024

Olá, Deivid, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

A mentira, Deivid, é o artifício que podemos utilizar para evitarmos ter que encarar e responder a uma questão; e com tanta evitação, contornos, elaborações imaginárias, de fato a realidade, incluindo nela o contato, relação e troca com as outras pessoas, vai ficando mais e mais comprometida. Se você já atentou que o expediente do mentir, junto a estresses e negatividade, vem causando mal-estar na sua vida, Deivid, nada mais sensato do que buscar uma saída para esse estado de coisas; agora é iniciar o processo de autoconhecimento que a psicoterapia pode oferecer, nesse trabalho de acolhimento e escuta da sua história de vida e de como você vem se sentindo no momento presente, para que possamos trazer esclarecimentos e conscientização, fundamentais para mudança almejada — e tal processo tem seu ritmo de entendimento e assimilação próprios, então o respeito e o cuidado com seu ritmo íntimo e singular são necessários.

Deivid, fico à disposição para iniciarmos esse processo, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

286 respostas

14 AGO 2024

Bom dia, Deivid! Grato por perguntar. A questão do tóxico, é um conceito simplificador e redutor de diversos conteúdos. Estresse e mentiras são geralmente ligados a imaturidades e inseguranças. Modificações rápidas perfeitas, não difíceis. Grandes mudanças acontecem aos poucos. É preciso muita persistência, consciência, disciplina estratégia, motivação, dedicação. As mudanças são gradativas, não são rápidas quando elas envolve maneiras de sentir, perceber, interpretar e agir.
Será recomendável que você, para se melhorar, conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Atenciosamente,

9311 respostas

14 AGO 2024

É ótimo que você queira mudar. Mentiras, estresse e negatividade podem realmente afastar as pessoas. Considerar a terapia individual pode ser muito útil para entender o que está causando esses comportamentos e aprender novas maneiras de lidar com eles. Um terapeuta pode te guiar nesse processo, ajudando você a construir relações mais saudáveis e uma vida mais equilibrada.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

14 AGO 2024

Olá! Você estar consciente é um primeiro passo. O segundo é buscar ajuda psicológica, fazer terapia. Com terapia semanal você vai percebendo-se a cada sessão, as mudanças são graduais, existem desafios emocionais mas com persistência as mudanças podem ser duradouras. Com a terapia você vai aprender também a dialogar, inteligência emocional, o que vai auxiliar nos seus relacionamentos. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

234 respostas

14 AGO 2024

Boa noite! Primeiramente seria importante a compreensão que isso se trata de um processo, dando um passo de cada vez, focando no que está fazendo no presente. Posteriormente identificar os fatores estressores que desencadeiam os comportamentos desadaptativos, e como seus pensamentos interferem nesse processo, por último e mais importante se acolher.

Myrlla Marcelly De Barros Psicólogo em Teresina