Sogra Tóxica

Feita por >GostodeFutebol · 24 abr 2020 Terapia familiar

Boa tarde,

Entro em contato com vcs para tirar algumas dúvidas, na verdade até descrever sobre o que estou vivenciando em meu relacionamento para tambem de alguma forma me sentir um pouco melhor em meio a tantas coisas.

Namoro uma moça tem 9 meses. Somos cristãos. Nosso relacionamento desde o começo foi muito intenso, se viamos sempre etc.
Mas do natal 2019 pra cá ficou muito dificil as coisas. Porque a mae de minha namorada é contra o relacionamento.

Vou falar um pouco de mim (sou suspeito, mas nao tem o por que de mentir).

Eu sou um cara sério, tenho 31 anos, sou bem resolvido com as coisas, tenho um emprego estavel, tenho meu apartamento, mas moro ainda com meus pais. Meu pai é pastor e minha mae acompanha meu pai nas igrejas etc. Sempre fui cristao, nao sou perfeito como qualquer um, mas todos que conhecem a minha familia e conhece a mim, sempre falam com elogios. Entao, sou um cara de familia, gosto das coisas certas, nao sou de meias conversas. Sou muito transparente, gosto de falar sempre a verdade.

Me apresentei aos pais de minha namorada depois de um mes que se conhecemos. A pedi em namoro, expus um pouco da minha vida para a mae dela, falando de mim etc. Sempre fui transparente.

Agora vou falar de minha namorada.
Ela é a segunda filha, tem um irmao mais velho (irmao por parte de mae) é casado.
Minha namorada é uma pessoa muito meiga, tem 21 anos, no meu ponto de vista ela foi criada com uma super proteção, entao, ela tem muito medo de tomar decisoes, nunca saiu de casa pra ir nas tias ou tios sozinha, sempre acompanhada da mae.

Pois bem. Com o tempo, nosso namoro ficou muito serio e a mae dela começou a ficar com muitos ciumes, pois ela ja tem problemas com o marido. Minha namorada sempre foi mto amiga da mae dela, mas se afastou porque a mae dela começou a pegar no pé dela. Entao, do natal de 2019 pra cá as coisas ficaram bem dificeis.

Eu fui até a casa de minha namorada pra conversar e esclarecer as coisas, pq a estoria era que as intrigas dos pais de minha namorada era por minha causa.
Cheguei la sem minha namorada, a mae dela começou a fazer jogo sujo. Disse que nao estava sentindo paz com esse nosso relacionamento e que Deus mostrou pra ela que este namoro nao era de Deus e que era pra terminarmos. Só que eu nao consigo me calar diante de injustiças. Eu disse que nao aceitava o que a mae dela estava fazendo, fazendo pressao piscologica na filha, disse pra ela que mae que ama a filha nao a xinga de "traira do carai..", mae que ama a filha nao ameaça, nao faz chantagens emocionais.
Desse dia em diante, só piorou.
Pra resumir, a mae dela aproveitou essa época de pandemia do COVID 19 e nos proibiu de se vermos. Minha namorada nao pode sair de casa nem receber visitas e eu nao posso ir até la.
1 mes atras, qndo foi a ultima vez que fui ate a casa dela, tivemos um desentendimento mto forte, meus pais foram lá, mas nao resolveu em nada. O pai de minha namorada disse que iria sair de casa e minha namorada vai junto. Só que tem um mes que ele disse isso, eu até ajudei a pintar o apartamento dele. Mas o cara está enrolando demais pra mudar, antes a desculpa era que n tinha geladeira, agora é que precisa ligar a internet la.
Enquanto eles nao mudam, eu e minha namorada nao podemos sair, se ver (estamos dando nosso jeito pra podermos se ver, busco ela no serviço).

Eu disse pra minha namorada que nao tinha mais jeito (tinhamos marcado casamento em set 2021), disse que nao da pra casar final do ano que vem. A unica solução seria de casarmos este ano de 2020. Só que como ela disse que iria sair de casa com o pai estou tentando ter paciencia, esperar eles mudarem.

Me perdoem pelo texto, tentei resumir bastante coisa.

Estou sendo muito paciente a tudo isso.
O que penso em fazer é esperar mesmo eles mudarem, e disse pra minha namorada que nao vou aceitar mais a mae dela fazer tudo isso novamente, e nao quero que minha namorada fique caindo nas chantagens dela. Eu conversei mto a serio com minha namorada sobre isso.

Já pensei em terminar mtas vezes, o que me segura é que minha namorada é mto carinhosa e até hoje nao pensa em desistir ou terminar esse relacionamento. Sempre me fala que me ama e é comigo com quem ela quer casar e tal.

Gostaria de saber uma opiniao de profissionais que nao nos conhecem, pra saber de uma perspectiva diferente.

Obrigado

A melhor resposta 6 MAI 2020

Bom dia GostodeFutebol, os relacionamentos familiares sempre são complicado por diversas vezes e, não é diferente sogra e genro, na sua situação pelo que você relatou você está indo pelo caminho certo, pois como você pensa em casar com a filha dela, não se pode esquecer que paciência e flexibilidade são a chave para o sucesso futuro dessa relação com a sua sogra, você não pode esquecer também que, uma minima convivência vocês terão que ter, ignorar ou fazer que a sogra não existe não funciona, pois todos os atritos com a sua sogre-mãe da sua futura mulher abala a sua namorada, ninguém gosta que a mãe brigue ou não goste do namorado do mesmo modo o nenhuma mulher vai gostar do namorado brigando com a mãe dela.

Ter calma e paciência sempre resolve as coisas, e não esqueça que sua sogra no futuro será avó de seus filhos, e sempre será a mãe da sua futura mulher aconteça o que acontecer, assim ora ao Senhor para acalmar os ânimos e dá luz e paz a sua sogra, acalma seu coração. Orai e vigiai.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

25 ABR 2020

Olá! Grato por participar. Pelo seu relato, contando que vocês namoram faz nove meses, que você tem trinta e um anos, que ela tem vinte e um anos, temperado com seu jeito de escrever e os fatos relatados, há indícios que vocês ainda não se afinaram, que não se conhcecem o suficiente para assumuir compromisso que esepra-se, seja duradouro. A diferença de vivência, segundo seu relato, é muito grande. Lembre-se: não há ex-mae, não há ex-pai ou ex-irmão, mas há ex-namorado, ex-marido. Quantas namoradas você teve? Quantos namorados ela teve? Quais são os planos de vida? Quais os grupos de colegas e amigos, que cada qual, independete do outro, têm? Qual o envolvimento com a formação escolar e/ou profissional profunda que dá solidez a vocês? Há sinais de que falta, ainda, contexto para construir um relacionamento de longa duração com qualidade. Desculpe-me a franqueza. Nós profissionais temos a obrigação ética de ponderar a longo prazo, decisões que precisam ser pensadas a longo prazo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for estritamente necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.