Meus pais querem decidir toda minha vida.

Feita por >Lana · 28 abr 2021 Terapia familiar

Tenho 23 nos. 24 em breve, meu pais são extremamente controladores. Eu tenho transtonos de ansiedade depois que comecei a namorar e eles descobriram, minha vida se tornou um inferno. Infelizmente moro com eles ainda, trabalho como jovem aprendiz, e nao consigo me sustentar ainda. Pós o surgimento da pandemia fiquei desempregada, a empresa faliu e não consigo achar emprego além desse. Minha mae é extremamente antiquada acha que tenho que casar, pq durmo na casa do meu namorado
ela maltrata ele por que tem tatuagem no corpo e é pobre não seria pior pq ele é branco. Quandi tive minha primeira relação fui obrigada a conta a eles, pelo meu ex namorado e foi aí que tudo começou meus pais surtaram, eles queriam escolher quem eu namorava, queriam fica no meio da relaçã, mandava meu irmão fica no meio, n podia beija não podia fazer nd. Quando descobriram que eu ja tinha tido a primeira relação queriam me obriga a casar, expuseram meu ex namorado e proibiram de subir até o prédio que morava. Me xingam sempre, de todos os nomes pejorativos que vcs podem imaginar. E me colocaram como como desgraça da família, nada que eu faça esta bom ou presta, é todos os dias humilhando e brigando. Perdi oportunidade de emprego por cinta deles quando era menor de idade, eles desejavam que eu não trabalhasse pra da valor ao que eles abriram mão quando eu nasci. tudo que ja fizeram por mim, jogam na minha cara. Não respeitam ninguém. Ja cheguei a ter brigas horríveis a ponto de dizer que tinha nojo deles. Quando tem discussão começo a tremer muito e sentir sensação de desmaio. Nao sei mais o que fazer com essa situação. Nao trago amigos, nao posso sair pq pra eles mulher n pode ter vida. Meus 4 irmãos sogra estão começando a passar por isso também. Já disseram que criaram filho p fica em casa. Minha sogra os conhece e tenho um relacionamentode 3 anos. Não posso viajar e vê minha família por que eles me tratam como criança e tentam me controlar a todo custo mesmo que tenham ue humilha na frente dos outros e nao permitem que eu fale nd. Não pode saber que durmo e tenho vida sexual ativa, por que é vergonha para a família. Ja tive a rede social invadida por eles também. Sao extremamente tóxicos, meu irmão não pode assumir que tem uma namorada negra com medo da reação da família.
E o que está mais me preocupado essa crise que eu tenho continuamente. Oq eu devo fazer para controlar esse transtorno?

A melhor resposta 29 ABR 2021

Olá Lana.
Você pode ler mais sobre comunicação assertiva, há livros sobre este assunto. Ter uma família como a sua não é fácil, porém é necessário entender os motivos de seus pais serem desta forma, e a partir deste entendimento buscar argumentações para que consiga que eles também entendam sua posição, sua vida e sua independência. Muitos pais tem dificuldades de cortar as vinculações com seus filhos, e os filhos podem aprender a ensinar seus pais sobre suas decisões. Um acompanhamento psicológico poderá te ajudar a colocar seu ponto de vista, entender o de seus pais e buscar um diálogo saudável.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAI 2021

B noite. Pela sua idade vc já deveria ter mais autonomia , mas não conheço sua rotina, sua história de vida.
Vc deve passar por um psicólogo p te auxiliar com as crises de ansiedade, entre outras coisas .
Se interessar conhecer e quiser ajuda meu nome é mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 ABR 2021

Olá Lana! Grato por escrever. Na verdade, você está vivendo um conflito de gerações. Isso é desconfortável, mas é necessário para que os pais se sintam cumprindo os papel do acham certo, segundo a sua vivência, assim como é importante que o filho, por exemplo com aproximadamente vinte anos, vá organizando sua autonomia e independência. Uma coisa não pode ser perdida de vista: seus pais, do jeito deles, querem o seu bem.
A vida sexual é agradável, natural, saudável, mas pode envolver desdobramentos altamente limitadores da vida: AIDS, gravidez, imagem social, compromisso profundo através de filhos. Por essas razões conflitantes, as pessoas encontram grande dificuldade para conversar e se situar sobre o assunto.
Seus pais são a sua realidade, você é a realidade dos seus pais. Quanto mais todos se esforçarem para conversarem, se respeitar, melhor será para o futuro da família e de cada componente dela.
Nesse momento, poderá ser muito importante você contar com pessoas amadurecidas, éticas, confiáveis para conversar e auxiliar a você, na construção de preparação para a vida autônoma, mas contendo a troca e o afeto com a família.
Muitas vezes professores antigos, vizinhos, lideranças conhecidas, amigos ponderados podem ajudar muito.
Sendo possível, conte com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.