Por que não consigo me decidir e saber o que quero?

Feita por >Nathalia · 30 set 2022 Terapia de casal

Há anos tento sair da dependência de marido, pois acho ele imaturo, preguiçoso e esquisito, ou seja não é quem eu realmente gostaria de ter ao meu lado, tenho um filha de 14 anos com ele e mais 2 filhos da minha adolescência que ficou com o pai quando nos separamos, e por causa dos outros 2 filhos sofri demais, e sofro até hoje com a saudade de ambos que já estão grandes, porém longe de mim e um faleceu (mais isso conto mais a frente).
Tentei ter um bom emprego para conseguir ir embora e criar meus filhos sozinha, pois não encontrei um companheiro de verdade, que fosse parceiro, somente pessoas problemáticas e nesse casamento recente percebi que o ele é irresponsável, não visa crescimento algum, não tem vontade de aprender, e somente eu me esforcei pela relação, então perdi o desejo por ele e admiração que foi embora há tempos!!.
Tenho um dinheiro guardado, embora não seja muito, mas é meu, e gostaria de investir em algo para começar um trabalho que me desse sustento e segurança, não somente para mim, mas também para minha filha. Me sinto muito insegura nesse relacionamento, sinto que ele não supre nossas necessidades e que não quer muito pra vida dele e também não me encoraja a nada, nem se quer temos dialogo, ele não responde a nada que pergunto e ignora tudo que falo.
Não sei porque não consigo me decidir no que posso trabalhar, no que investir, me sinto insegura e com receio de perder dinheiro com o investimento e deixar meu futuro incerto e o de minha filha, uma vez que não tenho segurança financeira e nem apoio moral nesse casamento, por favor me ajudem, o que está acontecendo? por que não consegui me decidir no que posso vir a fazer?

A melhor resposta 2 OUT 2022

Oi Nathalia,
Precisa se conhecer, e resolver tua dependência...
O problema não é teu marido, ele é desse jeito e ninguém consegue mudar isso, a não ser, ele mesmo.
O prorblema que precisa corrigir está em ti mesma, razão pela qual faz escplhas erradas, escolhas que não te ajudam.
Precisa fazer Psicoterapia para se restabelecer, se curar e se responsabilizar na realização de si mesma.
Enquanto voce se esforçar para viver a própria vida e até mesmo a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, há somente processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

2 OUT 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que eu posso lhe ajudar no que você precisar. Vou lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 OUT 2022

Olá Nathalia! Obrigado por escrever. Não há decisão sem riscos. A Ciência, a maravilhosa Ciência (quando usada para o bem), nos ajuda a organizar redução de riscos, probabilidades maiores de acerto. Muitas vezes a Ciência nos garante certezas. Por exemplo, embora longo, sem nos conhecermos, a Ciência nos deu condições de nos comunicarmos aqui, de forma certeira e entendida por ambas as partes. Claro que palavras experimentam distorções mentais, são limitadas, mas permitem comunicação. Isso implica a Ciência da regularização, organização, padronização científica da Língua Portuguesa (um instrumento cultural com parâmetros científicos).
Separar-se de uma pessoa não é ir para condição perfeita, é construir outros caminhos. Pode gerar novos motivadores, mas também gerará novas dificuldades. Isso precisa ser antevisto com maturidade e consequência.
As pessoas, tendo intenção e consciência, se modificam; as pessoas sem intenção e sem consciência modificam porque ficam mais velhas, porque o mundo em volta delas se modifica e as força a se adaptarem. Modificar com consciência e intenção nos faz mais aperfeiçoados, nos enriquece mais.
Será importante você se situar com bases sólidas para dar direção ao enriquecimento de tua vida.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Cuidado com notícias bombásticas de véspera de eleição!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.