Sufocada

Feita por >Jéssica · 30 set 2021 Luto

Boa noite!
Perdi minha mãe a 15 dias e eu fui a única pessoa que não chorei, eu quem cuidava dela.
Ela era doente Pulmonar, dava o banho, comida e tudo mais que ela precisasse.
Por ela estar internada, eu que fui a primeira pessoa a ser informada do óbito, eu quem tive que reconhecer o corpo, que por sinal houve negligência médica.
Ao chegar para reconhecer o corpo da minha mãe, eu a vi com miíase, nua em um saco com olhos abertos.
Isso me impactou!
Tratei de todo o velório e desde então, não consigo chorar, a cada instante do meu dia lembro dela, às vezes chego a achar que a estou vendo.
Dormir se tornou algo mais difícil, sofro de SPA e estou vivendo um pesadelo.
Estou extremamente sufocada, despedaçada.
Mas me faltam até palavras para expressar tudo o que estou vivendo e sentindo!
Existe algum método, medicamento para que eu consiga me desligar, superar?
Estou em desespero, já que são pensamentos constantes, involuntários e incontroláveis.

A melhor resposta 1 OUT 2021

Oi Jéssica! Que bom que você escreveu aqui! Certamente você está vivendo o luto. Está dentro de um período adequado de luto. Os métodos envolvem: conversar sobre o que está sentindo com pessoas razoáveis, éticas. Evitar isolamento, resgatar e retomar metas e objetivos, mesmo que alguns deles remontem tua infância ou adolescência. Basta que sejam passíveis de realização na atualidade, éticos, socialmente legítimos, significativos para você. Não descuide da atividade física regular e da rotina organizado e abrangente de vida.
Algumas coisas sugerem que será bom você poder contar com a assessoria científica imediata de um psicólogo: SPA, desespero, pensamentos constantes e involuntários. A questão do SPA é que trata-se de diagnóstico, geralmente frágil, subjetivo e flexível.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

1 OUT 2021

Jessica, sinto muito por sua perda. Não é facil passar pelo q está passando. Talvez vc esteja vivendo algo semelhante a um estresse pós traumático. Existe sim tratamentos e medicações q podem te ajudar a passar por isso. Procure ajuda o quanto antes.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema