Me sinto sufocada com muita proximidade. O que faço?

Feita por >Esc · 17 out 2021 Habilidades sociais

Não consigo ter um relacionamento amoroso, porque sempre me sinto sufocada com as pessoas. Até em amizades mais próximas tenho isso, se vejo as pessoas muito próximas a mim, me afasto, peço espaço, me sinto invadida. Não sei o que fazer, pois é algo que me preocupa. Nunca namorei e um dos motivos é esse. Só de imaginar um namoro, fico sufocada. O que devo fazer?

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Esc! (fugir, escapar, cancelar...). Grato por escrever. Na verdade, quem sente é você. O sufocador, nesse caso, é você mesma. Certamente todas as pessoas precisam ter espaço de intimidade, de reflexões íntimas, de tempo interno de elaboração das coisas, de vivências internas. Por essas razões é preciso que as pessoas parem com esse negócio de se falarem todos os dias, diversas vezes por dia. Isso é sufocante para todo mundo, dificulta a vivência da individualidade, da essência. De outro lado, há uma proteção natural que permite que, mesmo estando juntos fisicamente, possamos ter a proteção da essência individual nossa. Talvez não esteja claro a consistente esse fato: a maior parte de cada um de nós, não é acessível ao outro, mesmo após convivência de muitos anos. Também é possível que você tenha vivido aquela modalidade de, dada a facilidade, permanecer o tempo todo no celular, internet ou outra forma de comunicação, interagindo o tempo todo. Concebendo com consistência e clareza esses dois fatos, praticando a importância da autonomia, da privacidade, do tempo interno de elaboração, certamente essa questão estará resolvida. É preciso uma dosagem de solidão, é preciso uma dosagem de reflexão profunda, é preciso uma dosagem de saudade.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 OUT 2021

Olá Esc.
É necessário investigar porque tem esta sensação de sufocamento, quais os tipos de pensamento ou imagem que possa vir a sua mente quando está muito próxima de alguém, comece a perceber quais os motivos que te faz ter esta sensação, e se houve algo no passado que possa ser motivo de ter desenvolvido este desconforto.
Espero ter ajudado.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 OUT 2021

Oi... Bom Dia!
Sim, voce está com o seu estado emocional comprometido, emoções bloqueadas.
Precisa fazer um tratamento para harmonizar, compreender e curar estes conflitos;
Se manifestam assim porque precisam ser olhados e resolvidos.
Abraços

5817 respostas

18 OUT 2021

Existem momentos ao longo da vida onde parece ser imperativo a reclusão, e isso pode ser pertinente a uma fase (mesmo que possa parecer longa). Importante avaliar se sempre foi assim, se existe alguma razão implícita, comodidade, trauma, conforto, ou até um motivo inconsciente. Sugiro a busca de um profissional Psicólogo com formação em Terapia Cognitivo Comportamental que possa desenvolver uma boa avaliação com tarefas em habilidade social, oportunando alternativas para melhor qualidade de vida.
Márcia Cristina Gil - Psicóloga.

Márcia Cristina Gil Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

18 OUT 2021

Olá, boa noite! ;) Com seu relato, temos alguns pontos. É importante compreender os sintomas e quando eles veem à tona. Com o apoio da psicoterapia vamos aprendendo a nos perceber nas relações, os momentos em que se sente desta ou de outras formas na interação e também como lidar com situações cotidianas que acabam sendo inevitáveis e demandam interações humanas. Relacionamentos são construções, assim como relações de amizades, por isso, é legal nos autoconhecermos para assim, estabelecermos limites, diferenciarmos o que é nosso ou do outro e até mesmo a não nos fusionarmos em uma relação amorosa com parceiros(as). Fico à disposição. Grande abraço e ótima semana!

Ana Carolina de Souza Psicóloga Psicólogo em São Paulo

9 respostas

18 OUT 2021

Percebi pelo teu relato que você tem um traço de caráter esquizóide destacado. Esse traço de caráter tem essas características como: Não gostar de toque, prefere ficar só, não é fã de companhia, foge de muvuca, geralmente uma pessoa muito racional, fala pouco, e muito observadora, e analítica. Na profissão tende a trabalhar de forma solitária, e produz muito mais assim. Geralmente pessoas hiper criativas! Sozinhas são capazes de criar artes surpreendentes! Quanto a tua questão sobre como lidar com esse lado da tua personalidade, entendo que o primeiro passo é se aceitar. Já que você é, o que é! Você não precisa mudar a tua personalidade para se encaixar nas relações. Apenas seja autêntica. Uma dica seria você esclarecer ás pessoas que você não curte toques, por exemplo... Estabelecer os limites de quem você é, e o que você aprova ou não nas tuas relações com o indivíduo, ou grupo. Sobre relacionamento é uma situação para se analisar, caso queira namorar alguém... Deixando claro quem você é, e se a pessoa for o teu perfil você que a aprovará, e ela por certo também caso curta você. Não temos que nos diminuir para se encaixar no padrão alheio. Espero ter ajudado.

Psicólogo Marcelo de Moura Psicólogo em São Vicente

4 respostas

18 OUT 2021

Olá, espero que esteja tudo bem!
Acho que o primeiro ponto seria investigar se realmente há o desejo de estar em um relaciona, se é uma vontade tua ou imposta por terceiros.
Depois, caso você realmente sinta vontade de entrar num relacionamento por vontade própria, podemos elaborar melhor esse sentimento de invasão e trabalhar melhor nossos limites, como os estabelecemos e o que fazemos pra nós aproximar ou afastar de alguém.
Conte comigo se quiser ajuda nesse caminho!
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha