Stress e raiva sem motivo, é normal?

Feita por >Barb · 17 mai 2020 Stress

Olá, Me chamo Bárbara. A minha dúvida é sobre a minha falta de humor constante. Ás vezes eu tô otima, de muito bom humor e sem motivo algum, eu fico extressada, sem vontade de alguma de conversar, e de cara fechada. Me perguntam o que tenho, e o que resultou a minha falta de humor. Mas na verdade, nem eu mesma sei responder, sinto que o meu corpo pode se desintegrar a qualquer momento de tanta raiva. Isso é todos os dias, eu tô bem, mas do nada fico extressada, sem paciencia e com raiva. Isso é normal?

A melhor resposta 18 MAI 2020

Oi Barbara, isso é muito mais uma questão de mal estar do que entre normalidade ou não. Como você coloca, vejo que sente algo que foge do seu controle. Seria importante você poder conversar com um profissional, marcar uma consulta psicológica. Uma conversa sem julgamento onde possa falar abertamente sobre o que acontece contigo.

Alessandro Adami Psicólogo Psicólogo em Passo Fundo

6 respostas

19 MAI 2020

Olá Bárbara. Sobre sua pergunta, se isso é normal? Provavelmente essa situação está lhe causando algum tipo de sofrimento, portanto é preciso investigar o que está acontecendo. Na psicoterapia/análise é possível buscar de onde vem sua mudança de humor -relação familiar, amorosa, trabalho, etc. Ou seja, o contexto e as relações sociais que você está vivendo podem desencadear essa variação no humor. Identificando isso podemos chegar a um autoconhecimento das suas emoções e elaborar alternativas para lidar com elas de forma mais saudável. O seu estress e sensação de corpo se desintegrando é uma forma violenta de viver essas emoções, podemos em psicoterapia, encontrar outras formas de vivencia-las.

Bruno Ragassi - Psicólogo e Psicanalista

Bruno Ragassi - Psicologia & Psicanálise Psicólogo em Vitória

6 respostas

18 MAI 2020

Olá Bárbara, tudo bem?

Olha, as vezes durante o decorrer do dia mesmo podemos oscilar nosso humor, isso normalmene pode acontecer. Agora se é algo que te incomoda você refletir mais afundo tentar descobrir a origem dessas questões. Se faça tais perguntas:
No que eu estou pensando quando estou de bom humor?
No que estou pensando quando estou de mal humor?
O que vem a minha mente quando acontece essa transição de mudança de humor?

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

18 MAI 2020

Bom dia Bárbara,
Em relação a sua dúvida, pode ser que você ainda não consiga perceber o que te leva a ficar estressada e com raiva, mas com certeza tem algum ou alguns motivos por trás dessa alteração de humor. Conforme o seu relato me parece que essas alterações de humor além de serem constantes tem atrapalhado nas suas relações sociais, o que pode gerar ainda mais ansiedade e irritação. Sendo assim, é importante você buscar ajuda de um profissional e iniciar um processo de psicoterapia, com a ajuda de um psicólogo você terá maiores condições de compreender mais sobre as causas dessas mudanças de humor, perceber quando começou, quais são os disparadores, entre outras coisas.
Espero ter te ajudado!
Estou a disposição

Manuela

Maria Manuela da Costa Manaia Psicóloga Psicólogo em Santos

7 respostas

18 MAI 2020

Olá bárbara,
Esse sentimento e esse comportamento não são considerados "normais", o ideal seria investigarmos juntas em atendimento psicológico seu histórico, situações dentes outros fatores que a estão deixando assim.

Anônimo-372921 Psicólogo em Salvador

2 respostas

18 MAI 2020

Bom dia Bárbara! Raiva sem motivo não acontece. O que acontece é o acúmulo de repetições de situações de estados internos insatisfatórios. Será muito importante você delimitar o que é construção do seu "eu" do que é movimento relacionado ao acaso e demanda de outras pessoas. Dito de outra forma, você precisa fortalecer seus planos e metas, muito atenta à sua rotina, cuidando para que as partes essenciais sejam exercitadas. Ter "paciência" é ter capacidade de suportar e resistir, ter ciência é ter conhecimento, saber. Experimente ocupar seu tempo com atividades significativas para você que tenham conexão com a sociedade e com a ética. Faça as coisas éticas e bem feitas, até o fim. Certamente você se cansará, ficará sem tempo para algumas coisas, mas após algum exercício, suas construções fortalecerão seu vínculo com a sociedade, assim como, te farão sentir-se realizada. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico

8602 respostas

18 MAI 2020

Olá bom dia Bárbara!
Nós estamos vivendo um momento de pandemia. Neste momento, todos nós estamos um pouco diferentes porque o momento não é normal. Estamos tentando nos adaptar a tudo isto.
Nem tudo o que acontece em nossa mente é consciente. A maior parte dos nossos processos, principalmente os emocionais, são Inconscientes, subcorticais. E o nosso comportamento acompanha as nossas emoções.
Muitas vezes, coisas que acontecem e não consideramos, nossas preocupações, nossos medos inconscientes, nossas dificuldades anteriores, pensamentos íntimos, nossos estados hormonais até, acontecem sem que nós possamos nos dar conta conscientemente.
Mas você já está dando um grande passo. Está se observando e querendo tomar consciência.
Ajudaria muito se você sentasse e escrevesse. Uma espécie de diário onde pudesse colocar estas emoções e sensações do seu corpo, suas observações a respeito das coisas que aconteceram ou links que você fez com outras situações da sua vida.
Não pare por aí. Escreva também como está se sentindo agora que está escrevendo e como gostaria de agir. Esta última parte é o “pulo do gato”. Ajude o seu cérebro a ter novas formas de agir.
Novos padrões.
Escolhidos por você e não aqueles “ditados” pelos seus impulsos ou repetidos sem pensar.
Boa sorte

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo