Sentir raiva das pessoas sem motivo é normal?

Feita por >Carol · 27 nov 2015 Psicologia clínica

Sou mulher, tenho 19 anos. O fato é que eu tenho um bom relacionamento interpessoal, é muito raro eu não me dar bem com alguém, gosto de fazer amizades, apesar de que tenho poucos amigos e gosto muito de servir as pessoas. O problema é que eu passo um determinado tempo gostando muito da pessoa (normalmente uns 9 a 15 dias) e depois sem motivos, ou por motivos bem pequenos que sei que foram criados em minha mente, eu fico com raiva da pessoas não suportando nem ao menos ouvir sua voz e querendo ficar longe dela. O bom é que eu consigo controlar, passando apenas uma imagem de mau humor. Isso seria normal?

A melhor resposta 29 NOV 2015

Ana , bom dia

Busque ajuda de um profissional , percebo que isto está te trazendo um incomodo e precisa ser investigado. As relações humanas não é só feita de relacionamentos interpessoal . Acredito que você precisa praticar o relacionamento intrapessoal , ou seja olhar para dentro de você , buscar o autoconhecimento para entender esse seu comportamento em relação ao outro.

Busque um profissional o processo terapêutico vai te ajudar nesta caminhada .

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

13 FEV 2023

Olá Carol,
Que bom que chegou até aqui! Realmente refletir sobre isso que sente pode te ajudar muito no enfrentamento e em suas relações, seja consigo mesma ou com os outros.
Enquanto lia seu relato fiquei aqui me perguntando: o que realmente te faz sentir raiva das pessoas? Que raiva é essa que sente? Quais ações, pensamentos, lembranças ou vivências permeiam toda essa realidade que vive?

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinadas a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparadas para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida. E isso vai separando o pessoal do casal.

Já pensou em fazerem terapia? O processo de autoconhecimento pode ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento das relações, de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode ajudar muito a entender o que acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde. Um acompanhamento profissional pode facilitar a comunicação entre vocês, abrir espaço para o diálogo e entendimento.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

19 OUT 2021

Olá Carol!
Não parece ser normal.
O que pode motivar esse comportamento (além de oscilações no humor involuntárias) é um medo inconsciente de aprofundar vínculos, sabotando as relações através da raiva.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia para investigar e explorar melhor a questão.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 JUN 2021

Não! Isso não é normal! Vc está projetando nos outros, frustrações q sao suas. Precisa se cuidar e entender o q acontece com vc.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

23 MAR 2021

Olá.
Sentir raiva de alguém é normal, e muitos também não sabem porque sentem raiva, no entanto entender os motivos de sua raiva pode te ajudar a perceber em que momento tem estes desconfortos internos e porque os tem.
Os sentimentos de uma pessoa são alertas para sua existência e podem nos tirar de perigos, mas muitas vezes o perigo já não existe mais e alguma coisa pode despertar sentimentos como raiva. Procure entender quais são as atitudes ou palavras de uma pessoa que despertam estes sentimentos em você, assim terá maior controle e discernimento em como lidar com estas situações.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 NOV 2020

Oi Carol, Boa tarde.
Parece que você já está se observando a algum tempo e em hoje quer um equilíbrio um pouco maior. Parabéns por buscar se conhecer, reconhecer seus limites e emoções.
Quando algo nos incomoda ou tumultua os nossos relacionamentos você pode buscar respostas sim.
Você percebe que faz certo esforço para manter o equilíbrio mas um bom psicoterapeuta pode caminhar junto com você nesta busca.
Abçs
Carolina Passos

Carolina Passos G. Ramos Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

23 JUN 2020

Olá Carol!
Seria necessário investigar melhor seu caso, mas a raiva ou o mal humor podem estar associados
a questões fisiológicas, hormonais, desencadeando um desequilíbio emocional, seria necessário procurar um médico para identificar através de algum exame. Por outro lado, do ponto de vista psicológico, pode haver um gatilho que dispara esta raiva, e seria interessante conhecer o seu caso um pouco mais para formar uma hipótese diagnóstica.
Procure um Psicólogo de sua confiança para colher mais informações.
Abs!

Rosimeire Faria Psicólogo em Guarulhos

2 respostas

21 JUN 2020

Bom Dia!!

A raiva trata-se de um sentimento no qual todos sentimos, porém, fatores ativadores desta raiva acontecem na maioria dos casos. Quando a raiva não existe fatores aparentes, possa existe campos internos seus, que precisam de respostas.

Uma avaliação profissional sempre será um recurso pertinente!

Psicólogo Rhullyo Bernardo Psicólogo em João Pessoa

10 respostas

3 JUN 2020

Olá.
o processo de psicoterapia é importante para você ressignificar o porque de sentir essa vontade servir as pessoas e o que isso te causa, pois é bem possível que internamente você não esta se sentindo recompensada pelo que anda se propondo a fazer e por isso irrita-se rapidamente. Uma grande possibilidade também de você achar que as pessoas são ingratas por se aborrecerem com uma atitude sua e que o seu intuito é ajudar. Canalisar essa energia para si e usa-la em um processo de autoconhecimento na Psicoterapia será de grande valia para seu desenvolvimento.

Suelen Ramalho Psicólogo em Mauá

1 resposta

11 MAI 2020

Isso é completamente normal, Carol. Mas pela sua fala, parece que não é funcional na sua vida. Num processo de psicoterapia talvez seja possível olhar para esta raiva e para como ela vem se movimentando aí dentro e por quais motivos ela surge.

Mário Silveira Psicólogo em João Pessoa

16 respostas

27 OUT 2019

Bom dia. Vc já buscou ajuda profissional? Vc percebe q vc é assim irritada em todos aspectos ou só c essa pessoa? Vc percebe muitos altos e baixos?
Vc percebeu se tem haver com seu periodo hormonal?
Tem pessoas q ficam mais agitadas na fase da tpm...
Pode ser varias coisas mas precisa analisar.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 OUT 2019

Acho q vc deveria buscar uma ajuda profissional, pois essa alteração de humor constante não é normal.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 SET 2019

Não, não é normal sentir raiva das outras pessoas, se não fizeram nada para ti. Mas demonstra um problema que tens e precisa descobrir. Procure discutir este sentimento de raiva com alguém da tua confiança....

5817 respostas

20 MAI 2019

Sentir raiva das pessoas sem motivo de fato não é normal, você ja se questionou se não existe algo no seu subconsciente que esteja bloqueando essas sua amizades interpessoal, você ja passou em Psicoterapia para colocar em debate o que vem ocorrendo com você?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

21 NOV 2017

Ana,
A frustração é um sentimento de impotência, uma resposta emocional que emerge quando certos desejos e expectativas não podem ser cumpridos.A tolerância à frustração é uma virtude que precisa de desenvolvimento e paciência.
Aconselho psicoterapia.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

6 OUT 2017

Ana,procura descobrir se realmente tem raiva mesmo. Comece a se observar e tenta descobrir onde falta em você mais controle de confiança.Faça uma lista dos pontos negativos e positivos de você. Ai tenta melhorar. Se não conseguir me procure se quiser. Abço Psicologa Maria Jose P. Silotti

Psicologia Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

30 respostas

3 OUT 2017

Carol,
Vou entender que sua pergunta seja se isto e saudável ou nao.
Tudo que lhe trouxer prejuízo ou angustia, nao é saudável. Seria interessante atraves da psicoterapia voce encontrar o motivos desses desafetos. Parece que voce esta buscando algo nas pessoas que nao encontra e por isso as rejeita.
Existe uma razao para voce estar sentindo isso e o terapeuta podera te ajudar.
Márcia Alflen

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

31 JUL 2017

Olá Carol,

Percebo que esse sentimento vem te incomodando. O conceito de normal ou patológico é tênue, e varia. Se há perdas ou prejuízos, indicaria a você procurar ajuda para saber de onde provém estes pensamentos, podendo assim mante-los afastados de sua mente.

Espero ter ajudado.

Elisa Lengler
Terapeuta de Familia

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

9 JUN 2017

Carol,
Nesta questão, seria interessante compreender o que essa raiva toda que você diz sentir pelas pessoas significa para você. Essa raiva, incômodo, irritabilidade podem falar sobre você também. O que desse outro que eu percebo, que fala sobre mim também, mas que eu não suporto? Pensar sobre como está a sua satisfação com a sua vida, com as suas escolhas, pois essa irritabilidade, essa agressividade está destacada na sua fala e isso causa um desconforto significativo em você. Então quando nos sentimos extremamente irritados, sensíveis a tudo e a todos, pode ser que questões com a nossa própria satisfação esteja comprometida. Um acompanhamento terapêutico pode ajudá-la neste processo de autoconhecimento, de reconhecimento e validações das suas emoções. Elaborar esse sofrimento que estas sensações e comportamentos estão causando em você. Nossos pensamentos podem ser grandes aliados, mas também podem ser fonte de angústia se produzirem conteúdos desta natureza como menciona. Seria importante trabalhar as suas demandas. Busque ajuda profissional de um psicólogo.
Um abraço!

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

11 MAI 2017

Olá, Carol.
O conceito de normalidade vai variar de indivíduo para indivíduo. Acredito que seria necessário investigar quais são suas crenças, no que cresces-te acreditando, para compreender melhor o motivo que faz sentir-se assim. Procure auxílio com um profissional especializado.

Abraços
Psicóloga Narita Rodrigues

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

11 MAI 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico. Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidades e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

31 MAR 2017

Olá, Ana!
Quando você fala que tem como prática "servir as pessoas" esse comportamento pode vir carregado de intenções variadas tais como sentir-se amada, reconhecida, valorizada, útil ou simplesmente pode ser um ato altruísta. Avaliar o que te move é o que precisa ser investigado, entende? Imagina uma pessoa que serve, serve , ajuda... e não recebe aquilo que espera receber??! Isso gera sentimentos fortes, desagradáveis que vão influenciar sua forma de funcionar diante da vida e abalar seus relacionamentos. Se isso for um comportamento constante, sugiro que busque um profissional que possa auxiliá-la com essas questões, que sozinha, você não consegue compreender.
Espero tê-la ajudado.
Forte abraço.

Fátima Cardoso Peluso Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

8 DEZ 2015

Podemos mudar de opinião sobre o que pensamos e sentimos sobre as outras pessoas. Mas é importante saber o porque da mudança de opinião. Se os motivos são criados na sua cabeça e a pessoa não tem uma responsabilidade, clara, nessa raiva que surge é preciso que você localize quais são os sentimentos que vem antes da raiva aparecer e que identifique o porque essas pessoas passam a lhe incomodar de um momento para o outro. Esse é um processo de autoconhecimento, se você entender melhor todo este processo poderá lhe trazer benefícios como se cobrar menos e ter de servir menos às pessoas.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

1 DEZ 2015

vc precisa descobrir a origem desta raiva e deste desdem para com as pessoas. recomendo que procure um psicologo.sou psicologa e hipnologa. trabalho em sao jose do rio preto,s.p.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

1 DEZ 2015

Olá Ana. É comum que as pessoas não nos agradem o tempo todo, e que não as agrademos o tempo todo, essa é a nossa condição humana. Porém, não é comum deixar de gostar das pessoas após determinado tempo sem nenhum motivo aparente. Se esses sentimentos estiverem causando sofrimento e prejuízo nas relações interpessoais, sugiro que procure ajuda profissional para ajudá-la a entender o porque desses sentimentos. Contudo, o seu controle desses sentimentos é muito benéfico, pois evita transtornos maiores. Qualquer dúvida estou a disposição. Um abraço

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

29 NOV 2015

Olá, Ana!
Você questiona se sentir raiva sem motivo é normal, mas também aparece uma questão importante quando cita "gosto muito de servir as pessoas". Talvez sua raiva esteja relacionada com este servir, por mais que digamos que servimos aos outros por gosto, em algum momento esperamos reconhecimento e será que isso acontece? Há quanto tempo isso pode estar sendo acumulado? Quando questionamos nossos sentimentos há muito para ser refletido, um profissional pode auxiliá-la a organizar os questionamentos que surgirão ao tentar responder esta questão, procure ajuda e não passe por isso sozinha. Abç, Adriana

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires