Sentir raiva de pessoas invasivas é normal?

Feita por >Carla · 10 jul 2020 Habilidades sociais

Sempre que desenvolvo uma amizade com alguém, quando eu percebo que a pessoa está indo um pouco depressa ou está com segundas intenções, eu me sinto acuada e pego uma raiva muito forte, a ponto de não conseguir conviver no mesmo lugar que essa pessoa. Me sinto realmente abusada, isso é normal?

A melhor resposta 13 JUL 2020

Olá Carla
Preste atenção se você só se aproxima de pessoas que tem “segundas intenções” ou se são seus pensamentos que te levam a pensar isso.
Na primeira situação, inconscientemente você pode ter um olhar que te leva a este tipo de pessoa. E na segunda situação, pode ser que você está com pensamentos disfuncionais.
Tanto em uma como na outra situação, se faz necessário um acompanhamento psicológico para que você entenda melhor o que está acontecendo e aprenda a conviver e enfrentar estas situações.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 JUL 2020

Boa noite Carla, respondendo a sua pergunta não, pois sentir raiva é um indicio de que alguma coisa não vai bem, se sentir acuada, sentimentos seus que podem está se misturando com "o sentimento de amizade para com o outro", se a pessoa que se tornou sua amiga não condiz mais com suas expectativas de amizade para você, talvez terminar a relação sem nenhum prejuízo para ambas as partes não seria o ideal? Para que cultivar a raiva? Pense sobre isso.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

11 JUL 2020

Olá Carla! Grato por participar. Invasivo pode ter sentidos diferentes para cada pessoa. Um comportamento pode ser sentido como invasivo por um e não por outro. Também uma pessoa pode ser impedida de invadir a vida da outra, quando a outra coloca limites. Segundas intenções, dependendo do ponto de vista, também pode representar entendimentos diferentes. Todos temos inseguranças, expectativas diferentes e tempos emocionais diferentes. Pode ser que o que você considera como invasão da outra pessoa, seja exatamente manifestação de insegurança dela, em situações em que ela tenta se auto afirmar. Você se sente abusada. Será que realmente, do ponto de vista de todos, estará sendo abusada?
Há fortes componentes de insegurança. Será muito enriquecedor você trabalhar a auto confiança com a condução científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, seja razoável, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

11 JUL 2020

Olá, Carla.
Com toda certeza a sua sensação é muito legítima, nos sentirmos invadidos por alguém é bastante angustiante. Porém se você entende que esta dinâmica traz prejuízo para alguma área da sua vida seria importante buscar um espaço para refletir sobre isso.
A Ideia de estar acuada remete à sensação de aniquilamento, mas sempre existe a possibilidade de mudar está posição, e estar aqui trazendo alguns questionamentos já mostra a sua disponibilidade para fazer de outra maneira.
Espero ter contribuído.
Abraço. Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo