Sentir raiva das pessoas sem motivo é normal? #2

Feita por >Carol · 27 nov 2015 Psicologia clínica

Sou mulher, tenho 19 anos. O fato é que eu tenho um bom relacionamento interpessoal, é muito raro eu não me dar bem com alguém, gosto de fazer amizades, apesar de que tenho poucos amigos e gosto muito de servir as pessoas. O problema é que eu passo um determinado tempo gostando muito da pessoa (normalmente uns 9 a 15 dias) e depois sem motivos, ou por motivos bem pequenos que sei que foram criados em minha mente, eu fico com raiva da pessoas não suportando nem ao menos ouvir sua voz e querendo ficar longe dela. O bom é que eu consigo controlar, passando apenas uma imagem de mau humor. Isso seria normal?

A melhor resposta 29 NOV 2015

Ana , bom dia

Busque ajuda de um profissional , percebo que isto está te trazendo um incomodo e precisa ser investigado. As relações humanas não é só feita de relacionamentos interpessoal . Acredito que você precisa praticar o relacionamento intrapessoal , ou seja olhar para dentro de você , buscar o autoconhecimento para entender esse seu comportamento em relação ao outro.

Busque um profissional o processo terapêutico vai te ajudar nesta caminhada .

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

29 NOV 2015

Motivo sempre há, mas pode ser que esta pessoa não te dê motivo aparente e neste caso podemos chamar de uma transferência de sentimentos, ou seja, o que você sente provavelmente deveria ter sido direcionado à outra pessoa ou situação. Geralmente estão ligados à infância e que deve ter si tornado inconsciente. Desta forma você não vai levar nenhum relacionamento adiante e um profissional experiente pode te ajudar a se livrar desta dificuldade. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

29 NOV 2015

Oi Ana. Uma resposta direta a sua pergunta seria, a princípio: não. Não é comum sentir raiva de pessoas sem motivos aparente. Entretanto, os motivos para nossos sentimentos, nem sempre, são revelados a todo momento. Algo que me chamou muita atenção no seu relato foi o fato de você dizer que consegue controlar esta raiva. O controle dos nosso sentimentos é importante quando evita que cometamos comportamentos de forma impulsiva e agressiva. Contudo, esses sentimentos precisam ser compreendidos e externalizados de alguma forma. Agressividade reprimida e contida acaba levando as pessoas a "estourarem" em algum momento e, normalmente, com reações desproporcionais aos motivos que desencadeiam. Seriam situações iguais aquele velho ditado "foi a gota d'água". Acredito que você precisa começar a escutar mais seus sentimentos. Em quais situações sente raiva, por quais motivos e o que tem feito com esses sentimentos. Comece a observar mais seus próprios sentimentos e a dar importância para eles, escolhendo a forma de externalizar sem agredir aos outros, mas colocando para fora seus sentimentos e respeitando a si mesma. Caso não consiga lidar sozinha com esta situação, sugiro que procure um profissional que possa ajudá-la a compreender seus sentimentos e a auxiliá-la na melhor forma de se colocar no mundo. Boa sorte!

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

27 NOV 2015

Olá, Ana. O que é normal ou anormal vai variar de pessoa para pessoa. A minha resposta é simples: Se está te incomodando, te fazendo sofrer e aborrecendo, procure ajuda. Um profissional de psicologia vai poder investigar, junto com você, a origem destes seus pensamentos e, juntos, vocês poderão traçar um estratégia para reverter este seu comportamento e diminuir o seu sofrimento. Espero ter ajudado, ao menos um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu