Sou manipuladora?

Feita por >Tatiana Ferras. · 28 dez 2020 Psicologia clínica

Bom dia/tarde/noite. Percebi que manipulei uma pessoa para continuar ao meu lado, tentando "pesar" a mente dela para sentir remorso caso pense em acabar nosso vínculo. Nesta situação, disse que ela era a única pessoa que restara como amiga para mim. Não é verdade, mesmo que o fato seja mais visível agora do que naqueles tempos, pois, quando disse isso, pensava em, lentamente, abandonar minhas outras duas amizades, porquanto haviam acontecido certas coisas e pesava pensar nelas; porém, após isso, notei o quanto elas eram melhores que a citada no problema, e pretendo mantê-las bem mais do que a outra. Não sei dizer se isso é manipulação ou uma mudança brusca de percepções, por isso, poderiam dizer se, de fato, sou uma manipuladora? Se eu for, como posso reverter isso?

A melhor resposta 1 JAN 2021

Tatiana, não entendi muito bem, mas se vc se acha manipuladora e isso te incomoda vc deve procurar ajuda profissional. Se desejar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 DEZ 2020

Você está se sentindo com grande sentimento de culpa e receio caso venha a ser rotulada COMO
manipuladora, imagino o quanto deve estar te afetando.....Agende Atendimento psicológico online ou presencial...me responda este email caso obtenha interesse.

Psicóloga Aline Alves Caldeira Psicólogo em Teófilo Otoni

6 respostas

29 DEZ 2020

Olá Tatiana! Obrigado por escrever. Seu texto não permite situar profundamente os conceitos, idades, histórias. Diante disso, vamos refletir a partir do conceito de "manipulador". Sempre o centro do bem estar ou do mal estar de cada pessoa está nela mesma. Assim sendo, quem manipula os outros, de vez em quando, manipula a si mesmo, sempre. Há pessoas que mentem tanto para os outros e para si mesmas, que ficam sem saber o que é fato e o que é mentira; geram nos outros sensação de que não devem ser levadas a sério. Será que é esse resultado que queriam? Certamente que não. Essa pessoa foi manipulada e isolada pelas próprias ações dela.
De outro lado, voltando a seu texto, se eu me considero importante para mim, por empatia, considero os outros importantes para eles mesmos. Cada pessoa sendo importante para si, cuidadosa com a construção da própria vida, será sempre pessoa a ter contato cultivado, pois valerá à pena.
A manipulação plena não dura para sempre, com o tempo as pessoas situam os fatos. Ocorre que, em última instância, quem manipula, não está podendo lidar com a própria verdade, por essa razão está frágil, precisa refletir sobre a autoestima.
Será enriquecedor você poder passar por conduta científica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

29 DEZ 2020

Oi Tatiana,
Não vejo que sejas manipuladora e não vejo porque terminar com amizades.
Ao contrário, podes ter mais amizades, mais contatos, ampliar o círculo de amigos em vez de estreitar.
Te faça esta pergunta: O que pode melhorar?
Percebo que talvez esteja sendo pressionada a terminar amizades porque o parceiro(a) não aceita... Se for isso, reveja as posições porque de nada resolve terminar com amizades, a menos que sejam destrutivas para você.

5830 respostas

28 DEZ 2020

Oi Tatiana,
Ao longo da vida, você vai fazer vários amigos, alguns você terá mais afinidade do que com outros. Não existe melhor ou pior, vai muito do momento que estará vivendo. Te aconselho a fazer terapia, falar dos seus valores, dos seus objetivos, será muito importante pra você, nesse fase.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo