Estou em um relacionamento com uma manipuladora ou talvez seja eu?

Feita por >rick · 14 jul 2022 Dependência emocional

Eu tenho 21 anos, trabalho das 7 as 17, estou morando junto com minha namorada. Ela fica em casa o dia todo apenas assistindo série, não faz um esforço pra arrumar um trabalho, estudar ou arrumar a casa. Me sinto usado, penso que eu só servi para tirar ela da casa da tia dela (que por sinal era ruim pra ela e entendi o pq.
Me sinto um peso da relação pq eu estou buscando melhora o tempo todo, mas mesmo assim, ela vive me cobrando as coisas, carinho, sair, assistir e eu tento me esforçar pra isso e não consigo. Sempre tentei motiva-la a buscar melhoras, mas ela não faz um esforço (não sei se por conta da ansiedade). Quando brigamos sempre estou errado, quando conversamos ela fala em tom de briga, porém diz que é jeito dela. Sinto que meu amor por ela não é mais o mesmo e que deveria terminar, já que temos 4 anos juntos. e 1 morando junto. Vejo vídeos de pessoa manipuladora em que ela se encaixa perfeitamente, mas sinto que eu sou o ruim da relação, acho que quando ela esta com a energia negativa, isso acaba me puxando. Queria saber como resolver isso. Se for preciso terminar, quero saber como faço isso, ja que estamos 'tanquilos', não sei como fazer isso sem me sentir um monstro e por esse motivo eu voltei da primeira vez em que terminamos... Não aguentei a culpa de ter prejudicado a vida dela

A melhor resposta 18 JUL 2022

Olá Rick,
Para um relacionamento funcionar é preciso parceria, que ambos abram mão de algo mas que também ambos ofereçam algo. Pense no que você escreveu sobre se sentir um monstro/ruim, será mesmo que você é isso? Pense na culpa que sentiu ao terminar com ela uma vez.... será que você deve mesmo se senti assim? É um peso muito grande se responsabilizar pela vida e pela felicidade do outro.
Para você estar bem em um relacionamento é precioso estar bem consigo mesmo antes. Tente conversar com ela, falar como se sente e pense em você. Se priorizar não é egoísmo. E caso preciso de alguma orientação, fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

18 JUL 2022

Olá! Eu sinto muito por essa situação. Parece duro viver dessa forma. Eu percebo que suas fronteiras foram e estão sendo invadidas a partir daí surgem as sensações de impotências, dúvidas e angústias vindas de você. Quero que saiba que através da terapia você poderá organizar melhor seus pensamentos e se fortalecer para viver de maneira equilibrada sem que isso se torne algo pesado pra você. Abraço!!

Psicóloga Giovana Ferreira. CRP 06/161502.

Giovana Ferreira Psicóloga Psicólogo em Caraguatatuba

4 respostas

16 JUL 2022

Olá Rick.
Que bom que está buscando ajuda científica por perceber que já tentou melhorar o seu relacionamento da primeira vez e continuam na mesma situação. Então precisam se focar naquilo que querem para as suas vidas no futuro, descobrir quais estratégias usarão para poderem se comunicar melhor e com mais eficácia. Independente da decisão que tomarão acredito que você deve fazer terapia para desenvolver a sua auto estima e assertividade que é a comunicação mais positiva. O profissional poderá ajudá-lo nesse processo de autoconhecimento que será de grande valia também para outras áreas da vida. Fico à disposição para mais esclarecimentos.
Maria Nair de Castilho
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

15 JUL 2022

Boa tarde, Rick!
Mais do que procurar respostas sobre quem é o manipulador, considero que o mais importante é você entender o que te faz permanecer numa relação em que se sente usado e incapaz de tomar uma decisão por receio de ser julgado ou por se sentir culpado.
A terapia irá ajudar a entender seus sentimentos e ser capaz de tomar decisões, por isso sugiro buscar por um profissional qualificado e com o qual você se identifique.
Abraços fraternos,
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

15 JUL 2022

Olá Rick! Obrigado por escrever. Certamente os dois decidiram namorar de forma duradoura, em idade muito imatura para as necessidades dos tempos culturais atuais. Mais sério ainda, foi decidirem morar juntos. Certamente há marcante imaturidade dos dois. Será enriquecedor para ambos, cada qual, em seu espaço, viver a juventude, cultivar estudos sérios e consistentes, trabalho e preparação para o trabalho de forma organizada, formação de turma de colegas e conhecidos, viagens, cursos, grupos de teatro, dentre outros, para amadurecer como seres sociais e autônomos. Será mesmo que você prejudicou a vida dela? Será mesmo que a parte manipuladora de vocês não aconteceria em outras circunstâncias?
Aprender a viver com autonomia para não explicar as dificuldades a partir do parceiro, é necessário.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.