Sou insuportável

Feita por >Lúcia Nunes · 16 mai 2023 Habilidades sociais

Sou uma pessoa super calada, gosto de estar com as pessoas, mas, não consigo conversar, interagir, fico calada só escutando, as vezes sinto me tão boba com esse meu jeito que me me afasto. Quando todos de minha família estão reunidos, conversando, vou para outro cômodo da casa, não que eu não goste das pessoas é porque me sinto boba no meio dos outros, tento mudar essa minha maneira de agir, mas não consigo. Sempre fui assim, hoje tenho 52 anos e continuo a mesma boba de antes. Isso me incomoda. Penso que as pessoas não gostam da minha companhia, apenas me suportam por eu existir. Como faço para mudar isso?

A melhor resposta 17 MAI 2023

Olá, tudo bem?
Não há nenhum problema em ser uma pessoa mais reservada, desde que isso seja uma escolha, o que parece não ser o que você vem vivendo. Acredito que buscar um processo de terapia pode te ajudar a compreender melhor isso, sendo mais carinhosa consigo mesma, reconhecendo a maneira como você vem julgando a si mesma por essa dificuldade. Além disso, também pode te facilitar explorar as habilidades sociais que parece sentir falta, descobrindo novos caminhos possíveis de socialização.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

9 JUN 2023

Olá Lúcia,
Agradeço a entrega de sua queixa. Quando você afirma "Sou insuportável", é porque o fato de você que reconhecer que é muito retraída, lhe incomoda muito. E, com certeza, deve lhe trazer prejuízos emocionais grandes.
Considero importante e fundamental que você busque o apoio psicoterapêutico, investindo em sua terapia. A Psicologia é uma ciência que oferece muitos recursos para o autoconhecimento. Você poderá mudar sua forma de interagir socialmente no ambiente familiar, não precisando se sentir insuportável. Invista o mais breve possível em sua jornada psicoterapêutica em prol do seu bem estar emocional.
Estou inteira a seu dispor. Agende um horário comigo.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

9 JUN 2023

Olá, na verdade essa á a visão que você tem de si, e começa a acreditar que às pessoas tem a mesma visão de você. Perceba que não são às pessoas que se afastam de você ou não desejam a sua companhia, mas é você quem se afasta. Faça um experiência, converse com os seus familiares e amigos e mesmo que sinta vontade de sair, persista na conversa. Aproveite para ser acompanhada por um profissional para te ajudar a se ver sob outra ótica. A forma como você se vê está influenciando a maneira como você vê o mundo, a si mesma e o outro.

Fico à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 MAI 2023

Ola Lúcia...
Não há problema em você ser mais calada... Você faz parte do grupo de personalidade introvertida e isso não faz de você uma pessoa insuportável... E muitas vezes a sua crença sobre o que as pessoas estão pensando sobre você pode estar errada ou não existir. Busque terapia tente desenvolver um pouco a sua personalidade, tenho certeza que isso pode te ajudar... Estou a disposição caso achar necessário..

Sinta acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

18 MAI 2023

Olá Lúcia, obrigada por escrever...
Pelas suas palavras acredito que você seja uma pessoa introvertida e por isso tende a ficar mais calada e isolada... Acredito que você deve buscar Terapia pra desenvolver algumas mudanças e assim se sentir melhor e eliminar crenças e pesos que você mesmo já colocou sobre você. Muitas vezes temos a visão errada do que as pessoas pensam sobre nós...
Estou disponível pra te ajudar caso queira iniciar sua terapia.

Sinta se acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

18 MAI 2023

Oi Lúcia Nunes
Voce precisa se conhecer, saber quem é para começar a ter autoconfiança.
Por motivos educacionais e de aprendizagem, voce se julga e julga os outros e quando julgamos, não estamos percebendo a verdade.
Fazendo Terapia, pode mudar esta realidade, pode curar teu emocional.
É só uma distorção de percepção de ti e dos outros.
Abraços

5817 respostas

17 MAI 2023

Lúcia, obrigado por compartilhar um pouco dos seus sentimentos conosco. Em primeiro lugar, o que a faz pensar que você é boba? Algumas pessoas são mais introspectivas, tem uma personalidade mais introvertida e não tem nada de errado nisso. Pessoas introvertidas prestam mais atenção e avaliam melhor o ambiente antes de interagir. Como você mesma escreveu, você que se afasta das pessoas. Isso provavelmente tem a ver com pensamentos e ideias negativas que você tem de si mesmo, então se permita mais, perceba quais são esses pensamentos negativos e faça um questionamento deles. Fazer psicoterapia pode te ajudar bastante a avaliar melhor seus comportamentos e desenvolver formas de agir mais adaptativas. Pense nisso. Atenciosamente. Leonardo

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 MAI 2023

Olá Lúcia,
Todos nós temos nossa maneira própria de ser. Uns mais extrovertidos e outros mais introspectivos, e isso não é nenhuma espécie de defeito.

No seu relato seria importante investigarmos o que te faz sentir assim, e acredito que um processo terapêutico pode ser bastante benéfico. Lembrar que não é porque foi assim até hoje que não é possível mudar se mudar fizer sentido pra ti.

Raquel Carvalho Vicente Psicólogo em Diadema

10 respostas

17 MAI 2023

Oi Lúcia! Que bom que você escreveu. Precisaremos conversar mais cuidadosamente para que possamos, junto com você, construir formas para modificar as coisas. Quando uma pessoa muda a si mesma, os que convivem mais próximos com ela, necessariamente são levados a se modificarem.
Conte comigo!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

17 MAI 2023

Olá Lúcia, tudo bem? Primeiro seria importante entendermos por qual motivo essa conversação e interação não são possíveis, existe uma limitação nas suas habilidades sociais ou é um mecanismo de defesa seu? Entendo o pensamento e a emoção como influência para o nosso comportamento, a forma como agimos, e às vezes esses pensamentos e emoções podem nos paralisar. Em psicoterapia identificamos esses pensamentos e trabalharemos em cima deles para que se tornem mais funcionais. Espero ter ajudado e uma boa sorte na sua jornada! :)

Flávia Carvalho Mascarenhas Psicólogo em Salvador

1 resposta

17 MAI 2023

Olá Lúcia,
O que você precisa fazer para mudar esse jeito descrito por você como "insuportável", é procurar o mais breve possível a ajuda psicoterapêutica. Iniciando o processo da busca em terapia, você irá encontrar meios de mudar os comportamentos de isolamento quando há reunião em família ou quando encontra pessoas no âmbito social. O fato de você admitir que isso lhe faz se sentir boba, traduz seu desejo de mudança. Talvez seu jeito de ser seja mesmo de uma pessoa mais silenciosa e isso não é um defeito em si. Mas, se isto lhe incomoda ao ponto de você achar que as pessoas não gostam de você, denota a demanda de uma jornada psicoterapêutica imediata. A Psicologia é uma Ciência que amplia bastante o autoconhecimento e oferece recursos para a pessoa enfrentar suas dificuldades de maneira promissora.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos um belo trabalho psicoterapêutico. Agende um horário comigo. Terei imenso prazer em contribuir psicoterapeuticamente com você. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

17 MAI 2023

Olá, Lúcia, me parece que você criou várias crenças a respeito de si própria que podem estar distorcidas, como as pessoas não gostarem de você e apenas suportarem sua companhia. Me parece que a sua personalidade é mais introvertida, o que faz você ser mais calada é reservada. Mas isso não precisa ser um problema, você pode respeitando seu jeito desenvolver algumas habilidades para facilitar sua comunicação e interação. Acredito que buscar psicoterapia seja muito interessante, não desista, sempre podemos aprender e nos tornarmos melhores. Fico torcendo para que dê tudo certo.

Michele Borges Psicólogo em Natal