Sinto raiva e acho a maioria das pessoas que convivo insuportáveis e fúteis

Feita por >De Luca · 5 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Todo mundo que eu vou conhecendo, começo a me interessar nas primeiras semanas..Ou menos,dps percebo o quão idiota e fútil é aquela pessoa,e daí vem uma raiva dela ...As vezes vejo algumas postagens de pessoas sem valores nenhum,sendo paparicadas..Isso me enfurece muito,muito.No final das contas parece que todos são fúteis e chatos, se interessam por coisas idiotas e desinteressantes.. Queria saber o problema está em mim ou nas pessoas que eu considero imbecis

A melhor resposta 6 MAI 2020

Olá De Luca, tudo bem?
De certa forma, é normal que nem todas as pessoas pessoas do mundo nos agradem, afinal, cada um de nós tem sua própria personalidade e nos identificamos mais com algumas coisas e menos com outras. Mas, assim como você disse no final da sua pergunta: "Queria saber se o problema está em mim ou nas pessoas que eu considero imbecis". Eu lhe devolvo com outra: por que dar tanta importância para algo que não afeta na sua vida diretamente? Que tal começar a olhar mais para dentro de si e ver quais são as suas potencialidades e quais destas podem ser desenvolvidas? Acho que seria menos exaustivo tentar priorizar as mudanças que você tem mais controle.
Espero ter te ajudado, qualquer coisa estou à disposição. Um abraço!

Arianne F. B. Gonçalves Psicóloga Psicólogo em Campinas

10 respostas

14 MAI 2020

Olá De Luca
Olhar o mundo e as pessoas de uma forma negative, não é a melhor maneira de passar por esta vida. Sugiro buscar ajuda psicológica para entender se o problema está em você ou nas pessoas com quem convive.
Perceba que os outros vivem suas vidas e são felizes assim, gostam inclusive de coisas diferentes de você. Entenda que as pessoas tem perspectivas, gostos e vontades diferentes das suas. Se elas estão bem assim, bom pra elas. Se você não está bem com sua vida, buscar um profissional da área de psicologia pode te ajudar e ter uma visão mais positiva do seu mundo pessoal.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 MAI 2020

Olá! grato por participar. Considerando que todos os outros lhe parecem idiotas, fúteis, chatos, causadores de raiva, geradores de fúria, temos uma situação que incomoda muito a você, talvez não a eles. Logo, quem sofre é você. Também você cita dois outros aspectos importantes de se pensar: há interesse nas primeiras semanas. Outro dado que você cita é o suposto paparico a eles te enfurece. No caso do interesse acabar, é a dificuldade de percepção de detalhes da riqueza do ser humano ao longo do tempo, a frustração por não encontrar facilmente mais novidades nas pessoas (processo ansioso). Outros paparicados te enfurecer. Qual pode ser a questão de eles serem paparicados? Trata-se de uma questão entre eles e os paparicadores. Ou você gostaria de ser paparicado. O convívio não é fácil, porém é altamente rico, necessário e saudável. Seja persistente, organize seu controle de estados internos, tendo como fonte e resolução principal, você mesmo, não explique seus humores somente por pessoas externas, Na verdade o auto controle, a verdade pessoal, o amadurecimento, farão com que o o predomínio da tua estabilidade e harmonia, tenha a centralidade dentro de você, reduzindo a influência externa. Coloco-me à disposição para aprofundamentos técnicos-científicos com Psicologia. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, sem abrir mão de rotina saudável, o mínimo possível, com máscara, higiene e afastamento físico: uma vida a mais salva, vale toda a vida!). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.