Sou casada e não fazemos sexo a quase três anos.

Feita por >Anna · 1 nov 2023 Terapia de casal

Sou casada a quatro anos e iremos completar três anos sem sexo.
Tenho 30 anos e meu marido 45, somos companheiros, confidentes e adoramos estar juntos. Se for para apontar um defeito em nosso relacionamento, diria que é a questão sexual, de resto, não tenho o que reclamar, vivemos super bem.
Na pandemia, engordamos muito (30kg cada), e com isso, fora outras preocupações, sei que não existe libido que fique bem. Ele me disse que não consegue transar devido o peso, e que não sente desejo nem mesmo por ele, quando questionei se sentia desejo por mim. Recentemente me contou que não preocupa com sexo e que talvez ao emagrecer (estamos em processo de emagrecimento), ele possa sentir alguma vontade mas que não é prioridade, ou seja, vi que realmente pra ele não faz diferença, e deixei claro o quanto isso impactava para mim, pois sempre gostei muito de sexo. Nunca o traí, e nesse tempo vivo apenas com a masturbação, porém estou começando a sentir falta de pele com pele, de ser desejada. Sei que existem diversas formas de dar prazer ao outro, porém, ele sempre foi muito reservado.
Já conversamos diversas vezes, e já apontei o quanto sinto falta, mas pra ele eu deveria "ser grata" por ser o nosso "único problema" em nossa relação, e que outros casais passam por coisas muito mais difíceis.
Eu o amo e quero passar o resto da minha vida ao seu lado, mas também quero sentir prazer e fazer coisas diferentes.

O que faço?

A melhor resposta 9 NOV 2023

Olá, Anna!

Compreendo como deve ser difícil sentir tudo isso e não conseguir fazer seu companheiro se interessar em melhorar isso.

Pelo que você compartilhou, vocês tem uma relação muito especial e vocês se amam, isso é essencial. Quanto ao fator sexual, varia de acordo com as particularidades do casal, mas é importante que ambos se preocupem com o bem-estar e cuidado um do outro e por isso não é saudável ignorar a falta que você sente.

Além disso, é importante ele buscar se consultar com um médico para identificar se há algum problema orgânico em específico para poder tratar. Também é provável que fatores como estresse contribuam para essa falta de interesse, portanto, ao buscar essas mudanças que você comentou e aumentar a qualidade de vida, é possível que aos poucos a situação melhore.

Enfim, é compreensível que a falta de intimidade física seja frustrante e impacte uma relação, por isso a comunicação aberta e honesta é fundamental em situações como essa. Como você comentou que já tentou conversar algumas vezes e não funcionou, pode ser de grande auxílio para você buscar uma terapia de casal para ambos explorarem a situação por novas perspectivas com ajuda profissional. Um tratamento psicoterápico individual também pode auxiliar você a entender suas necessidades, identificar fatores para sua libido ser melhor elaborada e equilíbrio disso com as necessidades do seu parceiro.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Anna!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

7 NOV 2023

Olá Anna! Oriente ele a buscar um médico para avaliar se tem alguma questão orgânica dele para não ter desejo, descartado a questão orgânica pode se pensar em outras causas. Etilos de vida estressante, tecnologias viciantes são tidos como fatores para explicar a redução de número de relações sexuais.
Você relata que são 3 anos sem relações e que pra ele não é um problema, mas você parece que isso está te incomodando. Como era antes desses 3 anos? Aconteceu alguma situação que desencadeou?
Busque a terapia para te ajudar nesse processo.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

7 NOV 2023

Olá Anna,
Sua queixa traduz um problema quanto à libido de vocês enquanto casal. A pulsão sexual quando é bem direcionada ou trabalhada na vida a dois, resulta em pulsão de vida de melhor qualidade para ambos. O sobrepeso de vocês dois necessita ser melhor investigado junto a um(a) endocrinologista. E, de todo jeito, considero válido e importante, você iniciar sua jornada psicoterapêutica, a fim de identificar quais os fatores determinantes para sua libido ser melhor elaborada, no que tange às questões emocionais. Você declara ..."mas também quero sentir prazer e fazer coisas diferentes". Os seus desejos e carências precisam ser encarados de maneira resolutiva.
Agende um horário comigo o mais breve possível. Estou inteira a seu dispor para lhe auxiliar.
Uma abraço,
Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

7 NOV 2023

Oi Anna! De fato , pelo que tu escreve a relação de vocês é muito especial. Vocês tem uma cumplicidade ímpar. Quanto a questão sexual de um casal é muito particular. Varia como cada um se sente... Não podemos ignorar a falta que tu sente.
Para isso acho importante pensar em um tratamento psicoterápico para que tu entenda tuas necessidades, o que pesa mais, o que se pode abrir mão e o que não se pode abrir mão em um relacionamento.

Se precisares conversar, estou a disposição .

Um abraço!

Eduardo Marchioro Psicólogo em Porto Alegre