Sonambulismo: o que o psicólogo tem a ver com isso?

Feita por >Andréa Segal · 24 mar 2014 Sonambulismo

Boa tarde!

Sou estudante de Psicologia e estou fazendo minha monografia a respeito do tema: Sonambulismo, causas e tratamento psicológico, estou tendo muita dificuldade em encontrar referencias bibliográficas a respeito do assunto, meu objetivo é saber se há causas psíquicas para o transtorno do sonambulismo e como os individuos que sofrem com o transtorno convivem com o mesmo e ainda entender se é possível uma atuação significativa do psicólogo nesse contexto, que aparentemente mostra-se como de ordem puramente médico.

A melhor resposta 13 FEV 2015

Olá Andréa! Sendo que fatores como ansiedade, estresse, depressão, angustias etc. são apontados como grandes vilões para desencadear o sonambulismo, penso que na cognição mental do individuo afetado, foram armazenados pensamentos disfuncionais relacionados. Após a avaliação médica, a interferência do psicólogo deve seguir na investigação desses pensamentos disfuncionais, com o objetivo de descaracterizá-los e fazer a manutenção do mesmo.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

26 MAR 2014

É preciso verificar se a causa não é orgânica, eliminando essa possibilidade aí entra o psicólogo, este então faz a anamnese e a triagem(rapport) onde se diagnosticará possível angustia,ansiedade,depressão ou estresse e trabalhará no que for diagnosticado como possível causa do sonambulismo

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

26 MAR 2014

Bom dia,
Obrigada pela atenção!
Estou com dificuldade em encontrar contribuição da psicologia sobre o tema. Minha orientadora diz que não consigo falar sobre isso, uma vez que para a psicologia isso não interessa, diz que estou focando no sintoma. Me questiono, pois no meu entendimento existem causas outras, que não da ordem do orgânico, neurológico, podendo haver causas de cunho psíquico, o psicólogo tem um papel fundamental para intervenção válida nesses casos. Qual a opinião de vocês profissionais da área a respeito?

25 MAR 2014

Um sono mal dormido pode ter causas puramente orgânicas, como adenóide, rinite, sinusite ou outras obstruções do trato respiratório, má digestão, distúrbios na acuidade visual (escotomas), problemas neurológicos ou outros. Para tanto, é necessário uma avaliação médica.
Para a avaliação do sonambulismo é importante exames neurológicos específicos, como o EEG (eletroencefalograma) e outros. Descartadas estas hipóteses, fenômenos de origem psíquica podem também estar presentes, como ansiedades que se apresentam por mudança na rotina, perdas, stress excessivo, stress pós-traumático...

Eliane Aparecida Abreu Silveira Psicólogo em São José

11 respostas

25 MAR 2014

O sonambulismo pode ter fatores intercorrentes de ordem emocional e de estilo de vida, tais como stress pós-traumáticos, ansiedade aguda/stress e consumo de álcool, quando o papel do terapeuta é de relevância para minimizá-los. Mesmo predominando o tratamento médico, quando fatores clínicos forem a causa predominante, a psicoterapia é aconselhável para acompanhamento dos fatores psicológicos que envolvem o quadro (sou sonâmbulo: como lido com isso, como minha família convive com isso, o que tenho que fazer para me preservar e os que me cercam). Pela internet você pode achar algum trabalho de tese acadêmica a respeito do assunto.

Psicóloga Maria Zelinda Machado Psicólogo em Brasília