Meu menino de 5 anos teve ereção ao ver o personagem travesti de Ramirinho

Feita por >Fernando Cunha · 7 jun 2018 Ludoterapia

Sou pai de um menino de 5 anos. A conduta dele é absolutamente normal no dia a dia, com família, amigos, na escola, no futebol que vez ou outra ele pratica. Mas vejo que ele tem uma certa curiosidade, a qual muito me incomoda, por "homens que se vestem de mulher". Começou quando de repente no Netflix flagrei ele há um ano, aproximadamente, assistindo a um episódio de uma série de travestis. Cancelei Netflix. Num quadro do Faustão, quando artistas imitam outros artistas, ele manifesta atenção excepcional com homens que imitam mulheres. Por último, assistindo a série "Onde nascem os fortes", numa cena em que Ramirinho aparece travestido contracenando com o delegado, meu filho estava deitado comigo e com a minha esposa em nossa cama, teve ereção (a primeira que observamos) e comentou conosco: "papai, mamãe, meu pipi tá duro". Isso aconteceu enquanto ele estava vidrado na cena. Nunca houve qualquer trauma, qualquer episódio que o expusesse a qualquer situação envolvendo discussão, menção ou ato de sexualidade. Minha esposa, que é psicóloga, porém não atua na área, diz que é tudo coisa da minha cabeça, que ele está na fase anal e que tais circunstâncias são peculiares. Segundo ela os sinais em caso de um transtorno de gênero seriam diferentes e talvez potencialmente bem mais acentuados. Ainda assim me questiono porque conheço homossexuais que não dão sinais "físicos" de seu comportamento.

A melhor resposta 8 JUN 2018

Boa tarde Fernando! A idade de cinco anos é marcada por um período de novas descobertas relacionadas ao corpo. É geralmente o período onde as crianças começam a se interessar pelas questões relacionadas ao nascimento dos bebes e também período onde começam a perceber a diferença anatomia sexual, ou seja, que meninos tem pênis e meninas tem vagina. Posso supor que a atenção especial a homens que estão travestidos de mulher pode ser devido justamente a esse período onde as crianças começam a entender quem tem pênis e quem te vagina. Aconselho que responda, de forma simples e livre de repressões, as perguntas que ele possa vir a fazer sobre essas diferenças. Uma vez que sua esposa é psicóloga, talvez fosse interessante ler o texto "O pequeno Hans", onde Freud conta o caso de um menino e suas descobertas sobre a sexualidade dos seres em geral, as perguntas que ele fazia e como os pais as respondiam.

Anônimo-341327 Psicólogo em Belo Horizonte