Por que as mulheres mudam de calçada quando me ver?

Feita por >Anônimo · 11 mar 2023 Abordagem psicológica

Tenho um shape razoável, treino na academia e faço caminhada, sou baixo tenho 1,75m de altura, e 36 anos apesar de parecer que tenho so 20 anos, sou negro porem alguns inconvenientes tem me deixado bolado, pois todas as mulheres que vem em minha direção muda de calçada. Isso me incomoda eu acho que estou lidando com racismo porem queria ter certeza. Não sou atraente sou um subfive nota 1 ou 2 porem nunca na minha vida desrespeitei uma mulher na vida, inclusive eu na maioria das vezes mudo de calçada para evitar justamente o que já faz comigo, estou pensando em caminhar em outros locais pois isso fere demais minha dignidade. Para os psicólogos não pense que tenho alto estima baixa so porque disse que sou subfive e nota 1 ou 2 so quero entender porque as mulheres fazem isso comigo eu identificando o real motivo pode ter certeza que providencias serão tomadas.

A melhor resposta 14 MAR 2023

A forma como você se trata ou pensa de si mesmo, pode parecer que não, mas reflete sim: de repente, teu olhar baixo, que não encare ou medos que já existem em você desde a infância, traumas gerados, tudo isso faz parte da sua constituição mental e suas posturas diante da vida. Se você fosse seguro de si, não se daria essas notas baixas e nem ficaria bolado com o fato de mudarem de calçada. O mundo não gira em torno da gente, às vezes, até alguma outra situação, medos que as outras também carregam por estarmos num mundo com tanta gente boa mas também com tantos mal intencionados. Se você está de boa consigo mesmo, tem amor-próprio, segurança e é um cara de bem, então, o que importa que mudem de lado? Você que não pode se deixar de lado, ou ficar mal por coisas alheias que não sabe do que se trata, só podemos supor, mas saber realmente o que se passa nas mentes dos demais, nunca saberemos! Caso queira maior ajuda, entra em contato comigo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 MAR 2023

Olá Adão,
Pense na possibilidade de voce estar dominado pelo julgamento: julga a si mesmo e julga os outros.
E se está assim, é porque voce se deixa guiar pela mente, pelo que voce registrou na tua memória, pelas experiências e influências vividas, ouvidas, vistas, etc.

Nosso pensamento é uma ferramenta muito poderosa e pode modificar e transformar realidades: voce consegue ver aquilo que busca; se procurar uma agulha, vai encontrar uma agulha.

E se voce modificar seu objetivo? Quando voce está caminhando numa rua, qual o objetivo?
Ir a um lugar ou ser aprecisado, ser reconhecido? ser valorizado?

Voce não nasceu para ser apreciado, ser amado, ser valorizado embora possa acontecer isso tudo.
Voce nasceu para se realizar, para executar o teu propósito de vida e ser feliz na tua caminhada.

Voce precisa resolver a tua carência, a tua dependência, sobretudo a emocional.
É esta dependência emocional que provoca todas estes pontos de vistas.
Faça Psicoterapia, possibilite o conhecimento e o nascimento de si mesmo.

Abraços

5929 respostas

13 MAR 2023

Oi Adão, entendo que a situação que você está vivenciando é bastante desconfortável e tem afetado sua autoestima. É importante lembrar que não podemos afirmar com certeza que as mulheres que mudam de calçada estão agindo por causa de racismo, mas é possível que isso esteja acontecendo. Infelizmente, a discriminação racial ainda é uma realidade presente em nossa sociedade e pode afetar as relações interpessoais.

No entanto, é importante lembrar que a forma como as outras pessoas nos percebem não define nosso valor ou nossa dignidade como seres humanos. Além disso, a autoestima não é necessariamente baixa apenas porque alguém se considera subfive ou nota 1 ou 2. Cada um de nós tem características únicas e valorosas que não podem ser resumidas em uma classificação numérica.

Se a situação tem afetado seu bem-estar, pode ser uma boa ideia agendar uma sessão de psicoterapia para conversar sobre isso e encontrar formas de lidar com essa situação. Além disso, caminhar em outros locais pode ser uma opção para se sentir mais confortável, mas lembre-se que o problema não está em você e sim na discriminação que ainda existe em nossa sociedade.

A disposição,
Filipe Araújo

Filipe Araújo Psicólogo em Recife

44 respostas

12 MAR 2023

Olá Adão! Que bom que você escreveu. Pelo seu jeito de escrever, pelas escolhas dos termos, é muito provável que você exercite pouco a troca social diversificada. A sociedade atual permite, vende e propicia muitas formas de estar no mundo, que implicam artificialidades que aliadas com a complexíssima rede de interesses e interações, faz com que se fique confuso, vendo problemas de formas distorcidas, em lugares distorcidos, antecipando formas de auto proteção, que acabam reduzindo gravemente o treino de convívio social.
Terei enorme prazer e realização em poder conversar com você, de forma mais profunda, sobre o que você está sentindo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8767 respostas

12 MAR 2023

Olá Adão.
Não deixe que pensamentos negativos influenciem o seu astral. Evite a todo custo se comparar às outras pessoas. Você é único com suas peculiaridades e cor. Evite "generalizar" "todas as mulheres". Seria impossível você saber o que todas as outras pessoas pensam sobre você. O que as pessoas pensam sobre você é um produto delas, foi um pensamento emitido por elas e portanto é delas, não diz respeito à você. Aprenda a ignorar pessoas que não lhe respeitam. Se você está em Paz com você mesmo é isso que importa, invista em coisas saudáveis para a sua vida em geral, procure participar de grupos de amigos que tenham ética e faça também outras atividades em grupo para jogos, conversas, estudos. Já no caso de alguém lhe desrespeitar falando que é porque você é negro aí sim, você precisa evitar confrontar diretamente essa pessoa mas você precisa gravar e de preferência provar com testemunhas que viram isso acontecer e depois buscar na justiça os seus direitos.
Caso ache importante conte com um de nós psicólogos para aprofundar os conteúdos tratados aqui em terapia.
Espero tê-lo ajudado
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba