O sonambulismo é um problema psicológico?

Feita por >Patrício · 23 mai 2013 Sonambulismo

Nunca tive problema antes, mas de uns meses para cá meu companheiro de quarto disse que falo sozinho e que um dia acordou comigo saindo pela porta. Não me lembro de nada. Por que isso está acontecendo agora?

A melhor resposta 21 JUN 2013

O psiquismo ou a mente é uma abstração (separação do elemento do conjunto), reação peculiar aos organismos vivos que são reações químicas complexas.
Assim como a vida é uma reação química complexa, a irritabilidade protoplasmática (“conteúdo” de organismos unicelulares) é uma diferenciação da reatividade de compostos minerais como explosão da nitroglicerina diante de impactos mecânicos, o pensamento, a cognição (processamento da informação) é uma diferenciação da irritabilidade protoplasmática dos organismos unicelulares. A diferenciação entre vida e não vida, orgânico e mineral é apenas uma manifestação antropocêntrica de nossa mente.
Se o psiquismo, a mente é um epifenômeno das reações eletroquímicas que ocorrem na rede neural, qualquer reação advinda dessas reações como alegria, tristeza, transtornos, sonambulismo é orgânica e psicológica, pois ambos se confundem em termos de Neurociência Cognitiva. Quando nosso estado de consciência modifica e essa mudança relaciona-se com o ciclo do sono e vigília temos o que conceituamos como sonambulismo.
Essa alteração do ciclo do sono e vigília ocorre na terça parte inicial do sono. Nesse estado alterado de consciência observamos a deambulação do sonâmbulo num estado crepuscular, no qual sua percepção do meio é difusa, porém suas atividades psicomotoras mantêm-se preservadas.
Após tal fenômeno o indivíduo acometido exibe amnésia relativa aos acontecimentos e comportamentos emitidos durante o estado alterado da consciência.
Considerando os transtornos psicológicos, o transtorno de sonambulismo é uma entidade nosológica (Transtorno Psicológico) contida na superclasse nosológica Transtornos do sono.
Esse transtorno exibe inúmeras etiologias e, pelo fato do indivíduo sonâmbulo culturalmente poder ser mal interpretado (p.e., como um possesso ou um “louco”), a intervenção psicoterápica pode contribuir para o portador de tal alteração benigna da consciência.
Dr. Miguel Ângelo

Clínica Dr. Miguel Ângelo Psicólogo em Brasília de Minas

20 respostas

24 MAI 2013

O sonambulismo é um transtorno psicológico ou psicobiológico, embora outras áreas o tratem como pertinentes ao seu campo. Cada campo de conhecimento tem seu conceito a respeito dos fenômenos físicos, químicos e mentais. A característica crítica do transtorno de sonambulismo diz respeito a episódios repetidos de comportamento motor complexo iniciado durante o sono, como levantar-se da cama com deambulação. Os episódios de sonambulismo iniciam-se durante o sono de ondas lentas (sono reparador e profundo) e, portanto, ocorrem com maior frequência durante a primeira terça parte da noite.

Dr. Miguel Ângelo. Mestre em Processos Cognitivos