Sogra não deu parabéns no meu aniversário mesmo sabendo somos vizinhas.

Feita por >Cintia · 1 jul 2024 Terapia familiar

Sogra cuida de 2 filhas do meu esposo no começo ela queria obrigar eu a cuidar das duas quando ela estava trabalhando porém não aceitei que ela não ficou nem um pouco feliz porque elas tem mãe que está casada com outra mulher e sogra disse que tem medo das meninas querer namorar mulher também. Porem e só elogios para a mãe das meninas o meu marido manda pensão pra vó porém a mãe não manda e minha sogra parece não querer receber da mãe porém sobrecarrega eu e meu marido. Agora foi meu aniversário ela não de parabéns nem conversou comigo no dia porém conversamos todos os dias estou com tanto ódio dela que pretendo cortar relação com ela.

A melhor resposta 3 JUL 2024

Lidar com situações familiares complexas pode ser extremamente desafiador. Vou oferecer algumas reflexões e sugestões que podem ajudar:

1. **Compreensão e Empatia**: Tente entender o ponto de vista da sua sogra, mesmo que não concorde com ele. Ela pode estar agindo por medo ou insegurança em relação ao futuro das netas.

2. **Comunicação Aberta**: É essencial ter uma conversa franca e aberta com seu marido. Explique como você se sente e tentem encontrar uma solução juntos. Um diálogo sincero com a sogra também pode ser necessário para esclarecer sentimentos e expectativas.

3. **Limites Claros**: Estabeleça limites claros sobre o que você está disposta a fazer e o que não está. Isso é importante para proteger seu bem-estar e o equilíbrio da sua família nuclear.

4. **Reconheça as Emoções**: É natural sentir-se magoada e com raiva, especialmente se você se sente desrespeitada. No entanto, agir impulsivamente cortando relações pode ter consequências duradouras. Tente lidar com suas emoções antes de tomar qualquer decisão drástica.

5. **Busca de Apoio**: Considere procurar apoio de um terapeuta familiar. Profissionais podem ajudar a mediar conflitos e oferecer ferramentas para melhorar a dinâmica familiar.

6. **Foco nas Crianças**: Lembre-se que o bem-estar das crianças é o mais importante. Manter um ambiente estável e amoroso para elas deve ser uma prioridade para todos os adultos envolvidos.

Tomar decisões baseadas em emoções fortes pode ser prejudicial a longo prazo. Tente abordar a situação de forma calma e racional, buscando o melhor para todos os envolvidos.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

2 JUL 2024

Olá, Cintia, espero que esteja bem.

Situações com família geralmente são complicadas. Quando a família tem uma formação "confusa", as coisas podem ficar ainda mais difíceis.
A forma como você fala me faz entender que seu relacionamento com sua sogra é importante para você ou para seu casamento (caso contrário não teria dado tanta importância para a falta do cumprimento no seu aniversário).
Outra coisa que posso entender é que as ações da sua sogra podem incomodar, já que ela e favorável à mãe das meninas, mas não quer que elas vivam com a mãe....

Eu percebo que esta é uma situação que merece uma melhor análise dos cenários para entender melhor como se dá esta dinâmica, pois tem muita gente envolvida (você, seu marido, sua sogra, duas crianças, duas outras mulheres...)

Que tal pensar um pouco a respeito da importância das relações e dos vínculos antes de tomar alguma decisão?

Espero ter ajudado um pouco.
Te desejo tudo de bom.

Att,
Rafael Silva
CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

79 respostas

2 JUL 2024

Bom dia, Cintia! Obrigado por escrever. Honestamente quero te ajudar. Salvo engano, teu texto indica significativa imaturidade tua. Será que há muitos outros elementos que você não colocou? Tua sogra ser ou não adequada, dar parabéns (que pode não ser hábito dela) ou não, são aspectos que não tiram o fato dela ser mãe de seu marido. Filhas de um pai, envolvem, em reciprocidade com a mãe, cuidados. Qual será o ganho de você cortar relações com tua sogra? O que o pai das meninas deve fazer com as filhas dele?
O ódio implica sempre castigo ao odiador.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.