Sinto toda a dor e angústia dos outros

Feita por >gabriellol · 22 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu sinto toda a dor e angústia das pessoas e sociedade como um todo. Se vejo uma pessoa em situação de rua, vejo alguma pessoa sofrendo ou qualquer tipo de dor, sinto uma angústia terrível capaz de arruinar meu dia.

Já chorei só de ver alguém triste ou até mesmo um animal machucado. Não sei como lidar, parece que sofro pelos problemas de tudo e todos

A melhor resposta 23 FEV 2022

Bom dia, Gabriellol,
O nome disto é Empatia. Uma característica psíquica que desenvolvemos ao longo da vida que nos permite olhar para os outros e entender um pouco de seu mundo, suas maneiras, seus sentimentos e suas dores.
Porém, tem aqueles que se lançam de tal maneira no mundo dos outros que esquecem de cuidar de si, vivem com tanta intensidade a dor alheia que se fecha para a própria realidade e sentimentos, vivendo conflitos e sentindo coisas que não são suas, mas uma forma de estar perto dos outros.
Por vezes, pode ser uma fuga de si mesmo(a), uma maneira de viver o mundo com tanta intensidade apenas para não entrar em contato com os próprios sentimentos, ou por vezes até justificá-los.
Escrevi sobre isso no meu trabalho de conclusão para a faculdade, e atendo muitas pessoas com alto grau de sensibilidade, a ponto de ter dificuldades de se desvencilhar dos outros e viver a própria vida, os próprios sentimentos.
A psicoterapia pode te ajudar a entrar em contato com você, aprendendo a diferenciar o que são conteúdos seus do que são conteúdos dos outros.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

27 FEV 2022

B noite.vc precisa olhar p vc para sua vida e entender pq faz isso. Qual significado disso.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

27 FEV 2022

É preciso investigar se você se identifica com estas pessoas quando estão sofrendo, talvez a tristeza que você sinta por eles seja uma tristeza que você sente por uma parte de você mesmo que nunca conseguiu se expressar. Estou à disposição.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

27 FEV 2022

Gabriel . Como é sua rotina? História de vida?
Pq se sente dessa forma? Alguma vez sentiu diferente?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

23 FEV 2022

Oi Gabriel
Compreendo o que sente!!!
Mas, sentindo isso e sofrendo assim, não ajuda a ninguém, muito menos a voce mesmo.
Somos essencialmente luz e sendo luz para nós mesmos seremos luz para os outros, outros se guiarão pela nossa luz.
Ninguém é vítima, Gabriel... todos estamos num processo de evolução e crescimento, de conscientização de quem somos e que fazemos, o que estamos criando... portanto, somos o resultado das nossas criações, das nossas escolhas e decisões.
Se estamos colhendo sofrimento é porque semeamos sofrimento; Temos que corrigir nossos percursos, nossas rotas; aí, o resultado muda.
Precisa se conhecer, Precisa entender o teu objetivo de vida.
Assim, conseguirá ajudar os outros.
Um cego não pode guiar outro cego... ambos cairão no abismo.
Faça Psicoterapia
Abraços

5864 respostas

23 FEV 2022

Oi Gabriellol! Grato por escrever. Essa sensação é bastante frequente, especialmente na juventude, quando temos o ideal (nesse momento um pouco imaturo) de melhorar o mundo, corrigir as injustiças. Isso envolve empatia, mas é preciso tomar cuidado para não se colocar como responsável pelo sofrimento das pessoas.
É preciso focar no ato de construir a si mesmo e, com a devida ponderação, ajudar aos outros.
Não se pode esquecer que cada um de nós, a cada minuto, está construindo a própria estrada. Muitas vezes, quando olhamos para a estrada do outro, mas não temos como agir para ajudá-lo, seremos ineficazes. É preciso ação, ação de construção de si, ação, se possível de direcionamentos para as pessoas, para as plantas, para os animais.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.