Sinto que tenho um bloqueio mental

Feita por >Duda · 4 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu sinto como se eu estivesse em um canto de mim...e os problemas, as coisas q me magoam ou as coisas q eu faço e magoam outras pessoas estivessem tudo no canto oposto de mim, e entre eles um obstaculo
Eu sei q essas coisas todas existem e estão la, sinto a presença delas...mas não consigo sentir a carga emocional que eu sei que elas tem...eu sei q algo q me deixa muito mal esta la mas eu n consigo chorar
Sei que repressão é um processo inconsciente...e eu tenho consciencia que essas coisas existem,mas minha mente fica em branco, musicas aleatorias vem na minha cabeça, filmes...qualquer coisa, e eu simplesmente me distraio e não sinto nada
As poucas vezes que sinto...eu sinto de forma muito intensa, mas não sentir na maior parte das vezes faz se mim uma pessoa insensível e eu machuco as pessoas ao meu redor
Eu não sei porque minha mente é assim e não sei como mudar...como ser mais responsável e mais madura com tudo oque acontece...eu só ignoro os problemas mesmo eu não querendo fazer isso
Eu sei que não tenho depressão, ansiedade nem pensamentos intrusivos...mas não sei porque minha mente se comporta de um jeito tão covarde
Alguem poderiame ajudar a entender porque me comporto assim

A melhor resposta 5 JUN 2020

Olá Duda
Para entender melhor o que se passa com você, procure ajuda psicológica, pois assim poderá saber se houve traumas, ou acontecimentos diários que fizeram com que você colocasse um vidro entre você, seus sentimentos e pensamentos. Você consegue vê-los, ouvi-los, mas não consegue acessá-los.
Como resposta você procura atacar, com medo de ser atacada, assim você percebe que machuca, mas não queria fazer isso, é mais forte que você. Há pensamentos que te levam a ter estes comportamentos, descobrir quais são eles, poderá fazer com que entenda melhor e amenizar estas situações.
Estou a disposição.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JUN 2020

Olá Duda, como vai?
Primeiramente acho que é importante dizer que se isso te causa incomodo, se você veio até aqui buscar ajuda, significa que voc~e não é nem um pouco covarde ou insensível como você se vê, não acha?!
Percebi pelo jeito que se expressou que já entende um pouco sobre mecanismos da mente e do inconsciente então ficará mais fácil de entender o que te explicarei.
O inconsciente tem uma forma própria de decidir, de se proteger e isso independe da nossa vontade, da racionalidade do ego. Muitas vezes pessoas são super agressivas pois inconscientemente são inseguras, pessoas traem pois inconscientemente tem medo da rejeição, é claro que isso não é regra, são só exemplos. Estou te falando isso pois não adianta você tentar entender racionalmente por que age assim, mas precisará por meio de um processo de análise descobrir qual é o conteúdo inconsciente que está acionando esse seu mecanismo. Entende?
Sou Psicóloga há 14 anos, caso acredite que eu posso te ajudar nesse processo a primeira sessão é cortesia e será um prazer conversar contigo.
Abraços

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

5 JUN 2020

Olá, Duda!
O "não sentir" o que você está descrevendo pode ser um mecanismo para evitar um sofrimento intenso, ou uma imaturidade emocional.
É importante aprendermos a regular nossas emoções para que não venha tudo de uma vez, mas também respeitar que nem sempre teremos a reação desejada.
Provavelmente na terapia você poderá tentar descobrir o que te impede de sentir na hora, mesmo sabendo que "sente em algum lugar inconsciente".

Luisa A. M. Mendes Psicóloga Psicólogo em Niterói

5 respostas

5 JUN 2020

Olá Duda!Evitar o contato com coisas que implicam desconforto, é um procedimento presente na estrutura psicológica das pessoas. Certamente será muito encantador você poder lidar com essa inquietude, decodificando esses extremos e reintegrando a tua inteireza. Acontece que verdades, a princípio, inconvenientes, somente propiciam o avanço, o crescimento, a evolução, quando são compreendidas e superadas. A mente humana, tendo a como desconfortável, faz leitura errada para evitar um pequeno desconforto imediato, empurrando para o futuro, algo que não se permitirá permanecer, para sempre no futuro, pelo contrário, aprofundará, com outras repetições e associações desconfortáveis. Em síntese: não se conhece e se domina a fera, sem estudá-la, sem aproximar-se dela, sem compreendê-la. Fugir das coisas não resolve problemas. É melhor aproximar-se delas com a condução de um psicólogo profundo. Isso te fará ver, em si mesma, soluções, profundidades, possibilidades e potencialidades muito interessantes. Estamos à disposição. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente quando for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de um próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.