Sinto minha vida parada.

Feita por >Sr.Anônimo Bahia · 20 abr 2023 Desenvolvimento pessoal

21 anos, jovem com um bom futuro pela frente de acordo com as oportunidades da vida e com um carisma incrível.

Mas percebo que estou totalmente parado e deixando a vida rolar.
Meu objetivo era trabalhar, fazer faculdade, prestar e passar em concursos e assim conquistar outras coisas ( Casa / Carro/ Família ...)

E eu gosto de estudar, me organizar financeiramente !

Porém, eu sinto que parei na vida em todos os aspectos (alimentação, autocuidado, estudos, motivação, cuidar do meu dinheiro...)

Passei 2 anos até o exato momento sem estudar meu curso que meu trabalho exige, pagando faculdade sem ir e sem assistir as aulas em casa, sem estudar para os concursos e sem fazer outros cursos que me seriam pertinentes. Tudo isso no mesmo espaço de tempo até hoje.
Às vezes me sinto inútil por não saber calcular contas simples do dia a dia, as quais fazia com muita facilidade.

Totalmente desmotivado e parado em minha mente.

Eu sei que muitos jovens não têm as oportunidades que possuo, e reflito muito nisso.

Com a idade que eu tenho, eu sei que o tempo não volta mais, mas também não quero olhar para trás e dizer aquela frase que a maioria diz, ou quem sabe, não proporcionar um bom futuro a uma possível família minha.

Sem contar a velha sensação de que não posso errar e ao mesmo tempo não querer ser dependente.

Resumindo minha situação: Eu me vejo refém do passado, preso no presente, sufocado pelo futuro.

Desde já, agradeço aos psicólogos que tiveram a incrível paciência em "me escutar" até aqui.

A melhor resposta 21 ABR 2023

Olá, Sr. Anônimo. Como você está?
Pude ler o seu texto e compreender um pouco da sua angústia. Foi possível perceber o seu sofrimento, imagino o quanto está sendo difícil lidar com todos esses pensamentos, mas gostaria de dizer que existe uma forma menos dificultosa de lidar com suas aflições. Ficaria feliz em tentar contribuir um pouco sobre sua condição.

Vamos refletir um pouquinho juntos?

Aos 21 anos você está em um momento de transição da adolescência para a vida adulta, são muitos desafios, caminhos, escolhas. É natural se sentir confuso, perdido ou sozinho neste processo. Nessa fase é comum algo que chamamos de Transtornos de Ajustamento. Lidar com tantas mudanças pode ser assustador.
Já é um processo complexo, mas nele são adicionados outras variáveis. É preciso, também, lidar com a constante pressão social para que a as coisas aconteçam seguindo um roteiro rígido (e muitas vezes cruel) estabelecido pela nossa sociedade.
Sair da escola, decidir o que vai fazer pro resto da vida, passar no vestibular, entrar na faculdade, conseguir um bom emprego, casar seu grande amor, ter filhos saudáveis, uma carreira de sucesso, o carro do ano, ganhar na loteria... Tudo isso num piscar de olhos! Hoje em dia, com as redes sociais, as coisas tomaram outra proporção. Comparamos o espetáculo de muitos com os nossos bastidores, e assim, sofremos muito mais. Imagino que o fardo seja ainda mais pesado para uma pessoa que escutou a vida inteira que tinha o perfil ideal para alcançar o sucesso, levando em consideração oportunidades e personalidade carismática.

Oportunidade e carisma podem abrir portas, mas não necessariamente são suficientes na equação da vida.

A pergunta que fica é:
Você sabe o que você quer para a sua vida?
Essa lista de objetivos é verdadeiramente sua ou são vozes externas?
O que você realmente quer?

Idealizar uma vida perfeita pode causar frustração no momento em que a realidade bater à porta. A verdade é que pessoas que conseguem se formar na faculdade dos sonhos, conseguir um trabalho estável e que pague bem, passar em concurso público aos 20 anos, construir uma família e conquistar bens materiais, tudo isso ao mesmo tempo, no início da vida adulta... Essas pessoas simplesmente não existem! Ou, na melhor das hipóteses, são a exceção da exceção! Ou, pior ainda: Só estão te contando a parte boa da história, ocultando o resto.
Hoje em dia nos faltam pessoas para expor as dificuldades de se alcançar um sonho. As perdas. As coisas que precisaram abrir mão. Os conflitos internos, relacionais e familiares. Os dias exaustivos e depressivos. A incerteza e o medo do futuro. A solidão na caminhada. E muitas outras dificuldades no meio do percurso.
Ficamos com a impressão de que essas coisas chegam de forma fácil, rápida e agradável. Focamos apenas nos ganhos, ou seja, criamos uma ideia distorcida da vida.

Saiba que para cada objetivo alcançado, muitas são as renúncias e os desconfortos que precisaram ser superados.

Qual é o desconforto que você está disposto a sentir para alcançar um sonho? É bom levar isso em consideração.

Quando traçamos objetivos e não consideramos as dificuldades e as frustrações dentro desse planejamento podemos paralisar. Uma vez que não obtemos o resultado que esperávamos através do nosso esforço, isso pode nos desenvolver uma resposta de inércia, de congelamento. É importante diferenciar os ganhos imediatos dos ganhos a longo prazo de cada objetivo. E incluir nessa equação, inclusive, a possibilidade de não obter retorno algum para alguns de seus esforços.
A vida também tem dessas coisas...

Você já ouviu falar sobre Procrastinação?
Procrastinação nada mais é quando adiamos uma tarefa importante.
Normalmente a procrastinação é uma tentativa de evitar um desconforto que esta tarefa nos traz.

Quando você pensa em ir pra faculdade, assistir as aulas ou estudar para o concurso, o que passa na sua cabeça?
Quais são os pensamentos?
Quais são as emoções?
Qual é o desconforto que essas tarefas te trazem?
O que você está tentando evitar, é sobre a tarefa em si ou sobre um sentimento ligado a elas?

Pense nisso.

Ter um objetivo e alinhar um planejamento é essencial, no entanto, nossa mente não foi feita para se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Esse método não funciona. Dentre aquilo que você realmente deseja, seria melhor se concentrar em uma coisa por vez e traçar um bom planejamento.

Existe uma ferramenta que pode te ajudar neste sentido:
A Técnica de Resolução de Problemas da Terapia Cognitivo Comportamental. Pesquisando no Google ou no YouTube você consegue encontrar com mais detalhes de como aplicá-la em sua vida.

Escolha uma dificuldade por vez, exemplo:
• Não conseguir ir/assistir as aulas da faculdade.

Siga o passo a passo da técnica para resolver este problema em questão.

Nessa técnica você vai descrever o problema, pensar em modos de resolvê-lo, criar um plano de ação e, se assim desejar, colocá-lo em prática.

Existe outra questão que gostaria que levasse em conta:
É preciso avaliar esse quadro de desmotivação/desânimo do qual você se queixa.
Pelo que você disse, você costumava ter comportamentos mais ativo, o que nos leva a crer que esse seria o seu padrão de funcionamento. No entanto, sente que isso mudou e não está contente com essa mudança.
Você declarou não conseguir fazer as coisas que antes eram fáceis para você. Na sua fala, expressou dificuldades de concentração, motivação, execução de tarefas. Alegou deixar de fazer atividades prazerosas, como estudar e se organizar. Relatou dificuldades em atividades básicas, como alimentação e auto cuidado. Tudo isso em um período persistente de dois anos. Essas informações podem apontar para uma desregulação de humor que merece uma maior atenção e investigação. Essa desregulação, inclusive, pode estar influenciando os seus pensamentos, emoções e comportamentos, lhe trazendo sofrimento e prejudicando a sua vida. É possível que você esteja passando por uma situação um pouco mais grave do que você realmente julga.
Olhando por este lado, você consegue perceber que talvez não seja sua culpa, ou falta de esforço e organização? É possível considerar que existe uma condição de sofrimento além do seu controle te trazendo maiores prejuízos?
Seria ideal a procura de ajuda especializada para avaliar o seu caso.

De fato, o tempo é algo que escapa das nossas mãos, mas não se esqueça que você é extremamente jovem. Ainda não viveu os melhores dias da sua vida e não precisa ter todas as respostas ou a vida definida.

Deixo aqui uma última sugestão:
Que tal fazer uma lista de coisas que você já conquistou?
Pode ser algo simples, não precisa ser algo extraordinário.
Às vezes a coisa mais produtiva que fazemos por nós mesmos é conseguir levantar da cama e isso precisa ser devidamente reconhecido e parabenizado.
Cultivar o hábito de observar cada tarefa que você completa em sua rotina pode parecer algo sem importância, mas na verdade fortalece nosso senso de autoeficácia e utilidade.
Percebemos que somos muito mais ativos do que de fato achávamos.

Eu entendo que são dias e dias, que não é fácil, mas tente não se cobrar tanto. Tente ser mais gentil com o momento em que você está vivendo.
Busque o caminho da autocompaixão, um dia de cada vez...

Estarei torcendo por você!

Grande abraço!

Darlen Garcia Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

21 ABR 2023

Oi, Antonio… Se você tem como iniciar um processo de psicoterapia no momento, tente analisar alguns pontos: 1. onde ou por que a sua motivação se perdeu e iniciou o desânimo; 2. Se as muitas atividades não lhe cansaram física e emocionalmente e você não descansou o suficiente, seria interessante parar e descansar um pouco, sem culpa de estar perdendo tempo; 3. Tentar não sentir culpa por ter ter alcançado seus objetivos até agora, ; 4. Não se cobrar ser perfeito, ninguém o é; 5. Não sentir culpa por estar sentido culpa…

Eva Monteiro Psicólogo em Caruaru

4 respostas

21 ABR 2023

Olá Senhor Anônimo Bahia! Obrigado por escrever. Teu texto indica elevado grau de ansiedade (confusão de tempos, demandas e coisas). De outro lado, percebe-se elaboração e riqueza de posições passadas.
Nessa idade é muito frequente esse tipo de sensação. Os potenciais de organização e superação são enormes.
Será preciso organizar o tempo, sem se deixar sufocar pelo "tudo de uma vez", ou paralisação.
Sugiro que passe por orientação ocupacional com psicólogo especializado.
Estou a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

21 ABR 2023

Olá!
As vezes nossos pensamentos e percepções que temos de nós mesmos nos enganam, isso pode acontecer devido a crenças que desenvolvemos na infância e como elas foram reforçadas na sua vida. Procure fazer terapia pra que ela possa te ajudar a reorganizar esses pensamentos e crenças que tem a respeito de si, os outros e o mundo.

Talita Cabral Psicólogo em Mangaratiba