Sexualidade: Desabafo misturado com um pedido de ajuda.

Feita por >heloi · 22 fev 2021 Orientação sexual

olá! eu vim pedir ajuda em questão a minha sexualidade. então lá vai.
eu nunca senti atração sexual, sinceramente nem sei como ela funciona pois realmente nunca experimentei, apesar de ter vontade de fazer sexo e não com uma pessoa específica. acredito que eu me enquadre como assexual, mas tenho dúvidas em relação ao resto. tenho muito medo de ser lésbica, e muitas perguntas a cerca disso. acho o corpo feminino mais bonito que o masculino, e às vezes acabo olhando, mas nunca senti desejo/atração sexual, era mais admiração e até mesmo comparava com meu corpo (que não é algo que me agrada muito). percebi que, às vezes, nem estou olhando o corpo de uma mulher, e quando penso nisso, automaticamente olho. não sei se deu pra entender, mas parece que é algo da minha cabeça, sabe? outra coisa também é, se estou olhando um casal hétero, e olhando mais para a mulher, fico com medo de que isso seja um indicativo. só que, noto que muitas vezes estou olhando para o homem, mas automaticamente quando penso isso, olho para a mulher!!! é como se fosse compulsório, a mulher me chama atenção quando penso nisso. meio que uma homossexualidade compulsória, sabe? e isso me deixa muito confusa!!! não sei se sou lésbica por isso. por achar o corpo feminino mais bonito. apesar de já ter gostado de meninos(e apenas meninos) mas nunca ter vontade de ficar com eles, apesar de só enxergar um futuro com eles onde me encontro extremamente bem e satisfeita, assim como nunca tive vontade com mulheres.
então gostaria de saber, acreditam que minha cabeça possa estar me enganando? eu tenho tanto uma pira e um medo de ser lésbica, que estou fazendo minha própria cabeça? sei que homossexualidade compulsória não existe mas parece isso. espero que tenham entendido e por favor, me ajudem. T-T

A melhor resposta 17 DEZ 2022

Olá Heloi, bom dia. Seu desabafo traz tanta angústia, sinto em se sentir assim. Mas vamos por partes, primeiro que é importante você pensar em como nossa sociedade constrói homens, mulheres, desejos e prazes, e em torno disso se construiu muito peso, como se sexo (com homens ou mulheres), fosse algo ruim, sujo. Mas não, pelo contrário, sua sexualidade deve ser vivenciada de forma leve e prazerosa (e não me refiro apenas a orgasmo). Sua sexualidade é apenas sua, não transfira poder para terceiros dizerem se você é hétero ou homossexual, ou assexual. Isso é algo que através do autoconhecimento lhe possibilitará construir com mais leveza e aceitação do que você é. Se escute, se ouça e se possível procure um acompanhamento psicoterapeutico. Sua sexualidade é como outras áreas de sua vida: que seja saudável e que você esteja em paz com a sua essência.
Espero ter ajudado.
Forte abraço.

Maria Cristiane de Lima Silva Psicólogo em João Pessoa