Meu filho afirma ser pedófilo e pede ajuda

Feita por >Diego rocha · 24 abr 2020 Adolescência

Bom dia, eu tenho um problema com meu filho de 16 anos e ele está muito deprimido.Eu o vi agindo de forma estranha, tanto quanto eu o conheço, ele não é esse tipo de pessoa, ele é reservado a poucos amigos e muito pouco resta dele. quarto, mas desta vez está mais estranho do que o normal e ele nem sai de lá tenta falar com ele e ver o que ele tem, mas quando ele entrou eu o encontrei chorando, eu me aproximei dele para perguntar o que ele tinha e ele ficou em silêncio por um minuto e quando ele decidiu que me disse que ele tocou sexualmente um de seus primos e sua irmãzinha, fiquei alarmado e surpreso com o que acabei de ouvir, não sei como responder a essa revelação, ele me disse que isso foi há um tempo atrás e que ele se sentia mal desde então. Naqueles dias, ele apenas balançou a cabeça, mas me pediu para encontrar ajuda, ele disse que estava procurando por ele, recomendou esta página, mas como ele era menor de idade, não pôde publicar uma pergunta para ajudar sua condição, começou a chorar. d e novamente me perguntando repetidamente mentes por favor, procure ajuda .. Espero que eles possam me ajudar, meu filho me preocupa e eu não quero que ele siga um caminho horrível, já que em nossa família ou nas pessoas ao seu redor sempre há muitas crianças pequenas e ele tem medo de fazer coisas assim novamente ou exceder o limite. e faça algo pior a eles, por mais que eu e por favor aceitemos sua ajuda por favor.

A melhor resposta 26 ABR 2020

Olá Diego!
É indicado que seu filho inicie a psicoterapia o quanto antes.
Já que existe o sofrimento pode ser que não se trate de um caso de pedofilia, mas é de absoluta importância compreender o que motivou o comportamento, que inclusive pode ser decorrente de abuso sexual infantil.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

17 DEZ 2022

Olá Diego, bom dia. A pedófila é considerada uma doença, onde a pessoa não consegue controlar o que sente, mas é possível construir uma sexualidade mais saudável na qual as ações de seu filho não serão de agressão/violação de outros corpos. Para você tal revelação está sendo bastante dolorosa, mas você está fazendo o correto, pedindo ajuda! Sim, ele precisa de um acompanhamento psicoterapeutico. É possível fazer isso presencialmente ou online com sua autorização uma vez que ele ainda é menor de idade. Mas busque um profissional.
Espero ter ajudado.
Forte abraço.

Maria Cristiane de Lima Silva Psicólogo em João Pessoa

7 respostas

25 ABR 2020

Olá Pai! Obrigado por participar. Parabéns por estar atento ao que está acontecendo com seu filho. Como ele está pedindo socorro e é menor de dezoito anos, será importante, com urgência, você poder ter uma consulta com um psicólgo para elaborar a história do seu filho (se for conveniente e possível a mãe estar junto - será interessante) e traçar um plano para ajudá-lo, tanto em consultas com psicólogos, como em reorganização da rotina dele e da casa. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Atenciosamente (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.